conecte-se conosco


Internacional

Ex-ministro da Defesa do México é preso em operação antidrogas

Publicado

Salvador Cienfuegos foi ministro no governo do ex-presidente Enrique Peña Nieto; outras pessoas do alto escalão também são acusados de narcotráfico

Autoridades dos Estados Unidos prenderam o ex-ministro da Defesa do México general Salvador Cienfuegos em um aeroporto de Los Angeles nesta quinta-feira (15), em cumprimento a mandado da Agência de Combate às Drogas (DEA), informou uma porta-voz da agência à Reuters.

À frente da pasta da Defesa no governo do ex-presidente mexicano Enrique Peña Nieto, o general foi uma figura poderosa na guerra às drogas do México, na qual o Exército enfrenta cartéis de todo o país. Várias das autoridades mexicanas de alto escalão da guerra às drogas foram implicadas com o narcotráfico.

A prisão ocorre menos de três semanas antes da eleição presidencial norte-americana. O presidente Donald Trump, que busca um segundo mandato, fez da repressão à atividade dos cartéis um objetivo destacado, mas sem grandes progressos desde que tomou posse, em 2017.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse no Twitter quer foi informado da detenção de Cienfuegos pelo embaixador dos EUA no México.

“O cônsul de Los Angeles estará me informando das acusações nas próximas horas. Oferecemos a assistência consular à qual ele tem direito. Eu os manterei informados”, escreveu.

Uma fonte diplomática mexicana disse que familiares de Cienfuegos que viajavam com ele no momento da detenção já foram libertados. Vários membros do gabinete e do partido de Peña Nieto foram implicados em casos de corrupção de alto nível, às vezes envolvendo alegações de laços com o crime organizado.

Leia mais:  Trump ameaça cortar de vez fundos da OMS e deixar a instituição
publicidade

Internacional

Imagens do terremoto na Turquia e Grécia impressionam

Publicado

Um terremoto de magnitude 7 atingiu o Mar Egeu e foi sentido na Turquia e na Grécia nesta sexta-feira (30). Moradores da cidade turca de Izmir tiveram que deixar suas casas para se manter em segurança. No local, pelo menos 20 prédios foram destruídos pelo tremor. Testemunhas relataram que existem pessoas presas nos destroços.

Pelo menos quatro pessoas morreram e ao menos 120 ficaram feridas, segundo autoridades turcas.

O terremoto provocou desabamentos em diversas regiões na Turquia. Pessoas relataram o registro de invasão de água do mar em algumas cidades da costa turca.

Destroços causados por forte terremoto na Grécia e na Turquia

Destroços causados por forte terremoto na Grécia e na Turquia

Forte terremoto no mar Egeu atinge Grécia e Turquia; assista | Jovem Pan

Tsunami causado por terremoto no Mar Egeu, perto da TurquiaÁguas invadem ruas após terremoto no Mar Egeu, perto da Turquia.

Leia mais:  Tufão Kammuri deixa mortos e milhares de deslocados nas Filipinas
Continue lendo

Internacional

Trump volta a usar petróleo como argumento para tirar votos de Biden

Publicado

Trump veiculou trechos de vídeos de Biden, nos quais o ex-vice-presidente promete uma transição para energias mais limpas nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o rival na disputa pela Casa Branca, o democrata Joe Biden. Como tem feito em eventos recentes, Trump afirmou durante comício em Martinsburg, na Pensilvânia, que Biden destruiria o setor de energia dos Estados Unidos, prejudicando a produção de petróleo, caso vença a disputa.

Trump veiculou trechos de vídeos de Biden, nos quais o ex-vice-presidente promete uma transição para energias mais limpas nos EUA. O líder republicano argumenta que isso destruirá dezenas de milhares de empregos em Estados cruciais na disputa eleitoral, como a própria Pensilvânia.

Leia mais:  Pelo menos 16 milhões de pessoas estão de quarentena na Itália
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana