conecte-se conosco


Cidades

Detran|ES disponibiliza credencial de estacionamento de idoso on-line

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) começa a oferecer mais um serviço de forma on-line a partir desta segunda-feira (09). Os condutores com mais de 60 anos de idade poderão solicitar e emitir, no mesmo dia, a credencial de estacionamento no site do órgão e de forma gratuita.

Os interessados deverão acessar o site www.detran.es.gov.br, na área de “Habilitação”, e preencher o requerimento com os dados solicitados, que constam na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após a validação do sistema a credencial poderá ser emitida direto no site. A credencial vem com um QR Code de validação que comprova a veracidade do documento e pode ser consultado pelo agente de trânsito. Os veículos estacionados nas vagas reservadas deverão exibir a credencial sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que esse é mais um serviço on-line entregue pelo programa Detran 100% Digital para facilitar o acesso aos serviços do Detran|ES. “Desburocratizamos mais esse processo, que tinha que ser feito nas unidades presencialmente e demorava até dez dias para que o condutor recebesse a sua credencial. Agora, o documento pode ser solicitado e emitido na hora no nosso site, sem a necessidade de sair de casa e dispensando o envio e arquivamento de papel”, explica Givaldo Vieira.

Para solicitar a credencial de estacionamento regulamentado para idoso no Detran|ES é necessário ter mais de 60 anos de idade e ter a habilitação registrada em municípios do Estado que não tenham o trânsito municipalizado.

Trânsito municipalizado

Conforme estabelece a Resolução 303/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre as vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas, a credencial será emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do município de domicílio da pessoa idosa a ser credenciada e, caso o município ainda não esteja integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, a credencial será expedida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do Estado.

Nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Guarapari e São Gabriel da Palha, onde o trânsito é municipalizado, a credencial de estacionamento para idosos continua a ser emitida pelo órgão de trânsito do município e os interessados deverão procurar a prefeitura.

Leia mais:  Seger realiza primeira edição de leilão totalmente on-line
publicidade

Cidades

Sebrae e Ministério da Economia encerram, em julho, o primeiro ciclo do InovAtiva 2020

Publicado

Evento será realizado pela primeira vez de modo online. O segundo ciclo do ano já está com inscrições abertas

O Sebrae e o Ministério da Economia realizam nos dias 18, 25, 26 e 27 de julho, o InovAtiva Experience, evento que encerrará o primeiro ciclo de 2020 do InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Criada em 2013, a iniciativa já atendeu mais de mil empresas de inovação em 10 ciclos. Nesta edição, o InovAtiva Experience está sendo realizado de modo online. O programa, do qual o Sebrae faz parte desde 2016, oferece aos empreendedores mentorias, capacitações e conexão com o mercado.

O momento final do Ciclo de Aceleração é o resultado da união de todos os players do ecossistema de inovação. Esse é um momento repleto de oportunidades para conexões entre parceiros, mentores, investidores e grandes empresas de todo o país. A temática do InovAtiva Experience 2020.1 será: “O Futuro é Agora!”.

Serão aceleradas neste primeiro ciclo um total de 136 startups, envolvendo a mobilização de mentores do programa, especialistas voluntários, investidores dos mais variados fundos, palestrantes, representantes de grandes empresas, além de líderes de comunidade. A abertura acontece no dia 18, com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa.

No sábado seguinte (25), acontecerão as mentorias coletivas com painéis interativos entre os participantes. No mesmo dia, haverá uma discussão sobre investimento e uma roda de conversa com empresa unicórnio. O domingo (26) terá atividades de comunidades e, na segunda-feira (27), será realizado o Demoday. Ao longo do último dia do evento, as startups farão suas apresentações e a banca de investidores fará a seleção das startups destaque do ciclo.

“Esse é o primeiro ciclo e já estamos com inscrições abertas para o segundo, que ocorrerá no segundo semestre”, explica Arthur Coelho, analista de Inovação do Sebrae. Startups interessadas em se inscrever devem acessar www.inovativabrasil.com.br

Leia mais:  Pagamento de indenização em Minas e no Espírito Santo chega a R$ 2,5 bilhões
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Vila Velha disponibiliza formação continuada online a 130 pedagogos

Publicado

Pedagogos da Rede de Ensino Fundamental de Vila Velha estão tendo mais uma oportunidade para se qualificar. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando, desde o último dia 17, um curso de formação continuada sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para 130 profissionais. Os encontros acontecem de forma online, seguindo as recomendações de isolamento social das autoridades de saúde.

 “Dessa forma, garantimos um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade, e atualizado de acordo com os parâmetros nacionais, sem perder de vista as especificidades locais”, afirma a coordenadora do setor de Ensino Fundamental da Semed, Marise Soares.

As inscrições para a formação continuada foram realizadas entre os dias 08 e 16 de junho. A carga horária total do curso será de 40h, dividida em 5 módulos (3 horas de estudos teóricos e 5h de atividades escritas, por módulo).

Leia mais:  Palestras promovem capacitação de empresários e empreendedores no ES
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana