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Mundo Cristão

Artigo: A influência da religião na sociedade

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A religião sempre esteve ligada ao ser humano, podemos dizer que está praticamente inerente ao mesmo. É criação humana, surge como primeira tentativa de explicar o mundo.  O homem, ao se deparar com o mundo, se indaga sobre a sua existência, a partir do despertar e construção da sua consciência e, desta forma ao se confrontar com o mistério do mundo, encontra neste, uma sacralidade. Seu relacionamento com a natureza é direto, é sua fonte imediata de sobrevivência e de perigo. A própria vida e morte são grande mistério, então, o homem primitivo passa a ressignificar o processo da vida através das perspectivas religiosas, e é isto que lhe dá sentido e direção.

Basicamente, todas as grandes civilizações se estruturaram ao redor de sofisticados elementos religiosos. A civilização egípcia, por exemplo, tinha toda a vida social, econômica, cultural e arquitetônica moldada pela religião. Podemos dizer que a engenharia e arquitetura do antigo Egito foram desenvolvidas em decorrência da religião, que se torna um elemento agregador e solidificador da sociedade. Bernardi e Castilho, no texto, A Religiosidade como Elemento do Desenvolvimento Humano, afirmam que, “o desenvolvimento local é um processo que envolve as mais diferentes dimensões do ser humano e da sociedade onde ele está inserido. Essas dimensões podem ser: sociais, econômicas, culturais, artísticas, religiosas, etc.”

Assim foi com várias outras civilizações que tiveram seu início e desenvolvimento impulsionado pelo elemento religioso. Os Hebreus se agregam ao redor da construção do relacionamento com Deus, agregam sentido à sua história, a partir da ressignificação do seu passado, e assim constroem seu futuro. Seu sistema de leis, o esforço de engenharia e de arquitetura para construção do templo, tudo impulsionado pela sua concepção religiosa. E mais que isto, o sistema agregador da religião permitiu ao Judeu sobreviver como povo mesmo nos extensos momentos em que ele não tinha uma pátria, mesmo quando sofreu uma perseguição que buscava eliminá-los.

Na fundação do cristianismo, o mundo sofre um impacto bastante significativo, passando no decorrer da história a ser uma religião mundial. É através do dele que temos a valorização do indivíduo, iniciando-se a construção do conceito de dignidade humana. Com a queda do império romano, é através do cristianismo que se mantêm os principais pilares da civilização ocidental, seja material ou intelectualmente. No período da Idade Média, os mosteiros são fontes do reservatório cultural e intelectual da sociedade, e é por meio da teologia que surgem os primeiros centros acadêmicos que virão a tornar-se as universidades na Europa.

Os primeiros centros de assistência social para enfermos, nascem da caridade cristã, ou seja, hospitais para aqueles que não poderiam pagar pela assistência médica, talvez o SUS seja uma ideia que nasce do conceito de caridade que está presente nas religiões. As principais concepções éticas nascem dos preceitos religiosos, de forma geral podemos afirmar que a grande maioria das religiões possui um código de ética que fundamentalmente valoriza o respeito ao próximo, conforme podemos perceber no alinhamento das declarações de grandes líderes e livros religiosos. Jesus: “Faça aos outros o que você quer que façam a você; Rabi Hillel: “Não faça ao seu vizinho o que você odeia”; Confúcio: “Não faça aos outros o que você não quer que façam com você”; Alcorão: “Não trate seu irmão de uma maneira que você mesmo não queira ser tratado; Mahabarta: “Não faça ao outro o que você não gostaria que fizessem a você, esta é a parte principal da lei”.

Por mais que se apregoe o fim das religiões, o mundo moderno é herança dos sistemas religiosos e ainda está impregnado de religiosidade. É preciso reconhecer a dívida que temos com toda a estrutura religiosa que a humanidade construiu. Claro que não podemos esquecer das críticas de Max, Freud e Nietzsche, não se pode negar que durante o decorrer da história os sistemas religiosos capturados pelas estruturas de poder usaram dela para justificar guerras e perseguições, esconder isto seria correr o risco de cometer os mesmos erros. Por isto, devemos compreender que precisamos nos atentar para o uso que o poder faz da religião. É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.

 

Autor: Roberto Rohregger é teólogo e mestre em Bioética. Professor da área de Humanidades do curso de Teologia do Centro Universitário Internacional Uninter.

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Astronauta cristão leva Bíblia para missão na estação espacial

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Victor Glover é o primeiro astronauta afro-americano e como cristão, carrega sua Bíblia por onde vai, incluindo a missão na Estação Espacial Internacional (EEI), onde chegou através da cápsula Resilience do SpaceX Crew Dragon.

Além da Palavra de Deus, ele também levou taças da comunhão, para Santa Ceia. Ele também espera poder acessar os programas religiosos do espaço, fazendo a conexão pela internet.

Junto com Victor há mais três tripulantes a bordo do primeiro veículo espacial comercial desenvolvido e certificado pela NASA e pela Federal Aviation Administration, que transporta astronautas até a órbita baixa da Terra e volta. Os tripulantes ficarão até a primavera na estação espacial.

O homem de 44 anos, disse em uma entrevista por vídeo ao jornal Christian Chronicle, que além de ler sua Bíblia e orar ele também se programou para assistir os serviços virtuais e também fazer doações virtuais.

A viagem de Victor ao espaço

Na segunda-feira, Glover tuitou pela primeira vez a bordo do Resilience, um pouco antes das 13h. Ele escreveu:

“Vai Crew Dragon, Vai Resilience!!! Muito obrigado às equipes da @NASA e @SpaceX por nos manter seguros durante a viagem. Próxima parada, @Space_Station”, escreveu ele, anexando as fotos da decolagem.

É a primeira viagem espacial de Victor, antes ele servia como piloto de porta-aviões F/A-18 da Marinha, e voou em várias missões de combate no Iraque. Ele também foi assessor legislativo do falecido senador americano John McCain, que também foi um aviador naval.

Glover é casado com Dionna, sua esposa, há 18 anos, eles têm quatro filhos. “Antes de ir e até mesmo entrar em um avião para embarcar em um vôo, faço uma oração e sempre penso em minha família”, disse Glover durante sua entrevista.

Os ideais do astronauta cristão

Na roupa que Glouver usou para dar a entrevista em vídeo, aparecia o reverendo Martin Luther King Jr., a poetisa Maya Angelou, a ativista dos direitos civis Rosa Parks, o educador George Washington Carver e o famoso boxeador Mohammad Ali. Todos eram líderes cristãos afro-americanos do passado, com exceção de Ali.

“Deus realmente não precisa se preocupar com meu patriotismo, mas eu sou um americano e fomos abençoados por ter nascido na América”, disse Glover no vídeo. “Todos nós devemos entender … o legado do qual todos fazemos parte. Acho que temos trabalho a fazer em termos de garantir que uma história completa e que seja contada”.

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Mais cristãos praticantes estão se desligando da igreja durante a pandemia, revela pesquisa

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A pandemia COVID-19 acelerou o declínio na frequência à igreja, mesmo entre os frequentadores regulares, mostra uma pesquisa recente.

Cerca de um em cada cinco frequentadores da igreja (22% adultos que frequentam as igrejas, 19% cristãos praticantes) disse que nunca compareceu a um culto durante a pandemia, seja pessoalmente ou online, descobriu a Barna Research. Antes da pandemia, todos os cristãos praticantes e a maioria dos adultos que frequentam as igrejas relataram ter frequentado a igreja pelo menos uma vez nos últimos seis meses.

“De maneira geral nos dados, estamos vendo que há um declínio no envolvimento da igreja durante a pandemia da COVID-19”, disse o diretor de pesquisas publicadas de Barna, Savannah Kimberlin, ao The Christian Post.

Parte da queda na frequência pode vir de pessoas mais velhas, que se sentem menos confortáveis ​​com atividades online, não se envolvendo com a igreja, mas a maioria vem de outra coisa, acredita Kimberlin. A queda na frequência da igreja segue um padrão de diminuição da frequência que começou em 2008.

“Quando olhamos para o envolvimento geral da igreja, houve um declínio lento nos últimos 10 anos”, disse ela. “Por volta de 2008, 2009 e 2010, uma tendência de queda começou, algo mudou em nosso país. A tendência tem sido de queda desde então.”

A pandemia aumentou essa tendência, disse ela.

“É quase como se a interrupção se multiplicasse da noite para o dia. Cinco anos de interrupção aconteceram ao longo de cinco meses”, disse Kimberlin.

A pesquisa entrevistou 1.302 adultos americanos em setembro. A Barna Research classificou os adultos em três grupos: cristãos praticantes que demonstraram sua fé passada com forte frequência à igreja, adultos que frequentam a igreja às vezes e adultos sem igreja que geralmente não frequentam a igreja.

Entre todos os adultos dos EUA, 53% disseram que nunca frequentaram a igreja pessoalmente ou digitalmente durante a pandemia. Apenas 19% compareciam semanalmente. Cerca de 73% dos cristãos praticantes e 60% dos adultos que frequentam as igrejas disseram que frequentaram a igreja pelo menos uma vez por mês durante a pandemia.

Antes da COVID-19 chegar aos Estados Unidos no início deste ano, todos os cristãos praticantes e 80% dos adultos que frequentam as igrejas disseram que frequentaram a igreja pelo menos no último mês.

A pesquisa observou que, embora muitos cristãos tenham dito que não “frequentavam” a igreja, seja pessoalmente ou digitalmente, alguns dos mesmos entrevistados relataram que “assistiram a um serviço religioso online”. Na verdade, 53% dos “desistentes”, ou adultos da igreja que disseram não ter frequentado a igreja de nenhuma forma, disseram que assistiam online.

No geral, 18% dos cristãos praticantes e 26% dos adultos que frequentam a igreja disseram que “assistiram” a um serviço religioso online.

A participação pessoal parece dividir a presença e a observação, disse Kimberlin.

“Muitas pessoas disseram que assistiram à igreja, mas nunca assistiram a um culto digitalmente. Não é o contrário”, disse ela. “O que decidimos é que realmente tudo se resume a engajamento. Você está consumindo um serviço passivamente ou está se sentindo conectado à sua comunidade? Você se sente presente e investido como um congregante?”

A pesquisa descobriu que, sem a experiência de estar com outros crentes, muitos cristãos não participam das ações físicas de adoração. Quando os cristãos praticantes assistem à igreja em casa, apenas 40% cantam junto com a adoração, 64% oram com os líderes e 42% assistem ao lado de sua família. Para os cristãos que não estão comprometidos, os números são ainda mais baixos, descobriu Barna.

Oito em cada 10 cristãos que vão à igreja disseram que experimentar Deus ao lado de outros na igreja era muito importante para eles, observou Kimberlin. A diminuição da participação na igreja começa com a diminuição da frequência, acrescentou ela.

Não está claro qual será o futuro da Igreja americana após COVID-19, disse Kimberlin. Muitos cristãos deixaram a igreja, mas alguns incrédulos ficaram mais interessados ​​em Deus.

“Teremos que esperar e ver se as pessoas que se afastaram da igreja voltarão”, disse ela. “Uma coisa que sabemos com certeza é que vamos ter que reconquistar algumas pessoas.”

Desde março, bloqueios em todo o país forçaram empresas e igrejas a fecharem suas portas em resposta ao novo coronavírus. Embora algumas regras tenham sido flexibilizadas ao longo dos meses, as autoridades de saúde relataram outra onda de infecções, levando alguns estados a impor mais restrições , incluindo limitar ou proibir a adoração em locais fechados.

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