conecte-se conosco


Cidades

Associação de moradores promove festa do bairro mais populoso de Vitória

Publicado

Jardim Camburi está comemorando 54 anos de fundação

Vitória – Do correspondente

O bairro de Jardim Camburi é o mais populoso da capital capixaba com uma população em torno de 70 mil habitantes e nesta sexta-feira (28) a Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi (Amojac) estará realizando a festa de 54 anos de existência. Na oportunidade, a associação também vai comemorar seus quatro anos de fundação.

De acordo com o presidente, Jair Teixeira Filho, o bairro não é só o mais populoso, mas um dos mais agradáveis para se viver, pois “tem todos os serviços que uma cidade pode oferecer aos seus habitantes”. Além disso, o bairro desperta grande interesse pelos pré-candidatos em época de eleições, até porque tem um colégio eleitoral de 35 mil eleitores.

A festa comemorativa do aniversário de Jardim Camburi e da Amojac, será realizada na Praça Mário Elias da Silva com início às 19 horas com a apresentação da Banda da Polícia Militar. Além disso, haverá roda de samba, exposição de artesanato e também o lançamento de um selo comemorativo do evento. No entorno também vai ter a presença de trailer de food truck.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi avisa que a associação estará arrecadando roupas e alimentos não perecíveis para serem doados à instituições que trabalham com pessoas carentes.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Meio Ambiente emite primeira licença ambiental em 24 horas
publicidade

Cidades

Nova Venécia tem novo caso suspeito de coronavírus

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia está monitorando um novo caso suspeito de coronavírus (Covid-19) no município. O paciente já vinha sendo acompanhando pelo Gabinete de Monitoramento após fazer uma viagem ao Rio de Janeiro.

O homem começou a apresentar sintomas gripais, febre e diarreia. Ele foi atendido no hospital São Marcos e de lá encaminhado para o hospital Roberto Silvares, em São Mateus. O paciente segue sendo acompanhado conforme os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) até que os resultados dos exames sejam confirmados.

Visualização da imagem

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia lembra mais uma vez que quem apresentar sintomas como febre, falta de ar, tosse ou coriza, associados a aspectos epidemiológicos como histórico de viagem, procure a unidade de saúde mais próxima, preferencialmente após as 13h. O município também disponibiliza o número (27) 3772 6873 para tirar dúvidas.

As recomendações são para que as pessoas fiquem em casa, evitem aglomerações, viagens e mantenham hábitos de higiene como lavar constantemente as mãos.

Aulas permanecem suspensas

As aulas nas escolas de Nova Venécia permanecem suspensas até o próximo dia 30 de abril, de acordo com o decreto Nº 15.109, de 03 de abril, emitido pela Prefeitura na última sexta-feira (03).

O decreto diz que as medidas são para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19, na área da educação do município de Nova Venécia. A decisão segue a mesma linha do Governo do Estado, que anunciou no mesmo dia a prorrogação da suspensão das atividades nas escolas estaduais.

Leia mais:  Vila Velha reduz em 12% número de acidentes de trânsito com vítimas fatais
Continue lendo

Cidades

Confira a lista do comércio que já pode abrir durante a pandemia

Publicado

Em meio à quarentena por conta do Novo Coronavírus, as atividades que estão liberadas para continuar em funcionamento devem seguir algumas restrições

O governo do Espírito Santo divulgou quais estabelecimentos poderão abrir e quais ainda continuarão fechados durante o período de quarentena, por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Atividades industriais e de serviços essenciais não estão proibidas de funcionar. Já barbearias, salões de beleza e clínicas de estética, que chegaram a ser proibidas de funcionar por alguns municípios, podem funcionar, desde que respeitem normas de higiene.

Você ainda está na dúvida do que pode ou não abrir neste período? O Folha Vitória preparou uma lista com atividades e as restrições impostas pelo governo. Confira:

Supermercados

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) emitiu uma nota orientando que os estabelecimentos fiquem atentos às determinações dos governos municipais, estadual e federal e implantem em suas lojas alternativas e soluções para combater o avanço do Coronavírus.

Alguns municípios, como Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória, já adotaram normas em relação aos horários de funcionamento e restrições de número de pessoas. Na Grande Vitória, alguns supermercados aderiram ao horário especial para o atendimento de idosos.

Transcol

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que está trabalhando com 100% da frota de ônibus disponível nos horários de pico. A companhia orienta os usuários a observar a lotação das cadeiras nos ônibus e, caso os assentos já estejam ocupados, a recomendação é aguardar o próximo coletivo para evitar a superlotação.

Comércios

Renato Casagrande, anunciou que prorrogou o decreto de fechamento do comércio no estado até o dia 12 de abril, quando a medida passará por uma nova avaliação. Os estabelecimentos que prestam serviços essenciais continuam autorizados a funcionar normalmente.

No entanto, alguns comércios que estão fechados poderão reabrir as portas já a partir da próxima segunda-feira (6). É o caso de lojas de materiais de construção, de serviços automotivos e lojas que vendem chocolates.

Materiais de construção e serviços automotivos – o funcionamento será de 10h às 16h

Lojas de chocolate – devido ao delicioso feriado de Páscoa as lojas poderão funcionar, exceto as que funcionam dentro de shoppings.

Restaurantes – que funcionam às margens das rodovias estaduais e federais estão autorizados a funcionar a qualquer hora. No entanto nas áreas urbanas, os restaurantes devem continuar obedecendo o decreto estadual que limita o seu funcionamento até as 16 horas.

Escolas

O Governo do Espírito Santo decidiu manter a suspensão das aulas ou de qualquer atividade pedagógica presencial das escolas pelo menos até o dia 30 deste mês. A medida vale tanto para as unidades públicas de ensino — estadual e municipal — quanto para as particulares.

O governador, no entanto, frisou que, na terça-feira (07) será lançado um programa de atividades pedagógicas a distância, que começará a ser utilizado no dia seguinte

Bancos

As agências bancárias só estão atendendo casos restritos. Em casos gerais, os clientes serão transferidos para atendimento em caixas eletrônicos ou para que realizem as transações on-line.

Shopping centers

Continuam fechados. Segundo Casagrande, o decreto agora é válido até o dia 12 de abril.

Feiras livres

As feiras livres voltaram a ser liberadas pela Prefeitura de Vitória e Cariacica, demais municípios também estão com feiras em funcionamento. No entanto, feirantes e clientes devem usar máscaras de proteção fácil (industrializadas ou fabricação caseira) para frequentar os locais e mantendo o distanciamento das barracas e aglomerações, além disso, pias foram instaladas para a higienização das mãos.

FIQUE DE OLHO:

FUNCIONAM SEM RESTRIÇÃO

Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

FUNCIONAM DAS 10H ÀS 16H:

Loja de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores e restaurantes em áreas urbanas.

NÃO FUNCIONAM

Estabelecimentos comerciais; escolas; universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de show; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte e parques públicos.

 

Leia mais:  Estadualização do HGL é destaque do Integração ES-Linhares

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana