conecte-se conosco


São Mateus

Fragmentos de óleo chega a Guriri, confirma Marinha

Publicado

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (08), a Marinha do Brasil confirmou que os fragmentos recolhidos na praia de Guriri nesta quinta (07), se trata do óleo encontrado nas praias da região Nordeste. Na nota, a Marinha afirma que o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado também pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encaminhou as amostras da substância para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou ser o mesmo óleo que polui as praias nordestinas.

Com isso, os municípios vizinhos a São Mateus entraram em alerta máximo e a intensidade de monitoramento passou a ser intensificado, principalmente em Conceição da Barra, a primeira cidade do litoral capixaba, onde todas as praias estão sendo monitoradas com auxílio de drones. Cerca de 75 fuzileiros navais permanecem no município deste terça (05).

Leia mais:  Vereadores vão analisar contas de 2015 do ex-prefeito Amadeu Boroto
publicidade

São Mateus

Julgamento de Daniel da Açaí volta a ser feito na quinta, dia 21

Publicado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pautou para a sessão da próxima quinta-feira (21) a continuação do julgamento do recurso do prefeito Daniel Santana (PSDB), o Daniel da Açaí, contra decisão da Justiça Eleitoral pela cassação de seu mandato por abuso de poder econômico nas eleições municipais de São Mateus em 2016.

A continuidade será feita com a leitura do voto do ministro Edson Fachin, que pediu vistas dos autos na sessão do dia 10 de outubro e devolveu cinco dias depois. Porém, a Corte levou 40 dias para colocar o processo novamente em pauta, procrastinando a decisão final sobre o afastamento de Daniel e a realização de novas eleições para um mandato tampão até o próximo ano.

O pedido de vistas foi em seguida ao voto da relatora, Rosa Weber, presidente da Corte, que se pronunciou pela manutenção da sentença de primeiro grau, confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral, cassando Daniel da Açaí.
Depois de recusar o recurso de Daniel, Rosa Weber foi convencida pelos advogados contratados a peso de ouro pelo prefeito junto ao escritório de um ex- ministro do TSE e resolveu levar o recurso ao pleno, para ser votado por nove ministros. Não se sabe qual o teor do voto de Fachin, mas ele jamais contrariou um voto de Rosa no TSE.

Em seguida a Fachin, quem deverá votar é o ministro Luiz Felipe Salomão, oriundo do STJ e que tomou posse no TSE dia 29 de outubro deste ano, depois que o processo entrou na pauta. Pode ser que ele também peça vistas, já que não conhece a peça, e com isso Daniel da Açaí, alvo de processo do Ministério Público Eleitoral mesmo antes de tomar posse, vai ficando no cargo e gerando um estado de ingovernabilidade em São Mateus.

Leia mais:  Câmara de São Mateus realiza audiência pública sobre segurança
Continue lendo

São Mateus

Câmara de São Mateus realiza audiência pública sobre segurança

Publicado

A iniciativa é do veador Jozail dos Bombeiros (PTB).

A Câmara de São Mateus realiza nesta quarta-feira (20/11), a partir das 18h30, no auditório do Sesc, audiência pública sobre segurança, em parceria com a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa. O tema é ‘Direito e Prioridades’.

A iniciativa é do veador Jozail dos Bombeiros (PTB), que confirmou também a presença de representantes de Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário e outros municípios do norte capixaba. Ele destaca que o alto índice de violência registrado na área de abrangência do 13º BPM motivaram a audiência pública.

“Vemos o que está ocorrendo e somos constantemente cobrados pela população. A audiência pública é uma oportunidade para reunir as autoridades e a comunidade para buscar soluções para o problema”, afirmou o vereador.

Leia mais:  Vereadores vão analisar contas de 2015 do ex-prefeito Amadeu Boroto
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana