conecte-se conosco


São Mateus

Bairros estão abandonados pela Prefeitura

Publicado

Os moradores de vários bairros da cidade de São Mateus estão cansados de reivindicarem benfeitorias da municipalidade e ouvir promessas não cumpridas. Os bairros Airton Senna e Caiçaras, por exemplo, sofrem com os alagamentos de suas ruas com qualquer chuva, por menor que seja. Além disso, não há fiscalização da Prefeitura relacionada a notificar os proprietários de lotes tomados pelo mato e servindo como depósito de lixo e entulho.

Outro problema são as fossas que em período de chuva, transbordam e os moradores são obrigados a contratar empresa para fazer o trabalho de esgotamento, acarretando despesas que nem todos têm condições de arcar. “Pagamos IPTU e não temos nenhum serviço da prefeitura”, reclama um dos moradores ouvidos pelo JN.

Existe, nos moradores, um sentimento de abandono pelo poder público. Pensam em fazer um movimento coletivo para pressionar a Prefeitura e os vereadores para que tomem uma posição. Reclamam das ruas alagadas, cheias de lama e também da bandidagem que tomou conta dos bairros da cidade sob os olhares complacentes da municipalidade e das autoridades competentes.

“Nossos filhos e até nós mesmos quando saímos de casa somos obrigados a levar roupa para trocar no trabalho porque a gente chega todo sujo de lama”, diz revoltado um morador. “Até os nossos carros estão sendo destruídos usando as ruas desses bairros, cheias de buracos e lama”, completa.

Procurada para falar sobre essa situação, a Prefeitura de São Mateus não responde a nenhum questionamento

Leia mais:  Câmara coordena frente pelo Centro Portuário e comissões vão ouvir secretários sobre PDM

publicidade

São Mateus

Partido Verde São Mateus em luto por falecimento de Marlusse Pestana Daher

Publicado

O Partido Verde de São Mateus, lamenta a perda de uma das suas primeiras filiadas e militante partidária e se une em luto com familiares e amigos da Ilustríssima Senhora, Dra. Marlusse Pestana Daher, que neste dia conclui com maestria sua história de vida, com a certeza do grande ser humano que ela foi para nós, do Partido Verde, e por onde passou. Exercia a função de Secretária de Assuntos Jurídicos na atual Executiva Municipal do Partido Verde de São Mateus. #Protagonista em sua existência terrestre. Deixa seu exemplo de atuação na política como #ex-Vereadora, #ex-Presidente da Câmara Municipal de São Mateus e militante partidária. Na carreira profissional como #professora, #advogada, #defensora e #promotora #pública. Não podemos deixar de registrar o seu #amor e grande contribuição #literária, incentivou e fundou algumas #academias e #organizações de #Letras no Espírito Santo, sendo uma delas a Academia Mateense de Letras – #AMALETRAS, onde era a atual presidente. Dessa forma proporciona a todos nós um legado do melhor que se pode ser. Nós estamos de LUTO, mas cheios de #orgulho e #gratidão pela oportunidade de conhecer a energia dessa mulher que tanto contribuiu por passou.

Manifestamos os nossos mais profundos e sinceros sentimentos de solidariedade. Saudades Eternas!

Leia mais:  Legislativo institui ‘Setembro Amarelo’ em São Mateus para Prevenção Contra o Suicídio
Continue lendo

São Mateus

Prefeitura de São Mateus leva aos bairros o Projeto Consultório na Rua para a prevenção ao coronavírus

Publicado

As pessoas atendidas reclamam do atendimento artificial e da falta de higienização das tendas, apesar dos recursos do governo federal repassados à Prefeitura para investir na prevenção do Covid 19

Já está funcionando o Projeto Consultório na Rua, da Prefeitura de São Mateus com equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrendo os bairros do município e fazendo abordagens clínicas em pessoas em situação de rua. Quando os profissionais constatam a necessidade de atendimento clínico com um médico ou outro profissional da Saúde, tomam todas as medidas para evoluir no atendimento.

A equipe conta com enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. “O Consultório na Rua oferta todos os serviços da Rede de Saúde. Havendo necessidade, nossos profissionais da Saúde também podem fazer parcerias com a Secretaria de Assistência Social do Município” – afirmou o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Luis Follador.

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Problemas e questionamentos

Algumas pessoas atendidas no bairro de Guriri, por exemplo, reclamam do atendimento superficial e até da cadeira em que o paciente deve se sentar, cujo estado é de sujeira, demonstrando pouco cuidado com a higienização do local.

A outra questão levantada por alguns pacientes atendidos é sobre os recursos destinados pelo Governo Federal para as atividades e aquisição de materiais de prevenção ao novo coronavírus. “Muito dinheiro para não ser usado. Será que o prefeito vai destiná-lo para as próximas festas?”, questionou um morador de Guriri.

Uma outra situação que não está diretamente ligada ao projeto, é o atendimento das ambulâncias adquiridas, porém sem um médico ou paramédico quando é chamada para a remoção de um paciente. Chega apenas com o motorista e os parentes e amigos é quem deve ajudar a conduzir o paciente para a ambulância.

Essa situação não é somente em São Mateus que acontece, até porque a Central de Ambulância de Linhares também pratica esse “serviço”.

Leia mais:  População acha estranho prefeito decretar estado de emergência em São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana