conecte-se conosco


Cidades

Chamada Pública 2020: veja onde há oferta de Tempo Integral

Publicado

Para 2020, o Governo do Estado ofertará a Educação de Tempo Integral em 28 escolas, sendo dez delas com carga horária de nove horas e meia, 15 com carga horária de sete horas e integrada ao curso técnico e três escolas rurais, com carga horária de 9h30. A oferta de vagas está sendo feita por meio da Chamada Pública 2020 nas 448 escolas Estaduais e que segue até o dia 26 de novembro com o período destinado à rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual. Dentre as novidades, portanto, está a implantação de novos modelos como o Tempo Integral Rural e o Tempo Integral integrado ao Curso Técnico. Além disso, um segundo modelo de Tempo Integral, com carga horária de sete horas diárias, também será colocado em prática.

O secretário Vitor de Angelo disse que a ampliação do número de matrículas no Tempo Integral é uma meta do governo e também fez parte das premissas dos Planos Nacional e Estadual de Educação. “Assumimos o Governo com o percentual de matrículas nessa modalidade que não perfazia nem 8% do total, fazendo com que no 5º ano de vigência da meta, ou seja, metade do tempo, não tenha sido atingido a metade do objetivo final”, ponderou.

Nas unidades em que forem oferecidos o Curso Integral integrado ao Curso Técnico, com carga horária de sete horas, também será possível o funcionamento do turno parcial no período matutino. O mesmo ocorrerá nas unidades onde serão ofertados o Tempo Integral com a carga horária de nove horas e meia, na medida que haverá a possibilidade de funcionamento da Educação para Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.

Os Centros Estaduais Integrados de Educação Rural já ofertavam há muitos anos Educação em Tempo Integral. No entanto, não foram considerados como escolas com oferta de Tempo Integral e, portanto, não foram contemplados com melhorias e atenção da equipe de coordenação do Tempo Integral. Por isso, a partir de 2020, as unidades farão parte da oferta de Tempo Integral da Rede Estadual de Educação no modelo de carga horária de nove horas e meia.

Integral Integrado ao Técnico

Um dos destaques do anúncio desta quinta, segundo o secretário, é a oferta do Tempo Integral integrado ao Curso Técnico. “Hoje temos somente uma escola que oferta o técnico, em Anchieta. Vamos expandir essa oferta para atender um número maior de alunos que tenham o interesse de sair do Ensino Médio já com qualificação técnica”, garantiu. Serão 17 novas escolas para esta modalidade de ensino. Além das 15 unidades de sete horas, temos Baixo Guandu e Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, que também ofertarão.

Dedicação exclusiva

Priorizando a equidade da Rede Estadual de Educação e entendendo que o investimento deve ser equânime em todas as escolas, os recursos investidos atualmente na remuneração dos professores das atuais escolas em Tempo Integral, pela dedicação exclusiva, serão transferidos, de forma a garantir que não só as escolas de tipologia I (de maior porte), como todas as que ofertam Integral, sejam contemplados com equipe gestora composta por diretor, coordenador pedagógico e coordenador administrativo, financeiro e de secretaria; e que também permite que os diretores que hoje trabalham mais de 25h tenham a possibilidade de extensão de sua carga horária até 40h.

Os professores permanecerão no modelo integral no turno que oferta Educação em Tempo Integral. Para aqueles que possuírem dois vínculos, totalizando 50h, não será mais necessária a desconsideração de um dos vínculos, sendo possível a extensão da carga horária restante em outro turno ou escola.

A Sedu esclarece que o número de vagas abertas por unidade de ensino, as modalidades dos cursos técnicos e outros detalhamentos serão divulgados assim que for definida a data da chamada pública 2020.

Como ficará em 2020

– 64 Escolas de Tempo Integral, sendo 46 com carga horária de nove horas e meia, das quais 03 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de nove horas e meia); 15 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de sete horas); 03 de Tempo Integral Rural (carga horária de nove horas e meia), e previsão de oferta de 11.450 novas vagas pela oferta de Tempo Integral em 34 municípios;

– Além das Escolas de Tempo Integral, as de Tempo Parcial com Tipologia I (de maior porte), terão Equipe Gestora, composta por: um diretor e as funções gratificadas de coordenador Pedagógico, coordenador Administrativo, de Secretaria e Financeiro;

– Para os alunos que optarem pela modalidade de Ensino Médio integral Integrado ao curso técnico, com a carga horária de sete horas diárias, a permanência na unidade de ensino será de 13h às 20h, com duas refeições. Os que optarem pelo Tempo Integral com a carga horária de nove horas e meia, a permanência na unidade será 7h30 às 17h com três refeições;

– O diretor com um vínculo que trabalhar em mais de um turno terá a extensão da sua carga horária para 40h. A extensão também vale para os que atuam nas escolas de tempo parcial.

Implantação das Escolas em tempo Integral

– 2015: 1 escola

– 2016: 4 escolas

– 2017: 12 escolas

– 2018: 15 escolas

– 2019: 4 escolas

– 2020: 28 escolas

 

Leia mais:  4ª edição gastronômica e maior beiju do mundo em Itaúnas

Relação de novas Escolas que passam a ofertar Tempo Integral em 2020:

NOME DA ESCOLA MUNICÍPIO
OFERTA 2020
CARGA HORÁRIA FUNDAMENTAL II ENSINO MÉDIO ENSINO TÉCNICO
CEIER DE ÁGUIA BRANCA ÁGUIA BRANCA 9H30MIN SIM SIM SIM
EEEFM DR JONES DOS SANTOS NEVES BAIXO GUANDU 9H30MIN SIM
CEIER DE BOA ESPERANÇA BOA ESPERANÇA 9H30MIN SIM SIM SIM
EEEFM ÁLVARO CASTELO BREJETUBA 9H30MIN SIM
EEEFM AGOSTINHO SIMONATO CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM 7H00MIN SIM SIM
EEEFM ARY PARREIRAS CARIACICA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM SATURNINO RANGEL MAURO CARIACICA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM THEODOMIRO RIBEIRO COELHO CARIACICA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM LIONS CLUB DE COLATINA COLATINA 9H30MIN SIM SIM
EEEFM PROF.ª CAROLINA PICHLER COLATINA 9H30MIN SIM
EEEFM LYRA RIBEIRO SANTOS GUARAPARI 9H30MIN SIM SIM
EEEM DR SILVA MELLO GUARAPARI 7H00MIN SIM SIM
EEEFM PROFESSORA ANTONIETA BANHOS FERNANDES LINHARES 7H00MIN SIM SIM
EEEFM JOB PIMENTEL MANTENÓPOLIS 9H30MIN SIM
EEEFFM PIO XII SÃO MATEUS 9H30MIN SIM
EEEF JONES JOSÉ DO NASCIMENTO SERRA 9H30MIN SIM
EEEFM CLÓVIS BORGES MIGUEL SERRA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM DOM JOÃO BATISTA DA MOTTA E ALBUQUERQUE SERRA 9H30MIN SIM
EEEFM RÔMULO CASTELLO SERRA 7H00MIN SIM SIM
EEEM PROFESSORA HILDA MIRANDA SERRA 7H00MIN SIM SIM
EEEF DOMINGOS PERIM VENDA NOVA DO IMIGRANTE 9H30MIN SIM
EEEFM NELSON VIEIRA PIMENTEL VIANA 7H00MIN SIM SIM
CEIER DE VILA PAVÃO VILA PAVÃO 9H30MIN SIM SIM SIM
EEEFM FLORENTINO ÁVIDOS VILA VELHA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM PROFESSOR GERALDO COSTA ALVES VILA VELHA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM SÍLVIO ROCIO VILA VELHA 7H00MIN SIM SIM
EEEFM MAJOR ALFREDO PEDRO RABAYOLLI VITÓRIA 7H00MIN SIM SIM
EEEM GOMES CARDIM VITÓRIA 7H00MIN SIM SIM
Leia mais:  Estado inaugura quadra poliesportiva e faz entrega equipamentos em Alfredo Chaves

publicidade

Cidades

Treinamento de livro que já inspirou mais de 4 milhões de pessoas chega ao Estado

Publicado

Aumentar a produtividade, engajar a equipe e construir uma carreira de sucesso são algumas prioridades para quem deseja destaque na profissão e, consequentemente, melhores ganhos e reconhecimento. As técnicas para chegar a esses objetivos – contidas no livro “O Monge e Executivo”, que já vendeu mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo – serão ministradas pela primeira vez no Estado. Será no próximo dia 30, no auditório da FDV, em Vitória.

O administrador e mestre em Finanças, Neder Izaac, é o embaixador e único autorizado pelo autor James C. Hunter a realizar o treinamento no Brasil e já percorreu vários estados levando as técnicas consagradas do livro voltadas para empresários, comerciantes, religiosos, executivos, diretores, gerentes, coordenadores e professores, além de agentes públicos como deputados, prefeitos, secretários, vereadores e assessores. “Todos os profissionais que cuidam de equipes ou lideram pessoas podem participar. Focamos na liderança servidora, que ensina que a mudança deve começar por quem está à frente da equipe. Ele precisa entender e saber engajar o grupo, principalmente através do exemplo, da inspiração”, adianta Izaac.

Quais os hábitos que diminuem as chances de procrastinação? Como influenciar positivamente a equipe? Quais as referências dos grandes líderes mundiais e o que eles fazem para conquistar seguidores? Como mover pessoas que apresentam baixa performance no trabalho? Como desenhar ações concretas para você e sua equipe? Esses são alguns dos questionamentos que serão respondidos no evento.

Os interessados podem fazer inscrições e buscar mais informações no endereço: workshop.omongeeoexecutivo.com/ES. Ou ainda pelos telefones (27) 3183-6500 e (27) 99901-0145; Whatsapp (27) 99901-0151 e e-mails: comercial@institutoconhecer.org.br e atendimento@institutoconhecer.org.br. O Workshop é uma realização do Instituto Conhecer e Máxima Eventos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Workshop O Monge e o Executivo
Dia 30/11 – Sábado
Local: Auditório da FDV, em Vitória
07h30 – Início do credenciamento
08h00 – Abertura oficial do evento
08h20 – Tema 1: Como construir o fundamento da liderança conectando e engajando melhor com as pessoas e com sua própria essência
10h00 – Intervalo para o café
10h20 – Tema 2: Conheça a mente dos grandes líderes e como eles conquistam seguidores fazendo aquilo que todos acham que seria impossível fazer
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Tema 3: Revelamos os quatro comportamentos que você precisa adquirir para ser reconhecido como um grande líder
14h30 – Tema 4: As pessoas de sucesso deste século serão aquelas que conseguirão ter foco
16h30 – Intervalo para o café
17h00 – Tema 5: Esteja pronto para desenhar ações concretas para você e sua equipe
18h20 – Tema 6: Os maiores líderes serão lembrados não pelo seu crachá mas pelo que fizeram pelos outros – construa seu legado
19h30 – Encerramento do evento

Leia mais:  Estado inaugura quadra poliesportiva e faz entrega equipamentos em Alfredo Chaves
Continue lendo

Cidades

SIC 2019: 48 cafés capixabas são selecionados para o Coffee of the Year

Publicado

Cafeicultores do Espírito Santo participam em peso do concurso Coffee of the Year (COY), realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC). Dos 180 melhores cafés que concorrem à premiação, 48 são capixabas.

O Estado vai apresentar no evento a qualidade e a produtividade da cafeicultura capixaba. Cafés de três Indicações Geográficas (IG) estarão na SIC 2019.  Foram selecionadas 18 amostras do Café do Caparaó, 11 dos Cafés das Montanhas e 19 do Conilon Capixaba para concorrer, com amostras de todo o Brasil, à maior premiação da cafeicultura nacional.

O Espírito Santo é o atual bicampeão brasileiro, tanto na categoria arábica quanto na categoria conilon. Em 2018, entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) levadas por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica foram do Espírito Santo. Os capixabas conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias: Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon. Este ano, novamente, os cafeicultores capixabas já selecionaram seus melhores cafés para concorrer à premiação.

Sobre o COY

A premiação Coffee of the Year (COY) elege os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais. Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as 180 melhores amostras participam das mesas de cupping durante o evento e são provadas por compradores nacionais e internacionais. Destas amostras, as 15 melhores classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público (10 amostras de arábica e 5 de canéfora). A revelação e premiação da amostra mais votada acontece no último dia do evento no auditório principal e com a presença dos visitantes.

O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil. A revelação e premiação do melhor café do ano é aberta ao público e conta com tradução simultânea.

#ESNASIC2019

A SIC 2049 será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Espírito Santo terá um estande com 160 metros quadrados no evento. O local contará com três cafeterias, uma para cada origem de café. Desta forma, os participantes poderão saborear a bebida, apreciar os sabores e conferir a qualidade da produção cem por cento capixaba. Haverá, ainda, espaço para degustação, com orientações técnicas a respeito das características sensoriais de cada café (cupping).

Mais de 300 cafeicultores capixabas devem participar da SIC 2019. Oitenta deles são de três cooperativas: Cafesul, Cooabriel e Coopeavi. Na ocasião, os produtores capixabas poderão comercializar seus produtos com compradores do mundo inteiro, num espaço reservado exclusivamente para as negociações.

Diversas instituições se uniram para compor a comitiva capixaba presente no evento: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Sistema OCB/ES, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação e negócios e empreendedorismo.

Saiba mais sobre a SIC 2019 no site https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/ 

Leia mais:  Marcos Garcia leva secretário estadual de Assistência Social para apresentar investimentos para Linhares
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana