conecte-se conosco


Internacional

Astronauta Christina Koch fica 288 dias no espaço e bate recorde

Publicado

Norte-americana supera a ex-comandante da Estação Espacial Internacional Peggy Whitson e deve ampliar a marca feminina para mais de 300 dias

A astronauta Christina Koch se tornou a mulher que permaneceu mais tempo no espaço neste sábado (28). A norte-americana chegou a 288 dias a bordo da Estação Espacial Internacional.

Christina bateu a marca da também norte-americana Peggy Whitson, que foi a primeira mulher comandante da Estação Espacial. No Twitter, a astronauta aposentada escreveu que “recordes são feitos para serem quebrados” e deu os parabéns pelo feito.

A previsão da Nasa é que Christina retorne para a Terra na primeira semana de fevereiro de 2020. Se não ocorrer mudanças no cronograma, o novo recorde de permanência de uma mulher no espaço deverá ser 328 dias.

Christina entrou para a história em outubro deste ano ao participar da primeira caminhada espacial composta apenas por mulheres. A missão foi realizada ao lado da astronauta Jessica Meir.

Leia mais:  Sem internações, Laos anuncia vitória sobre a covid-19
publicidade

Internacional

Em meio à pandemia de covid-19, UE alerta sobre surto de gripe aviária

Publicado

Doença é altamente contagiosa entre pássaros e pode ser transmitida ao homem ao manipular aves mortas contaminadas; pode levar à morte

Os Países da União Europeia devem intensificar a vigilância contra possíveis surtos de gripe aviária entre aves selvagens e domésticas, disse a UE nesta quarta-feira (30).

A doença é altamente contagiosa para pássaros, mas os riscos de transmissão para humanos são considerados baixos, afirmaram como agências de saúde e alimentos da UE em um relatório publicado enquanto o continente enfrenta um novo pico de alterações pelo novo coronavírus.

“Os países da UE estão sendo instados a intensificar como medidas de vigilância e biossegurança para se proteger contra dois novos surtos de gripe aviária este ano”, disse o relatório.

O alerta segue-se a surtos nos últimos meses entre aves selvagens e domésticas no oeste da Rússia e no Cazaquistão, que estão na rota de migração de outono para aves aquáticas selvagens rumo à Europa.

A transmissão para humanos é rara, mas já ocorreu no passado e pode levar à morte.

“O risco de transmissão do vírus da gripe aviária ao público em geral na Europa permanece muito baixo”, acrescentou o relatório.

“No entanto, para minimizar o risco de transmissão aos humanos, as pessoas são aconselhadas a não tocar em aves mortas sem usar o equipamento de proteção individual adequado.”

Leia mais:  Mundo tem 1 milhão de casos de coronavírus, diz universidade
Continue lendo

Internacional

Covid-19: produzir vacina pode levar meio milhão de tubarões à morte

Publicado

Óleo natural feito do fígado desses animais é usado como adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, fortalecendo a resposta imunológica

Cerca de meio milhão de tubarões podem ser abatidos em meio aos esforços para produzir uma vacina contra a covid-19, de acordo com especialistas em vida selvagem. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os tubarões são caçados para a fabricação do esqualeno, um óleo natural feito no fígado dos animais. O ingrediente é usado como um adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, criando uma resposta imunológica mais forte. Ele está presente em algumas das candidatas à vacina contra a covid-19, segundo o jornal.

Se uma dessas vacinas for usada em todo o mundo, o grupo conservacionista Shark Allies acredita que cerca de 250 mil tubarões precisarão ser abatidos para fornecer uma dose para cada pessoa.

Como muitas vacinas que estã sendo desenvolvidas contra a covid-19 exigem duas doses, isso significa que cerca de 500 mil tubarões precisariam ser abatidos para a produção desses imunizantes, de acordo com cálculos do grupo conservacionista sediado na Califórnia.

Leia mais:  Primeiro-ministro do Japão renuncia ao cargo por problema de saúde
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana