conecte-se conosco


Moda e Beleza

Drenagem linfática: principais benefícios e como é realizada

Publicado

Crédito da imagem: columbiaintegratedhealth.com

Saiba como funciona a drenagem linfática e tire suas principais dúvidas sobre o tema

Ah, as massagens… apesar de serem muito famosas por seu potencial relaxante, nem todo mundo imagina que existem massagens que podem ter um verdadeiro efeito terapêutico.

Esse é o caso da drenagem linfática, que pode ser uma grande aliada para promover o sucesso de uma cirurgia plástica.

No artigo de hoje, vamos conferir os principais benefícios da drenagem linfática e como essa técnica de massagem é realizada.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

 

Entendendo mais sobre a drenagem e o sistema linfático

Para compreender as grandes vantagens da drenagem linfática, é importantíssimo saber um pouquinho mais sobre o sistema linfático.

Considerado um sistema capaz de promover a circulação do organismo (em conjunto com a circulação das veias e artérias), o sistema linfático movimenta a linfa pelos vasos – que é uma substância viscosa e amarelada.

Rica em componentes como proteínas, células mortas, micro-organismos e toxinas, a linfa é responsável por várias trocas metabólicas que ocorrem entre as células.

É ela que garante o transporte dos produtos metabólicos das células até os linfonodos, deixando o organismo limpo e protegido.

Como os linfonodos se tratam de importantes peças dentro do sistema imune, eles são capazes de identificar partículas estranhas e fazer a proteção do organismo.

Por esse motivo, assim que a linfa é filtrada, já é redirecionada aos linfonodos, eliminando as substâncias tóxicas ou que estejam em excesso.

 

Mas como funciona a drenagem linfática, afinal?

Agora que compreendemos como funciona o sistema linfático, fica mais fácil entender a ação e os benefícios da drenagem.

Assim, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que conta com movimentos de estimulação do sistema linfático, fazendo com que o conteúdo acumulado seja retirado das células.

Com a sua realização, o metabolismo corre de maneira mais rápida e efetiva, dando fim aos inchaços e inflamações.

Como substâncias tóxicas e em excesso são mais facilmente removidas, é normal que o corpo fica mais relaxado e com melhor circulação – contribuindo para toda a qualidade de vida do paciente.

Por esse motivo, a drenagem linfática tem mostrado resultados positivos após vários procedimentos estéticos, sendo componente do pós-operatório de várias cirurgias plásticas.

 

Leia mais:  Natal na moda! Veja looks incríveis e cheios de trends para a ceia

Benefícios da drenagem linfática

As vantagens da drenagem linfática são inúmeras e não é à toa que essa técnica vem sendo cada vez mais difundida.

Como principais benefícios podemos citar:

  • Melhora da circulação do corpo e do fluxo sanguíneo;
  • Redução da retenção de líquidos – e consequente diminuição do inchaço;
  • Alívio das dores e aumento do bem-estar;
  • Aceleração do processo de cicatrização;
  • Eliminação de edemas, hematomas e marcas (principalmente advindas de cirurgias);
  • Redução de fibroses e tratamento do seroma – condições que podem ocorrer após cirurgias plásticas;
  • E aumento da nutrição celular, sendo benéfico para todas as células e processos do corpo.

 

Como esse tipo de massagem é feito?

Cada região do corpo irá requerer um tipo específico de movimento – considerando sempre a localização dos linfonodos dentro do organismo.

Na barriga, por exemplo, os movimentos serão direcionados para a virilha, estimulando a movimentação da linfa para os linfonodos. Nos braços, a técnica é direcionada para as axilas, enquanto nas pernas os movimentos seguem para a virilha ou área posterior do joelho.

Os movimentos podem ser realizados de maneira manual e com pressão, mas sendo leves. Também é possível contar com a ajuda de equipamentos (como rolamentos), mas tudo irá depender das técnicas de cada profissional.

 

Quantas sessões são necessárias?

Tudo depende do tratamento requerido pela paciente.

Por esse motivo, é indicado buscar um profissional responsável para analisar o seu caso e propor um tratamento condizente com sua condição.

Dentre os profissionais mais indicados, recomenda-se buscar um fisioterapeuta ou massoterapeuta especialista em drenagem linfática.

Dentro da fisioterapia, encontramos uma especialidade conhecida como “fisioterapia dermatofuncional”, que acaba sendo bem eficiente para tais abordagens. Aproveite!

 

Para quais cirurgias plásticas a drenagem linfática é indicada?

Como a drenagem linfática é ótima para reduzir a retenção de líquidos, aliviar as dores e melhorar a circulação, é comum que seja indicada para várias cirurgias plásticas.

Dentre todas as indicações,  pacientes de cirurgias como abdominoplastia e lipoaspiração são os que mais aproveitam as vantagens. 

Isso ocorre pois nesses procedimentos pode ocorrer muito edema, o que é melhorado de maneira significativa com a drenagem – trazendo bem-estar para a paciente que está em processo de recuperação.

Para somar ainda mais pontos positivos, é possível realizar a técnica antes mesmo da cirurgia, deixando o processo de cicatrização facilitado.

 

Leia mais:  Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda

Para quem o procedimento é contraindicado?

As contraindicações envolvem:

  • Pessoas com infecções;
  • Pacientes com problemas vasculares, trombose, hipertensão;
  • E pessoas que estejam fazendo quimioterapia ou alguns tipos de tratamentos médicos.

Se você estiver passando por períodos de tratamento, talvez seja indicado conversar com o seu médico sobre a realização de drenagem linfática.

Mas de maneira geral, a técnica é bem-vinda para grande parte das pessoas – devendo ficar atento apenas às contraindicações.

 

Drenagem linfática para grávidas

O processo de drenagem linfática pode ser muito útil para grávidas: reduzindo o inchaço e prevenindo complicações desagradáveis como estrias e celulites.

Nessa situação, a técnica é diferenciada e envolve movimento mais leves, evitando as mamas e o abdômen.

Para prezar por segurança, ela só deve ser feita com liberação médica, colocando a saúde da mãe e do bebê em primeiro lugar!

 

Outros aspectos importantes

Além de contribuir para o bem-estar e promover o relaxamento, a drenagem linfática é uma modalidade de massagem que pode ser muito efetiva após tratamentos estéticos – incluindo cirurgias plásticas.

Capaz de melhorar a circulação sanguínea, potencializar a nutrição celular e deixar o corpo livre do inchaço, a drenagem é uma excelente opção para manter o corpo mais enxuto e bem cuidado.

Só não esqueça de procurar um profissional qualificado, alavancando os resultados do seu tratamento.

Gostou do conteúdo de hoje sobre os benefícios da drenagem linfática? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

publicidade

Moda e Beleza

Você só precisa dessa peça para ficar chic nas próximas estações

Publicado

Se tem uma peça que é versátil, democrática e não perde a elegância nem mesmo em produções mais despojadas, essa peça é o macacão utilitário. O item pode até remeter à um mood mais despojado por conta dos bolsos estilo calça cargo ou barras jogging, mas é chic sem esforço algum, e o melhor? Ele por si só basta e é capaz de te deixar pronta em segundos. Também não podemos deixar de mencionar que a peça vale todo o investimento e isso porque ela pode ser usada em todas as estações do ano.

Mas a boa notícia é que o macacão utilitário está voltando a circular entre as fashion girls mais antenadas do street style e ao que tudo indica, será um dos maiores protagonistas das próximas estações. Então pra que perder tempo, né? Nós já adiantamos as inspirações e onde encontrar os modelos mais estilosos que existem por aqui, agora é com você escolher o seu favorito para desfilar por aí com um look chic e ao mesmo tempo super trendy.

Amy Lefévre - macacão - peça chic - verão - street style

É mais do que possível ficar elegante usando o coturno com a peça curinga. O macacão por si só garante o efeito effortless chic – acessórios mais neutros e clássicos são bem vindos para compor o look-, e a bota de combate entra para dar um ar mais despojado no outfit.

Kayla Seah - macacão - peça chic - verão - street style

O match do macacão com o tamanco trendy é infalível e vai elevar o seu outfit a outro nível. Uma mistura entre o moderno e nada óbvio é o que faz essa produção ser chic e cool sem esforço algum. 

Os detalhes dos bolsos utilitários remetem a uma calça cargo e garantem um efeito mais despojadinho sem perder a sofisticação da peça. Já a cintura fica marcada com um cinto, seja ele do mesmo tecido ou no estilo clássico em outro tom para quebrar o monocromático de forma sútil. Que tal investir em um truque de styling com a sandália de amarração? O efeito fashionista é imediato.

Leia mais:  Estilista detalha vestido de princesa usado por Sandy em casamento: 'Romântico'
Continue lendo

Moda e Beleza

Carnaval 2020: marcas lançam novas tendências para a festa

Publicado

Quepes, quimonos e franjas são as apostas deste ano para os dias de folia

As marcas de vestuário já estão ligadas nos figurinos para o Carnaval 2020. Nesta semana, os lançamentos de coleções estão conectados com a festa popular e trazem novas tendências para a folia. Este ano são as franjas, os quepes e os quimonos que estão em alta.

— O nosso público é apaixonado por Carnaval e está disposto a gastar em produções diferentes para se destacar da multidão dos blocos —, afirma a empresária da El Gato, Heloíza Romão.

No ano passado, os grandes destaques da festa eram as tiaras de unicórnio e sereia. Porém, o Carnaval 2020 deve ser mais influenciado pelas tendências militares e orientais. Além disso, os festivais de música – como o Coachella e o Lollapalooza – são os grandes queridinhos para referências.

Com estas inspirações, os quepes dourados e as tiaras com franjas brilhosos são alguns dos itens essenciais para o Carnaval 2020. As tiaras devem vir com fitinhas de paetê penduradas nas laterais e os quepes podem ganhar decorações.

Tendências de vestiário

Os foliões vão buscar roupas versáteis para o Carnaval de 2020, de acordo com Livia Fioretti, analista de tendências responsável pela América Latina na consultoria de pesquisa e consumo TrendWatching.

— Existe uma mudança da perspectiva de consumo de moda, de comprar menos — disse Livia.

Outra tendência é a busca por produtores locais, o que favorece marcas menores. No ano passado, as vendas dos bodies de telinha transparente com aplicações sobre a região dos seios venderam tanto que fizeram com que a estilista Duda Carvalho, 22, se mudasse de João Pessoa para São Paulo com sua marca, a Carnavália.

— O Carnaval de São Paulo não tem um repertório muito grande de fantasias, então as pessoas estão animadas para se montarem —, afirma Carvalho, que espera triplicar o faturamento nas festas deste ano, para R$ 65 mil.

Ela contratou uma equipe com costureiras, bordadeiras e modelista. Nas duas coleções anteriores, cuidou sozinha da produção. Além dos bodies bordados, a Carnavália terá peças com fru-frus de tule e franjas, uma homenagem aos anos 1920. Um conjunto de top e calcinha, feito de fru-fru em tons quentes, é o mais buscado. Custa R$ 650.

Body bordado será aposta da marca Carnavália

A empresária Mayara Bitencourt, 32, dona da Polêmica, aposta no tapa-seios em formato de concha. A marca, especializada nesse tipo de acessório, nasceu em outubro passado, após Bitencourt, que é advogada e dançarina de pole dance, receber pedidos de colegas de dança para um modelo que usou em uma apresentação.

Desde então, Bitencourt diz ter vendido 60 pares. Ela oferece os produtos em uma conta no Instagram e deve inaugurar um site próprio neste mês.

— Vou levar o tapa-seio nos ensaios de Carnaval aqui de Porto Alegre. Acredito que eu vou vender bem nessa época —, afirma a empresária, que estima um faturamento mensal de R$ 5.000.

Aposta de maquiagem

Febre absoluta nos salões em 2019, o alongamento de cílios ganhou neste ano uma versão carnavalesca. A empresária Renata Bahia, do Centro das Sobrancelhas, oferece em sua loja opções de pelinhos dourados e coloridos, que podem ser usados sozinhos ou misturados aos fios pretos.

Ela diz que durante o Carnaval dobra a procura pelo alongamento, que vai de 15% a 30% do faturamento do espaço. Agora, com a versão colorida, mira uma clientela mais jovem. Os cílios duram até 20 dias, e a colocação custa de R$ 130 a R$ 240.

 

Leia mais:  Moda: De olho nos tecidos das roupas

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana