conecte-se conosco


Entretenimento

Alimentos que melhoram a memória

Alguns alimentos ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças. Saiba quais são eles e monte a dieta que alimenta sua memória

Publicado

Espinafre, brócolis e companhia

Guarde esta: as hortaliças de coloração verde-escura concentram um mix de substâncias parceiras do sistema nervoso, daí porque não podem faltar no cardápio ao longo de toda a vida. É só escolher sua preferida e caprichar na receita.

Mas vale ter em mente que o espinafre merece destaque. Ele fornece bastante luteína, que faz parte de uma família de pigmentos conhecida como carotenoides. Esse componente contribui (e muito!) para a saúde cerebral.

Em estudo com 60 pessoas, realizado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os maiores consumidores de luteína exibiam memória e raciocínio mais afiados. Os cientistas apostam suas fichas na alta capacidade antioxidante do composto. Combater o excesso de radicais livres é uma estratégia primordial para a cabeça, já que o estresse oxidativo abre as portas para danos aos neurônios e às perdas cognitivas.

E as benesses dos verdinhos não param por aí. Além do afamado espinafre, a couve, a rúcula e os brócolis oferecem ácido fólico, vitamina que resguarda a massa cinzenta e ajuda a reduzir o risco de demências. Ela também aparece em vários estudos por atuar em prol do DNA das células cerebrais.

A nutricionista Evie Mandelbaum, especialista em gerontologia de São Paulo, afirma que nunca é tarde para incluir esses ingredientes na rotina. “Mas quem tem uma história de alimentação saudável e exercícios físicos já conta com uma poupança para um envelhecimento bem-sucedido”, enfatiza.

Leia mais:  'Brota no Bailão': Bonner vira meme após entrevista com Túlio Gadelha

Os vegetais ficam ótimos em sucos, saladas, refogados e cozidos no vapor. Mas não deixe tempo demais no fogo. O calor excessivo pode reduzir o teor de compostos bacanas.

Abacate

“Abacateiro serás meu parceiro solitário nesse itinerário da leveza pelo ar.” Seja nos versos de Gilberto Gil, seja nas receitas doces ou salgadas, o fato é que o abacate deveria fazer parte do dia a dia. Apesar das calorias, a polpa cremosa é um concentrado de substâncias que, entre inúmeras funções, blindam a massa cinzenta.

“O fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios”, elenca o nutrólogo e cientista de alimentos Edson Credidio, que pesquisou o fruto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista.

A deliciosa consistência denuncia seu alto teor de gordura, que, diga-se, é das boas. Trata-se da monoinsaturada, que protege as artérias, garantindo ótimo fluxo sanguíneo inclusive para o cérebro. Um estudo americano aponta uma ligação desse tipo gorduroso com a melhor funcionalidade de uma área na cuca que tem papel crucial na concentração e no aprendizado.

Leia mais:  Zeca Camargo deixa a Globo e apresentadores estão na berlinda

A conclusão é que o nutriente aperfeiçoa as conexões entre os neurônios presentes na chamada rede de atenção dorsal do cérebro. Só não rola exagerar.

Suco de uva

Encha seu copo com suco de uva roxa integral e faça um brinde: vida longa aos polifenóis! São esses os compostos responsáveis pela fama da bebida. Em Porto Alegre, um experimento realizado com 35 idosas comprovou que o consumo diário de 400 mililitros melhora a função cognitiva.

“Os polifenóis penetram a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, e inibem danos ligados ao excesso de radicais livres”, conta a biomédica Caroline Dani, do Centro Universitário Metodista IPA e uma das autoras da pesquisa.

Não bastasse, eles promovem um aumento nos níveis de BDNF, proteína que estimula novas conexões entre as redes de neurônios, bem como a renovação dessas células.

Apesar de a fruta em si conter as aclamadas substâncias, a bebida concentra maior quantidade, pois nela há polpa, casca e semente. E não se esqueça: tem que ser suco 100% integral, combinado?

publicidade

Entretenimento

Maquiador detona Danielle Winits após ela defender Felipe Neto e usar termo racista: “Falida”

Publicado

“Se não suportam o sucesso e a grandeza alheia, que amarguem suas fraquezas lidando com a Justiça”, escreveu Danielle

Após Antônia Fontenelle envolver os irmãos Neto em crime de pedofilia, a atriz Danielle Winits resolveu sair em defesa do youtuber Felipe Neto, e deixou um comentário, a favor do rapaz:

“Venceremos todos esses pseudo influenciadores, pseudo jornalistas, pseudo humanos, pseudo qualquer coisa que eles/elas se auto-intitulam, no intuito de denegrir os grandes como você, Felipe. Se não suportam o sucesso e a grandeza alheia, que amarguem suas fraquezas lidando com a Justiça”, escreveu Danielle.

Porém, o comentário da atriz não pegou nada bem, já que ela acabou utilizando o termo racista ‘denegrir’ em sua fala.

O maquiador Augustin Fernandez deixou um comentário detonando Danielle

“Falou a pseudo atriz, falida, que finge gravidez em voos domésticos pra ter preferência no embarque. Nem R$ 40 pra comprar uma poltrona preferencial, né minha filha? Volta pro museu”, escreveu Agustin.

Que babado!

Leia mais:  Fóssil revela tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro que viveu na Amazônia
Continue lendo

Entretenimento

Ex-candidata do Miss Bumbum perde braço após acidente de moto

Publicado

A família de Suellen de Araújo de Nóbrega pretende fazer uma campanha para arrecadar fundos para conseguir uma prótese

A ex-candidata do concurso Miss Bumbum 2018, Suellen de Araújo Nóbrega, sofreu um acidente de moto nesta semana. Segundo o responsável pelo concurso, a modelo perdeu o braço esquerdo, além de sofrer lesões na perna. 

Suellen está internada em um hospital de Patos, na Paraíba, desde o acidente, na última terça-feira (16). Ela já passou por uma cirurgia na perna e terá de se submeter a uma outra operação no braço.

Ex-candidata ao Miss Bumbum sofre acidente gravíssimo de moto e ...A organização do concurso informou que há previsão que a modelo tenha alta neste fim de semana. O comunicado divulgado afirma que “ela está se recuperando bem, na medida do possível, e conta com apoio de profissionais, amigos e familiares na questão psicológica devido a amputação de parte do braço esquerdo”.

Ainda de acordo com a nota, a modelo está precisando de doações de sangue. A família de Suellen pretende fazer uma campanha para arrecadar fundos para conseguir uma prótese para a modelo. 

Leia mais:  Globo demite mais de 100 funcionários e clima é tenso, diz site
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana