conecte-se conosco


Cidades

Espírito Santo registra ocupação de leitos de UTI para a covid-19 abaixo de 50%

Publicado

A informação foi compartilhada pelo governador Renato Casagrande no início da tarde deste sábado

O Espírito Santo registrou, neste sábado (12), uma taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da covid-19 abaixo de 50%. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande no início da tarde, por meio de publicação em rede social.

Na mensagem publicada, Casagrande destaca que o número é “um avanço sobre a doença que já tirou a vida de muitos”, mas reforça o apelo para que a população não pare de se cuidar. “Seguimos com as recomendações de distanciamento, uso de máscaras e não aglomeração para continuarmos reduzindo a ocupação dos leitos e óbitos”, escreveu o governador.

Na tarde deste sábado, o Painel de Ocupação dos Leitos Hospitalares mostra que dos 715 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, estão ocupados um total de 48,53%. Dos mais de 800 leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 29,5%. Vale ressaltar que parte dos leitos disponíveis foram disponibilizados para outras doenças nos hospitais capixabas.

Leia mais:  Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento Anual de 2020
publicidade

Cidades

Detran realiza ações para sensibilizar capixabas sobre fragilidade da vida no trânsito

Publicado

“E se fosse você?” Esse é o questionamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) aos motociclistas, em sua nova campanha publicitária educativa alusiva à Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Considerados vulneráveis no trânsito devido à fragilidade de suas vidas, bem como são os pedestres e ciclistas, os condutores de motocicletas são destaques nesta produção também por conta do alto número de vítimas fatais em 2019 no Estado.

Junto à campanha, o Detran|ES realizará até a próxima sexta-feira (25) ações educativas, observando os cuidados necessários à prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), nas vias com maior fluxo e altos índices de acidentes, atividades conjuntas com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran), apoio e participação em ações da Campanha de Combate a Hemorragia e Coagulopatia do Trauma, em parceria com o grupo Aliança Capixaba do Bem. Também terá a participação de servidores do órgão no curso “Pare o Sangramento, Salve uma Vida”, com profissionais da Aliança Capixaba do Bem.

“As pessoas são testemunhas, veem diariamente nas ruas e nos noticiários o alto índice de motociclistas envolvidos em acidentes. E a nossa intenção nesta Semana Nacional de Trânsito, que iniciamos com uma ação conjunta de doação de sangue com o Hemoes, é sensibilizar os capixabas para a vulnerabilidade dos motociclistas, dos pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência. Se a realidade já assusta, imagina se você fizer parte dela. O que queremos é mostrar a responsabilidade de cada um no trânsito, fazer compreender que obedecer às leis de trânsito é o caminho mais seguro para o bem da coletividade”, pontuou a diretora técnica do Detran|ES Édina de Almeida Poleto.

A campanha

Fazendo uso de um tom dramático, o Órgão convida a sociedade a refletir sobre os dados do Observatório Estadual de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que informam que uma pessoa morreu, por dia, em acidentes de motos no Espírito Santo no último ano, e que vitimou, até julho deste ano, 179 pessoas no Estado.

Dialogando com campanhas anteriores, o Detran|ES busca conscientizar o cidadão sobre a necessidade de sempre adotar atitudes prudentes e obedecer às regras de trânsito em todos os momentos, mesmo nos pequenos trajetos, para assim preservar vidas.

O vídeo mostra uma série de planos e sonhos, como casamento, promoção no trabalho e o nascimento de filhos, momentos que podem ser interrompidos por conta da imprudência no trânsito, que pode levar à morte.

A campanha entrou no ar nessa quarta-feira (16) e vai até o próximo dia 30 em emissoras de televisão, rádio, portais e redes sociais.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Leia mais:  Fortes Chuvas: Defesa Civil Estadual envia equipe à Alegre
Continue lendo

Cidades

Detran e Hemoes realizam ação para estimular doação de sangue

Publicado

No trânsito, a atitude de cada pessoa pode salvar vidas. Assim também funciona com o ato voluntário de doar sangue para quem precisa. Foi pensando nesse paralelo e no fato de que os acidentes são uma das principais causas de internações na rede pública de saúde que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) uniu forças com o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em ação conjunta nesta quinta-feira (17), que obteve mais de 70 doações, e marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Estado, que ocorre em todo o País, do dia 18 a 25 deste mês.

A iniciativa foi realizada no Centro Metropolitano de Provas Práticas, no Pavilhão de Carapina, na Serra, onde são feitas as provas de moto para candidatos da Grande Vitória, e contou com o voluntariado de instrutores de trânsito, psicólogos e demais colaboradores de Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de clínicas credenciadas ao Detran|ES, além de candidatos que realizavam a prova no local. No espaço, a coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea ficaram a cargo da equipe do Hemoes no ônibu, e também contou com estruturas cobertas para espera, triagem e atendimento médico.

Para o diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, a escolha pelo Centro Metropolitano tem um simbolismo, já que praticamente metade dos acidentes de trânsito com vítimas fatais envolve motociclistas no Espírito Santo.

“Nossa gestão quer investir cada vez mais na sensibilização das pessoas para que se atentem aos riscos de não ter atitudes corretas no trânsito e para ajudar a colocar a doação de sangue no dia a dia dos capixabas. Por isso, lançamos mão de parcerias importantes como essa do Hemoes e valorizamos a educação para o trânsito, como forma de mobilizar a população para que mudemos a cultura da permissividade e implementemos a da segurança nas vias, sobretudo respeitando a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas e motociclistas, por serem, nas vias, mais frágeis que os demais condutores”, salientou Givaldo Vieira.

A diretora geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, ressaltou a importância de ações como essa, junto ao Detran|ES. “É uma parceira importante para sensibilizar toda a população, especialmente os futuros condutores, para a mudança de cultura de ser um doador regular e entender a importância desse ato. Doar sangue é um ato de amor e que pode salvar vidas. Temos registrados estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável nos últimos meses e estar aqui hoje também ajuda na mensagem de incentivo à população e de captar novos doadores”, destacou

Só de janeiro a junho deste ano, a Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.417 atendimentos por acidentes de trânsito, realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Em casos de situações de gravidade extremas, como acidentes automobilísticos, é utilizado o sangue O negativo. “É essencial mantermos os estoques em nível aceitável de todos os tipos sanguíneos, em especial o de O negativo, usado em situações de urgência. Além de também garantir que não haja a falta de hemocomponentes”, explicou a diretora geral do Hemoes.

Os candidatos que estavam fazendo prova da categoria A (motocicleta) no local também foram incentivados a participar da ação. “Meu filho já ficou internado algumas vezes em hospitais de Vitória e sei a necessidade que é a doação de sangue na vida das pessoas. Eu sempre quis doar, mas nunca tive a oportunidade. Essa iniciativa me encorajou. Também reconheço a relação entre o trânsito e a internação de pessoas nos hospitais e procuro andar corretamente no carro”, contou a moradora de Cariacica Macirlei dos Santos de Resende, candidata à Habilitação de moto.

Incentivo à doação

Levando em consideração o grande número de acidentes de trânsito que ocorrem todos os anos, em que há a necessidade de uma vasta quantidade de bolsas de sangue, o baixo estoque dos hemocentros e a importância de se estimular a doação de sangue entre as empresas credenciadas e profissionais atuantes, o Detran|ES e o Hemoes implementaram a política de doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea entre as empresas credenciadas junto ao Detran|ES. O objetivo é disseminar, de forma regular, a cultura da doação voluntária e espontânea. A Instrução de Serviço Normativa Conjunta Detran/Hemoes nº 12 foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (17).

Pela normativa, fica facultado aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e às empresas de Cursos Especializados a abordagem da temática da doação de sangue e o cadastro como doador de medula óssea durante a realização dos cursos teóricos.

Também foi criado o prêmio “Credenciado Doador”, que vai premiar, anualmente, na Semana Nacional do Trânsito, as três empresas credenciadas que alcançarem o maior número de doadores regulares.

Durante o ano, serão oferecidos cursos de qualificação, voltados para a área de doação voluntária de sangue e medula óssea, a serem ministrados em parceria com o Hemoes.

Semana Nacional de Trânsito

Inspirado pelo tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) “Perceba o risco, proteja a vida”, o Detran|ES realizará até o próximo dia 25 de setembro ações educativas de conscientização nas vias com maior fluxo e altos índices de acidentes, ações conjuntas com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran), apoio e participação em ações da Campanha de Combate a Hemorragia e Coagulopatia do Trauma, em parceria com o grupo Aliança Capixaba do Bem. T. Também terá a participação de servidores do órgão no curso “Pare o Sangramento, Salve uma Vida”, com profissionais da Aliança Capixaba do Bem. A atividade é voltada para o treinamento, principalmente de pessoas leigas, em manobras de combate à hemorragia, atuando como 1º socorrista, além da promoção de campanhas publicitárias.

O órgão destaca que todas as ações programadas serão desenvolvidas, observando os cuidados necessários à prevenção da Covid-19 e, por isso, não haverá distribuição de materiais e contato nas ações.

Onde doar

Em caso de doações nas unidades, a população pode agendar o atendimento nos hemocentros regionais em Colatina, Linhares e São Mateus, e também no Hemoes, em Vitória, e na Unidade de Coleta de Sangue da Serra.

Os serviços estão trabalhando com sistema de agendamento, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, visando à redução da circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração e a possibilidade de transmissão da Covid-19.

Há também as ações de coleta externas, sejam pelos agendamentos dos ônibus do Hemoes ou agendamento para o uso de equipamentos portáteis. Para mais informações de como fazer a solicitação dos serviços, clique aqui.

Agende sua doação hoje mesmo:

-Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

-Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

-Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

-Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

-Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

Leia mais:  Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática ficam disponíveis até segunda-feira (27)
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana