conecte-se conosco


Pinga fogo

2ª Quinzena de Junho

Publicado

POR ZENE LAGACE

Filhos do Vizinho
As mulheres grávidas e que sempre sonharam ter seus bebês em Conceição da Barra, vivem o drama e a frustração de serem obrigadas a ter seus filhos em outros municípios, principalmente na cidade de São Mateus. Faz muitos anos que não funciona a maternidade do “pseudo-hospital” que supostamente serve com dignidade quem o procura para receber “soro ou encaminhamento” para outro lugar.

Do jeito que a coisa anda, vai ter muito “barrense de coração”, mas um bebê intermunicipal nascido na casa do vizinho.

O buraco
Foi aberta uma cratera na Avenida João Batista Crespo, no bairro Vitória. Uma foto foi tirada e enviada para o secretário de Obras solicitando providências. Um mês depois na cratera havia um sofá. Moral da história: espere sentado pelas providências…

Decisão
O ex-presidente da Câmara de São Mateus, vereador Carlos Alberto (PSB), disse na sessão do dia 25, que não é candidato a reeleição. Isso levantou a desconfiança de que prepara voos maiores para a sua carreira política em 2020. A Prefeitura começou a aparecer no seu campo de visão. Mas existe também a possibilidade de voo ainda maior para 2022…

Aprovação
O ex-presidente do Legislativo mateense, Carlos Alberto, teve suas contas aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES). É considerado pelos seus pares como um bom gestor do erário. Ele destacou a competência da equipe e dos colegas vereadores que contribuíram para que o trabalho fosse bem feito.

Emoção
Impactante e emocionante o depoimento da servidora pública e pedagoga, Solange Polito Areia Lodi, quando fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de São Mateus para falar sobre a Fibromialgia. Um relato que assustou a todos pela complexidade e gravidade da doença.

Na seca
Pais de alunos de uma escola municipal localizada na região dos quilômetros estão pedindo ao prefeito para adquirir ou conserte uma bomba que jogue água na caixa da escola, pois há duas semanas que os alunos não podem frequentar as aulas. Agora o prefeito só tem recursos para realizar festas e até os recursos para a água secou. E ele é especialista em dar água, principalmente em período eleitoral.

Gastos desnecessários?
Audiências públicas são necessárias e, em alguns casos, suas realizações são obrigadas por força de normas e diretrizes para respaldarem e dar visibilidade aos empreendimentos que de certa forma causam impactos à sociedade. A Câmara de Vereadores vai realizar mais uma, apesar dos responsáveis pela instalação do Petrocity em São Mateus terem realizadas três audiências com as comunidades diretamente impactadas. São importantes, mas nem sempre justificadas

Um fato: o prefeito Daniel Santana (PSDB) bateu o recorde de Indicações dos Vereadores não atendidas. Vai para o Guiness Book.

• Eleito o Conselho Municipal da Cultura. Falta cassar o prefeito para que a cultura tenha sobrevida em São Mateus.

• A seita partidária petista costuma dizer que tudo postado nas redes sociais falando da barbárie que eles fizeram com a economia do País, é fake. Aí é demais!

• Ainda existem muitos políticos que tem na mentira a sua doutrina. É como certos idosos que comem uma feijoada, mas tiram a foto de uma gelatina quando vão à nutricionista.

• O boato de que a aproximação do governo estadual como prefeito Daniel Santana seja real vem ganhando corpo nos meios políticos mateenses, principalmente para os especuladores. Já tem até bolsa de aposta. Pendendo para o mal (Daniel) e para o bem (sua cassação). Mas quem está próximo ao governo estadual
garante que isso tudo é especulação. A relação do governador como prefeito é apenas institucional.

• A empresa Qualimec recebeu Voto de Congratulação da Câmara de Vereadores pelos seus 25 anos de
fundação no município de São Mateus. O seu diretor-presidente Cássio Caldeira foi receber a homenagem.

• O historiador e administrador de empresa, Eliezer Nardoto, é pré-candidato a prefeito de São Mateus. O vereador Carlos Alberto (PSB) também pode colocar seu nome à disposição no próximo pleito eleitoral. A turma está se mexendo

Leia mais:  2ª Quinzena de Agosto
publicidade

Pinga fogo

2ª Quinzena de Agosto

Publicado

Conversa requentada

A conversa que rola nos meios políticos e de “candinhas” espalhados pela cidade, é que o prefeito Daniel Santana (PSDB) deve ser afastado nos próximos 40 dias. Verdade ou não, o que se sabe é que essa conversa é antiga e ele está para ser defenestrado do poder desde sempre e “sempre” não acontece. O homem continua à frente do governo municipal fazendo suas festas, ganhando seu dinheiro, fazendo raiva ao mateense consciente e conduzindo o município ladeira abaixo. Tudo sob a assistência do Ministério Público de São Mateus e da Justiça Eleitoral que vêm e nada fazem.

Mas tudo pode acontecer e até ele cair em 30 de fevereiro…

 

História de Pescador.

Poderia ser também história de político… Mas a verdade é a seguinte: Um jornalista ouviu divertidas histórias de um médico sobre as pescarias do seu pai. Até um livro foi escrito pelo filho, falando das aventuras de pescador do seu progenitor. Mas o jornalista, ao ganhar o livro autografado foi alertado pelo autor que as histórias do seu pai eram coisas de pescador, sugerindo que ali havia muita mentira. Disse, entretanto que da metade do livro para frente conta as suas próprias histórias de pescarias. O jornalista, muito gozador, disse então: “Vou começar a ler o seu livro da metade para o final”.

Os Zés

Pelo que o escritor Maciel colocou em sua entrevista ao JN que o inusitado consegue fazer o candidato envolvido no contexto virar prefeito. Começou com Zé da Bosta e nos dias de hoje temos o Zé Enganador, Zé Ladrão, Zé Omisso, Zé Hilário, Zé Borboleta, Zé da Água e o Zé Mané. Pela ordem natural das coisas, o Zé Mané tem grande chance de vir a ser eleito prefeito de São Mateus.

Videntes

Ainda tem gente que resiste acreditar que o Petrocity vira realidade… Enquanto isso os que creem seguem o périplo de apresentação do projeto e das suas possibilidades de um grande salto de desenvolvimento para toda a região Norte, principalmente para o município de São Mateus.

Torre de Babel

Alguns políticos ainda acreditam ser os reizinhos de alguns bairros. Isso pelo simples fato de neles morarem ou ter seus cabos eleitorais ali residindo. Esquecem que tudo passa, inclusive a suposta majestade, perdendo a coroa, o cetro e o rumo.

Desfalcado Futebol Clube

O Grupo dos 6, composto por vereadores de oposição ao prefeito Daniel da Açaí, está desfalcado. Virou time de futsal, com apenas cinco vereadores. Sendo assim, vencer as partidas vai ficar difícil e o time do chefe do Executivo pode começar a ganhar as partidas disputadas no plenário da Câmara Municipal. O técnico Carlos Alberto (PSB) continua como líder do time?

EM TEMPO

• Cresce assustadoramente a “carteira” de pré-candidaturas a prefeito de São Mateus. O eleitor tem que saber administrá-las.

• Alias, começam a sair da hibernação os políticos que até aqui ficaram escondidos diante do caos que ajudaram a criar em São Mateus. Agora estão aparecendo como salvadores da pátria.

• O Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, foi eleito o melhor do país. A liderança é na categoria de terminais com capacidade de receber até 5 milhões de passageiros por ano. Na classificação geral, entre todos os aeroportos brasileiros, o terminal capixaba alcançou o segundo lugar.

• O Grupo dos 6, composto por vereadores de oposição ao prefeito Daniel da Açaí, está desfalcado. Virou time de futsal, com apenas cinco vereadores. Sendo assim, vencer as partidas vai ficar difícil e o time do chefe do Executivo pode começar a ganhar as partidas disputadas na Câmara Municipal. O técnico Carlos Alberto (PSB) continua como líder do time?

 

Leia mais:  2ª Quinzena de Agosto

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana