conecte-se conosco


Pinga fogo

2ª Quinzena de Junho

Publicado

POR ZENE LAGACE

Filhos do Vizinho
As mulheres grávidas e que sempre sonharam ter seus bebês em Conceição da Barra, vivem o drama e a frustração de serem obrigadas a ter seus filhos em outros municípios, principalmente na cidade de São Mateus. Faz muitos anos que não funciona a maternidade do “pseudo-hospital” que supostamente serve com dignidade quem o procura para receber “soro ou encaminhamento” para outro lugar.

Do jeito que a coisa anda, vai ter muito “barrense de coração”, mas um bebê intermunicipal nascido na casa do vizinho.

O buraco
Foi aberta uma cratera na Avenida João Batista Crespo, no bairro Vitória. Uma foto foi tirada e enviada para o secretário de Obras solicitando providências. Um mês depois na cratera havia um sofá. Moral da história: espere sentado pelas providências…

Decisão
O ex-presidente da Câmara de São Mateus, vereador Carlos Alberto (PSB), disse na sessão do dia 25, que não é candidato a reeleição. Isso levantou a desconfiança de que prepara voos maiores para a sua carreira política em 2020. A Prefeitura começou a aparecer no seu campo de visão. Mas existe também a possibilidade de voo ainda maior para 2022…

Aprovação
O ex-presidente do Legislativo mateense, Carlos Alberto, teve suas contas aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES). É considerado pelos seus pares como um bom gestor do erário. Ele destacou a competência da equipe e dos colegas vereadores que contribuíram para que o trabalho fosse bem feito.

Emoção
Impactante e emocionante o depoimento da servidora pública e pedagoga, Solange Polito Areia Lodi, quando fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de São Mateus para falar sobre a Fibromialgia. Um relato que assustou a todos pela complexidade e gravidade da doença.

Na seca
Pais de alunos de uma escola municipal localizada na região dos quilômetros estão pedindo ao prefeito para adquirir ou conserte uma bomba que jogue água na caixa da escola, pois há duas semanas que os alunos não podem frequentar as aulas. Agora o prefeito só tem recursos para realizar festas e até os recursos para a água secou. E ele é especialista em dar água, principalmente em período eleitoral.

Gastos desnecessários?
Audiências públicas são necessárias e, em alguns casos, suas realizações são obrigadas por força de normas e diretrizes para respaldarem e dar visibilidade aos empreendimentos que de certa forma causam impactos à sociedade. A Câmara de Vereadores vai realizar mais uma, apesar dos responsáveis pela instalação do Petrocity em São Mateus terem realizadas três audiências com as comunidades diretamente impactadas. São importantes, mas nem sempre justificadas

Um fato: o prefeito Daniel Santana (PSDB) bateu o recorde de Indicações dos Vereadores não atendidas. Vai para o Guiness Book.

• Eleito o Conselho Municipal da Cultura. Falta cassar o prefeito para que a cultura tenha sobrevida em São Mateus.

• A seita partidária petista costuma dizer que tudo postado nas redes sociais falando da barbárie que eles fizeram com a economia do País, é fake. Aí é demais!

• Ainda existem muitos políticos que tem na mentira a sua doutrina. É como certos idosos que comem uma feijoada, mas tiram a foto de uma gelatina quando vão à nutricionista.

• O boato de que a aproximação do governo estadual como prefeito Daniel Santana seja real vem ganhando corpo nos meios políticos mateenses, principalmente para os especuladores. Já tem até bolsa de aposta. Pendendo para o mal (Daniel) e para o bem (sua cassação). Mas quem está próximo ao governo estadual
garante que isso tudo é especulação. A relação do governador como prefeito é apenas institucional.

• A empresa Qualimec recebeu Voto de Congratulação da Câmara de Vereadores pelos seus 25 anos de
fundação no município de São Mateus. O seu diretor-presidente Cássio Caldeira foi receber a homenagem.

• O historiador e administrador de empresa, Eliezer Nardoto, é pré-candidato a prefeito de São Mateus. O vereador Carlos Alberto (PSB) também pode colocar seu nome à disposição no próximo pleito eleitoral. A turma está se mexendo

Leia mais:  Pinga-Fogo
publicidade

Pinga fogo

1ª Quinzena de Janeiro

Publicado

Por Zene Lagace

Padre Pop, aprendiz de político

Religioso na política não é novidade, apesar do seu lugar ser nos púlpitos e altares dos templos de suas igrejas.

Em São Mateus um jovem padre parece ter sido picado pela mosca da política com um pouco da substância da celebridade. Ele costuma participar de eventos sócio-políticos em que emite opiniões sobre várias questões pertinentes a sociedade. Uma dessas suas participações aconteceu durante uma audiência pública sobre segurança pública, realizada pela Assembleia Legislativa. Ele fez crítica e destacou a insegurança que todos vivem.

O problema é que tempos depois subiu em um trio elétrico do prefeito para tecer elogios ao chefe do Executivo mateense, justamente quem patrocina toda a insegurança política e administrativa que vive o município e seu povo.

Agora surgiu comentário de bastidores dando conta que ele poderia estar engrossando as fileiras do prefeito Daniel Santana (PSDB) sendo, inclusive, cotado para compor de vice em sua chapa visando a reeleição do prefeito. Por enquanto, ao que parece, é só ensaio e não há confirmação dessa intenção por parte do padre. Amém!

===================================================================

Lugar comum

Não é de se estranhar um padre sobre o trio elétrico elogiando o prefeito. Um promotor de justiça subiu por várias vezes fazendo rasgados elogios ao prefeito, mesmo esse estando condenado e cassado pela Justiça Eleitoral (depois numa atitude nebulosa, foi inocentado em Brasília, pelo TSE). O promotor, inclusive, teria interesse em ser pré-candidato a vereador.

Estão podendo!

As nomeações da Prefeitura de São Mateus para alguns cargos comissionados nas instituições de cunho social que têm parceria com a municipalidade, vem recebendo pitaco de dois vereadores. Um tem um pé na base e outro no Grupo dos “5 e meio”. O outro (ou seria outra?) era da base do prefeito na Câmara e, tempos atrás, seu partido fez publicar uma declaração se dizendo afastado do governo municipal, tomando caminho e posicionamento independente. Agora, segundo denúncias, está indicando funcionário para ocupar cargos comissionados. Cabo eleitoral está caro e, dessa maneira sai, praticamente, de graça.

Porto dos sonhos

A impressão que se tem é que existe uma articulação, desde do tempo do governador Paulo Hartung, para o porto em águas mateense não saia do papel. O interesse seria apenas o fortalecimento de construção e funcionamento do Porto Central, no Sul do Estado e o da Imetame, na região de Aracruz. Em recente entrevista a uma rádio em Vitória, o presidente da Findes, Leonardo de Castro, ao ser perguntado por um ouvinte sobre o porto de São Mateus, deu a entender que não sai tão cedo. Ao que parece, atracar navio em São Mateus vai demorar e, por enquanto, aqui vai continuar somente atracando canoas e barcos no Sítio Histórico Porto de São Mateus, próximo ao centro da cidade.

Civilidade?

O brasileiro não desiste nunca de reclamar e, muito deles, ainda acredita que o que é público não tem dono. Basta ir às escolas ou repartições governamentais para perceber a falta de cuidado que se tem com os equipamentos públicos. Quebram torneiras, orelhões (por incrível que possa parecer, ainda existem) e, agora, os chuveiros públicos instalados na orla.

Em Vitória e Vila Velha, em um único final de semana destruíram vários desses chuveiros. Na capital, dos 27 instalados quebraram 17. Com esse vandalismo, a Prefeitura de Vitória, gasta cerca de 25 mil por mês para fazer a reposição e sua manutenção. Pode isso, Arnaldo?

Não é por acaso que ocupamos um dos últimos lugares em educação no ranking mundial das nações.

Maleta incendiária

E a história da fogueira que fizeram de uma mala abarrotada de dinheiro, no balneário de Guriri, é verdade? As “Bocas de Matildes” dão conta de que se trata de dinheiro de propina guardado para, no momento apropriado chegar as mãos de algum sortudo e privilegiado. É uma história que, por enquanto, pode ser apenas “estória”.

EM TEMPO

• Como funcionam as associações de moradores em São Mateus? Se existem, têm voz ativa junto à Prefeitura? Não seria a hora de fortalecê-las?

• No Espírito Santo, apesar do seu potencial turístico, ainda tem a mentalidade de explorar o turista e não o turismo. Os preços nos balneários do Norte, por exemplo, são abusivos, mesmo que os serviços oferecidos sejam sofríveis. Parece que empreendedorismo é apenas abrir boteco na orla. Atrativo para o turista e não somente para veranista não existe.

• Preparar uma avenida para facilitar a movimentação de trios elétricos é turismo? Se for, Guriri, balneário de São Mateus, está de parabéns.

• O que de relevante a atual administração pública de São Mateus realizou em benefício da população? O prefeito está colocando todos para dançar. O município dançou! Está deixando de receber recursos por ausência de projeto, exceto aqueles que sejam para realização de festas em que o prefeito, como empresário de eventos, tem total interesse em realiza-lo.

Leia mais:  2ª Quinzena de Agosto
Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo

Publicado

Paraíso e o Inferno

O balneário de Guriri, que é um bairro de São Mateus, já recebeu parte da maquiagem e das benfeitorias para receber os turistas. A Prefeitura investiu e investe recursos públicos para favorecer os negócios do prefeito festeiro e empresário da futilidade. Para quem vem passear e desfrutar das maravilhas do lugar só tem elogios, mas quem produz para o município e aqui passam os 365 dias do ano, só tem a lamentar a inversão de valores patrocinada pela insanidade do governante.

Enquanto alguns dançam e afrontam o povo mateense, a maioria que ama e trabalha pelo desenvolvimento da sua terra, amarga o desprezo de um prefeito que só tem feito mal ao município levando-o ladeira abaixo para o caos político-administrativo.

Passeio natalino

Papai Noel passou pela periferia de São Mateus distribuindo brinquedos para as crianças. O mau velhinho já começou a fazer política para as próximas eleições. O bom velhinho não sobe nesse trenó porque pode ser cassado pela justiça eleitoral. O mau pode fazer a festa político-eleitoral com um ano de antecipação sem ser incomodado.

Labaredas florestais

A levar em consideração o que o presidente Bolsonaro falou sobre o financiamento de ongs pelo ator Leonardo Di Caprio, que supostamente queimam a floresta, já tem um novo filme em andamento. Di Caprio fez “O Aviador” e agora deve fazer “O Incendiário”.

Barraco

Um guru do atual prefeito foi ao Hospital Roberto Silvares e, em vez de reconhecer que aquela unidade médica vem sendo sobrecarregada pela incompetência do seu chefe que não investe no atendimento básico e ambulatorial, passou a ofender funcionários. O que estranho a qualquer cidadão de bem é ainda não ter sido tomado nenhuma ação mais corretiva contra esse tipo de elemento que faz o que quer, diz o que quer inclusive com ofensas as autoridades. É caso de polícia e de justiça. Ou será que existem ainda cidadãos acima da lei?

EM TEMPO

• Assembleia Legislativa aprova reajuste de 3,5% para servidores. O impacto nas contas do governa será de R$ 198,3 milhões. Serão beneficiados os 92.997 servidores entre ativos, aposentados e pensionistas.

• No Brasil 1% da população concentra 28% da renda. Somos os segundo país mais desigual do mundo. O relatório é das Nações Unidas. Só perdemos para o Qatar. Aqui a elite diz para a plebe: Vai te “Qatar”.

Leia mais:  Pinga-Fogo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana