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Moda e Beleza

Como fazer skincare? Aproveite a quarentena para cuidar da pele

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Confira um manual básico para quem quer aprender a usar o tempo do isolamento social para começar a tratar da beleza do rosto

Começar uma rotina de skincare é simples. De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para se ter uma ideia do que é primordial para a saúde e beleza da pele é necessário lembrar da pirâmide de tratamento, cuja base é a hidratação e a fotoproteção, além de higienização. “O ideal é que a rotina seja dividida em cuidados diurnos e noturnos”, afirma a dermatologista.

Pela Manhã: A ordem é limpar, tonificar, hidratar e fotoproteger. “A pele deve ser lavada com movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando bem em todas as áreas, principalmente a região da zona T, que é a região mais oleosa”, explica a médica.

Cuidado com o sabão na região da linha interciliar para evitar qualquer tipo de blefarite ou conjuntivite. “Deixar com que esse sabonete, gel de limpeza ou loção de limpeza, dependendo do tipo de pele, permaneça por um minuto e depois retirá-lo com água”, explica a dra. Claudia.

Em geral, é indicada a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e, no caso das oleosas, o sabonete líquido com ácido salicílico pode ser usado.

“Na sequência, as loções tônicas devem ser aplicadas com algodão por 
toda a extensão do rosto e pescoço. Esse tônico regula (equilibra) o pH,
 pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e 
calmante, dependendo do ativo da formulação”, diz o dermatologista Dr. 
Abdo Salomão Jr. Espere a pele secar e parta para a próxima etapa

“Na sequência, as loções tônicas devem ser aplicadas com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Esse tônico regula (equilibra) o pH, pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e calmante, dependendo do ativo da formulação”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. Espere a pele secar e parta para a próxima etapa.

Por fim, em uma rotina que dura menos de 10 minutos, assim que a pele absorver o hidratante e não estiver “melada”, é hora de proteger com o uso do filtro solar. “Essa é uma das etapas mais importantes e nós sempre temos que tomar cuidado com essa aplicação.No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente e pode mesclar baixo e alto peso molecular (Hyaxel e DSH CN). Fique de olho nas texturas: “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz o dr. Abdo.

Para a hidratação, você pode ir direto para o creme, aplicando algo semelhante ao tamanho de um grão de ervilha no rosto. Mas se você preferir, pode usar um sérum antes: ele tem ativos concentrados que podem trazer uma série de benefícios. “É importante reforçar nosso sistema antioxidante com o uso tópico de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico”, explica a médica.

Por fim, em uma rotina que dura menos de 10 minutos, assim que a pele absorver o hidratante e não estiver “melada”, é hora de proteger com o uso do filtro solar. “Essa é uma das etapas mais importantes e nós sempre temos que tomar cuidado com essa aplicação.

As recomendações mundiais pelos consensos tanto brasileiros de fotoproteção quanto pelos guidelines internacionais é que se use dois miligramas por centímetro quadrado, mais ou menos uma colherzinha de café. “Eu tenho que passar o filtro solar até que essa camada generosa cubra toda a área e eu tenha aquela sensação de que existe um conforto e uma cobertura homogênea”, diz a médica. Esse fotoprotetor deve ter FPS de no mínimo 30 e ser reaplicado a cada quatro horas mesmo dentro de casa! Feito isso, parabéns, você cuidou da sua pele pela manhã.

À noite: Por mais que você não use maquiagem, você precisa retirar o protetor solar da pele. Então, à noite, limpe a pele do rosto e repita o ritual de limpeza da manhã, massageando e deixando o produto na pele antes de retirá-lo. Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão, é possível usar também, duas vezes por semana, um esfoliante que garante uma textura mais suave e também facilita a absorção dos ativos de tratamento que vem a seguir.

No rosto, tonifique e hidrate para fechar a rotina de cuidados, mas é necessário enfatizar: consulte um dermatologista, que vai indicar também fórmulas recomendadas às alterações de pele que você precisa tratar. “Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras do turn-over celular e antioxidantes para máximo efeito antiaging”, finaliza a dermatologista dra. Claudia Marçal

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Influenciadora revela como faz para esconder celulite nas fotos e choca

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Danae Mercer conta como é fácil parecer “perfeita” em fotos. Blogueira fitness lutou contra distúrbios alimentares e incentiva seguidores a se aceitarem

Com quase 800 mil seguidores no Instagram, a influenciadora fitness Danae Mercer (@danaemercer) decidiu revelar o segredo por trás das suas fotos perfeitas. Ela, que mora em Dubai, fez uma série de posts explicando como é fácil forjar um “corpo dos sonhos” usando um bom aplicativo de edição, além do ângulo e iluminação certos nas fotos.

'Insta vs realidade - ou vamos falar de iluminação. Porque essa é a principal diferença nessas fotos. Em uma delas, meu bumbum está deliberadamente angulado nas sombras. A luz mais suave esconde minha celulite e suaviza a maioria das minhas estrias (...) No outro, estou apenas agachada casualmente ao lado do espelho, meus quadris e coxas estão à luz do sol', explicou Danae 

“Insta vs realidade – ou vamos falar de iluminação. Porque essa é a principal diferença nessas fotos. Em uma delas, meu bumbum está deliberadamente angulado nas sombras. A luz mais suave esconde minha celulite e suaviza a maioria das minhas estrias (…) No outro, estou apenas agachada casualmente ao lado do espelho, meus quadris e coxas estão à luz do sol”, explicou Danae.

A influenciadora travou uma longa batalha contra os distúrbios alimentares e, através das postagens, tenta incentivar outras pessoas a amarem seus corpos como eles são 

A influenciadora travou uma longa batalha contra os distúrbios alimentares e, através das postagens, tenta incentivar outras pessoas a amarem seus corpos como eles são.

Danae conta que frequentemente recebe mensagens das suas seguidoras que dizem ter vergonha de usar shorts, biquíni ou roupas que mostram suas celulites e estrias 

Danae conta que frequentemente recebe mensagens das suas seguidoras que dizem ter vergonha de usar shorts, biquíni ou roupas que mostram suas celulites e estrias.

'Vamos normalizar isso. Vamos compartilhar as partes de nós que são fortes e ferozes, e as partes de nós que são mais suaves, cruas e humanas. Uma mulher me enviou uma mensagem hoje dizendo que comprou seu primeiro biquíni. Ela sempre pensou que era muito 'imperfeita' para usar um. Mas hoje ela percebeu o contrário. Aquela garota foi às compras', conta 

“Vamos normalizar isso. Vamos compartilhar as partes de nós que são fortes e ferozes, e as partes de nós que são mais suaves, cruas e humanas. Uma mulher me enviou uma mensagem hoje dizendo que comprou seu primeiro biquíni. Ela sempre pensou que era muito ‘imperfeita’ para usar um. Mas hoje ela percebeu o contrário. Aquela garota foi às compras”, conta .

'Você ajuda muitas mulheres com essas palavras, inclusive eu. Obrigada!!', comentou uma das seguidoras 'É sobre aprender a ter cuidado. E para ver a internet com um olhar crítico - especialmente quando há dinheiro envolvido', chamou a atenção em outro post 

“É sobre aprender a ter cuidado. E para ver a internet com um olhar crítico – especialmente quando há dinheiro envolvido”, chamou a atenção em outro post.

'Você nasceu para ser real, não para ser perfeito', diz a mensagem desenhada nas costas de Danae Veja também: Blogueira mostra realidade por trás de fotos editadas e choca a web

“Você nasceu para ser real, não para ser perfeito”, diz a mensagem desenhada nas costas de Danae.

 

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Covid-19 cansa a beleza: crise no setor força salões a se reinventarem

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Nove em cada dez empresas do ramo de beleza afirmam ter perdido faturamento por causa das medidas de isolamento social

Segundo um dito popular, não existe crise para as atividades que alimentam vícios e cultivam vaidades. Ao menos no caso do negócio que atende à aparência e à autoestima, a sabedoria do senso comum terá que ser refeita por causa da pandemia da covid-19.

Nove de cada dez micro e pequenas empresas que prestam serviço para beleza, como salões, barbearias, ateliês e estúdios de maquiagem, afirmam ter perdido faturamento por causa das medidas de isolamento social. A perda média do faturamento foi de 57%. Conforme enquete, 62% das micro e pequenas empresas do segmento de beleza descrevem que interromperam o funcionamento temporariamente e 5% encerraram em definitivo.

Os dados são descritos na 3ª edição da pesquisa sobre o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, feita pelo Sebrae via internet entre 30 de abril e 5 de maio. As atividades do segmento de beleza são feitas essencialmente de forma presencial, que foram proibidas em muitas cidades enquanto o vírus da covid-19 circula.

Apesar do impacto na ampla maioria dos estabelecimentos, apenas 4% assinala ter feito demissões, isso porque o recrutamento da mão-de-obra no segmento não implica em vínculo empregatício – é feito principalmente por meio de contrato de parceria, conforme previsto na Lei 13.352/2016.

Não se sabe, no entanto, quantos parceiros que estavam ocupados no corte e pintura de cabelos, manicure e pedicure, e depilação tiveram que recorrer ao auxílio emergencial do governo federal.

Os efeitos no faturamento também podem estar subestimados. Uma grande parte do serviço é prestada por empreendimentos na informalidade. “Uma vez em Paraisópolis [zona sul de São Paulo] contou-se 8 mil portas de serviço beleza”, lembra Andrezza Torres, analista de Competitividade do Sebrae.

Problema de caixa e aluguel

A inatividade do setor trouxe dificuldades de caixa para microempreendedores que têm negócio formal, como Denílton Delfino, dono de um pequeno salão há três na Asa Norte, em Brasília (DF).

“Estamos há mais de 100 dias nessa situação, e eu não tive resposta [de renegociação] dos fornecedores [de produtos usados no salão] e nem do dono do imóvel [onde fica o estabelecimento]”, reclama o empresário que atendia até sete pessoas por hora aos sábados – dia de maior movimento.

Um pouco mais de sorte teve a empresária Marina Portela, dona de um ateliê de beleza no bairro de Petrópolis, em Natal (RN). Ela conseguiu renegociar por duas vezes o custo do aluguel, e teve uma baixa de 30% com esse gasto. Seu negócio reabriu as portas no último dia 1º. A volta à atividade traz algum alívio para Portela. Ela sabe que não poderá ter o mesmo volume de atendimento e parte dos serviços que presta está parado como o de maquiagens para eventos, como casamentos, pois continuam as restrições às aglomerações.

Para diminuir os impactos negativos do novo coronavírus, a empresária conta que cortou gastos no dia a dia e teve que “reinventar”. Vendeu voucher (vale) para atendimento futuro de clientes, orientou parceiras que trabalhavam exclusivamente com maquiagem a se prepararem para outras atividades do ateliê, e fez busca ativa de clientes. “Liguei para todo mundo e usei as redes sociais para avisar da reabertura”.

De acordo com Andrezza Torres, do Sebrae, a reinvenção tem sido notada em vários relatos de microempresários. Segundo ela, alguns salões estão ensinando aos clientes a cuidarem e pintarem o cabelo em casa, “com a tonalidade certa”, por meio de teleconferências, outros estabelecimentos revendem produtos e orientam a aplicação. “Alguns salões conhecem seus clientes e sabem que descolorante, xampu, condicionador ou creme precisam”, salienta.

Salão de beleza: novos custos e biossegurança

Além de não poder retomar em 100% os atendimentos, os salões de beleza terão novos custos – como a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para os parceiros, álcool em gel, e a aquisição de tapetes sanitizantes e até termômetros a laser.

Para ajudar a retomada segura das atividades, o Sebrae produziu uma lista de orientações de biossegurança para o segmento de beleza. Há dicas desde o “agendamento consciente”, para evitar aglomerações, até o cuidado com higienização para proteger a saúde de quem trabalha no estabelecimento e dos clientes que vão cuidar da aparência e da autoestima.

Todo o segmento da beleza no Brasil, que inclui os salões, lojas, indústria de produtos cosméticos, tem cerca de 1,2 milhão de empresas formais e 4 milhões de pessoas ocupadas – não necessariamente empregadas com carteira de trabalho.

Em 2018, apenas a indústria de cosméticos, perfumaria e higiene faturou R$ 109 bilhões no Brasil, o que coloca o país no quatro lugar no consumo global. Nesse caso, a vaidade é uma virtude.

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