conecte-se conosco


Internacional

Explosões no porto de Beirute, Líbano, causam grande destruição

Publicado

Moradores puderam ouvir estrondos a mais de 20 quilômetros de distância; ainda não há notícias de mortos, mas foram registrados vários feridos

Uma série de explosões na região portuária de Beirute, no Líbano, foram registradas nesta terça-feira (4). Segundo o ministro da Saúde, Hamad Hassan, a explosão teria acontecido em um navio carregado de fogos de artifício.

Vídeo: Beirute tem explosão em área portuária - O Antagonista

Segundo o portal Al Arabya, o barulho das explosões foi ouvido por pessoas que estavam a até 20 km do porto.

Ainda não há informações sobre o que causou as explosões ou se há mortos, mas há relatos de feridos e prédios danificados na região.

Pelas redes sociais, moradores da cidade compartilharam vídeos e imagens da coluna de fumaça que engulfou o porto. Confira:

Leia mais:  Tiros fora da Casa Branca interrompem coletiva de Trump
publicidade

Internacional

Em meio à pandemia de covid-19, UE alerta sobre surto de gripe aviária

Publicado

Doença é altamente contagiosa entre pássaros e pode ser transmitida ao homem ao manipular aves mortas contaminadas; pode levar à morte

Os Países da União Europeia devem intensificar a vigilância contra possíveis surtos de gripe aviária entre aves selvagens e domésticas, disse a UE nesta quarta-feira (30).

A doença é altamente contagiosa para pássaros, mas os riscos de transmissão para humanos são considerados baixos, afirmaram como agências de saúde e alimentos da UE em um relatório publicado enquanto o continente enfrenta um novo pico de alterações pelo novo coronavírus.

“Os países da UE estão sendo instados a intensificar como medidas de vigilância e biossegurança para se proteger contra dois novos surtos de gripe aviária este ano”, disse o relatório.

O alerta segue-se a surtos nos últimos meses entre aves selvagens e domésticas no oeste da Rússia e no Cazaquistão, que estão na rota de migração de outono para aves aquáticas selvagens rumo à Europa.

A transmissão para humanos é rara, mas já ocorreu no passado e pode levar à morte.

“O risco de transmissão do vírus da gripe aviária ao público em geral na Europa permanece muito baixo”, acrescentou o relatório.

“No entanto, para minimizar o risco de transmissão aos humanos, as pessoas são aconselhadas a não tocar em aves mortas sem usar o equipamento de proteção individual adequado.”

Leia mais:  Crise no Líbano: mais ministros renunciam em meio à revolta causada por explosão
Continue lendo

Internacional

Covid-19: produzir vacina pode levar meio milhão de tubarões à morte

Publicado

Óleo natural feito do fígado desses animais é usado como adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, fortalecendo a resposta imunológica

Cerca de meio milhão de tubarões podem ser abatidos em meio aos esforços para produzir uma vacina contra a covid-19, de acordo com especialistas em vida selvagem. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os tubarões são caçados para a fabricação do esqualeno, um óleo natural feito no fígado dos animais. O ingrediente é usado como um adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, criando uma resposta imunológica mais forte. Ele está presente em algumas das candidatas à vacina contra a covid-19, segundo o jornal.

Se uma dessas vacinas for usada em todo o mundo, o grupo conservacionista Shark Allies acredita que cerca de 250 mil tubarões precisarão ser abatidos para fornecer uma dose para cada pessoa.

Como muitas vacinas que estã sendo desenvolvidas contra a covid-19 exigem duas doses, isso significa que cerca de 500 mil tubarões precisariam ser abatidos para a produção desses imunizantes, de acordo com cálculos do grupo conservacionista sediado na Califórnia.

Leia mais:  Presidente de Belarus mobiliza tropas e acusa oposição de tentar tomar o poder
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana