conecte-se conosco


Política e Governo

Governador anuncia aumento de vagas do concurso da Polícia Civil

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na tarde desta segunda-feira (05), após reunião com a cúpula da Segurança Pública, o aumento no número de vagas do concurso público da Polícia Civil – que já está em andamento. Somando todos os cargos, a quantidade de novos servidores que serão integrados à instituição saltou de 173 para 448. Os investimentos fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que visa à redução dos índices de violência e criminalidade no Espírito Santo.

O destaque vai para o cargo de escrivão de polícia, que passou de 20 para 130 vagas. Houve também acréscimos na quantidade de auxiliares de perícia médico-legal (de 20 para 50) e médico-legista, que teve dobrado o número de vagas (de 15 para 30). Para o posto de investigador de polícia, foi anunciada a ampliação de 60 para 150 vagas. Para perito oficial criminal de 50 para 76 e psicólogo e assistente social de quatro para seis cada.

Durante o anúncio, transmitido ao vivo pelas redes sociais, o governador destacou que, com esse acréscimo, haverá uma recomposição do quadro de pessoal que acabou sendo perdido do ano de 2014 até os dias atuais. “Estamos anunciando a ampliação das vagas do concurso da Polícia Civil. Com essas novas vagas a gente recupera um pouco do efetivo da Polícia Civil que foi se perdendo nos últimos anos”, disse.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, exaltou a medida e disse que essa recomposição é essencial para aumentar o poder investigativo da instituição. “Com a contratação de mais policiais com certeza iremos melhorar o atendimento à população em diversas delegacias do Estado, além de dar mais poderio investigativo à nossa PCES, que já faz um exímio trabalho com alto índice de elucidação de crimes”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, informou que Academia de Polícia está sendo preparada e espera que o curso de formação seja iniciado o quanto antes. “Esperamos começar a academia ainda este ano”, acrescentou.

Reunião

Leia mais:  Max, Arnaldinho e Neucimar empatam corrida eleitoral em Vila Velha

Ainda durante a reunião com a cúpula da Segurança Pública, realizada em seu Gabinete no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador do Estado fez uma fala sobre o combate à criminalidade no Espírito Santo e destacou o trabalho policial nos casos recentes ocorridos na Capital.

“Nos reunimos para debater sobre esses crimes que aconteceram recentemente. A polícia já identificou os cinco autores da chacina na Ilha Doutor Américo e dois já estão presos. Tenho certeza que alcançaremos os outros. O carro utilizado no crime no Centro de Vitória já foi identificado. É importante destacar que temos um bom índice de resolutividade nos crimes aqui. O trabalho integrado feito entre as Polícias tem dado resultado. As facções estão audaciosas e isso se dá pela diminuição da idade dos líderes criminosos, mas nós aqui estamos recuperando as nossas forças policiais. Temos operações constantemente em todo o Estado”, pontuou Casagrande.

Também participaram da reunião, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; os secretários de Estado, Tyago Hoffmann (Governo) e Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), que também coordena o Programa Estado Presente; além do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira.

Leia mais:  Sesa destaca o perfil da rede hospitalar no combate ao novo Coronavírus
publicidade

Política e Governo

Sedu anuncia novidades da Educação de Jovens e Adultos para 2021

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência da Educação de Jovens e Adultos, anunciou novidades para essa modalidade de ensino a partir do ano letivo de 2021. Entre as ações, está a abertura de novos sete Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs), sendo dois em Afonso Cláudio, dois na Serra, dois em Guaçuí e um em Nova Venécia. Além disso, outra grande novidade é a criação do S-EJA+, voltado a pessoas com distorção idade-série, que será ofertado, de forma pioneira, no diurno.

A Sedu ofertará 1.795 vagas para a EJA Regular; 1.674 vagas para a EJA Profissional; e 610 vagas para a S-EJA+. A Educação de Jovens e Adultos contará com Organização Curricular com carga horária obrigatória de 1.600 horas para a Etapa Ensino Fundamental, 1º e 2º Segmentos e 1.200 horas para a Etapa Ensino Médio, Parte Diversificada – Mundo do Trabalho e suas Tecnologias, Cultura Digital; Professor Articulador; Formação Continuada dos Profissionais; e Orientações Metodológicas.

Saiba mais:

EJA Regular

É uma oportunidade para aqueles que precisaram parar de estudar na idade certa. A EJA Semipresencial oferece Cursos de Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nas escolas estaduais do Estado do Espírito Santo.  Para ingresso nos cursos, o aluno deve ter a idade mínima de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

EJA Profissional

É a integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Profissional, em cursos planejados, de acordo com as características do público da educação de jovens e adultos e considerando as especificidades dos estudantes dessa modalidade. É destinado a estudantes acima de 18 anos, que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

S-EJA+

Tem como objetivos ampliar as oportunidades de acesso à educação; reduzir a desigualdade existente nas salas de aulas no que se refere à aprendizagem dos estudantes candidatos ao abandono e ou reprovação; integrar, junto a outras políticas, estratégias de inclusão social sedimentando o desenvolvimento humano e contribuindo para a redução das desigualdades sociais por atender estudantes Jovens e Adultos das Etapas Ensino Fundamental e Médio (preferencialmente os da 3ª Etapa).

Curso Técnico Integrado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pio XII, localizada em São Mateus, passará a ofertar o Curso Técnico em Comércio Integrado à EJA, com cinco semestres.

Cursos FIC Integrados ao Ensino Médio – quatro semestres

19 escolas, de 12 municípios, ofertarão cursos de qualificação profissional, entre eles: Assistente Financeiro, Cuidador de Idosos, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, entre outros.

Cronograma Chamada Pública Escolar 2021
Solicitação de Rematrícula e/ou Solicitação de Transferência Interna 18.11.2020 a 09.12.2020

 

Solicitação de Pré-Matrícula 10.12.2020 a 28.12.2020
Divulgação do resultado da Rematrícula e Transferência Até 11.01.2021

 

Efetivação da matrícula dos alunos proveniente das etapas Transferência Interna e Pré-matrícula De 12.01.2021 a 25.01.2021
Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência De 26.01.2021 a 12.02.2021

 

Clique AQUI e fique por dentro de todas as informações da Chamada Pública 2021.

Leia mais:  Evair de Melo entrega salas de estudo para IFES de Cachoeiro durante a comemoração dos 15 anos do Campus
Continue lendo

Política e Governo

Casagrande se reúne com governadores de GO e MG em defesa do Corredor Centro-Leste

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reúne nesta segunda-feira (23) com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Romeu Zema. Na pauta dos encontros, a apresentação do projeto do Corredor Centro-Leste ligando os três estados. Fazem parte da comitiva capixaba, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini.


Uma das iniciativas do projeto é a melhoria do Corredor Centro-Leste, que ligaria os portos da Região Metropolitana de Vitórias aos estados de Goiás e Minas Gerais pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), respectivamente. Pela manhã, o governador capixaba esteve com o colega goiano, na capital daquele Estado. Na ocasião, Casagrande enalteceu o projeto e ratificou a excelente oportunidade logística entre os três estados.


“Gostaria de agradecer ao governador [Ronaldo] Caiado, que está nos recebendo muito bem. Uma reunião técnica e uma grande articulação regional. Queremos unificar as ações de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo em torno de um projeto que melhore a eficiência logística.  O Corredor Centro-Leste é uma excelente oportunidade para o Brasil, com pouco investimento e que viabiliza logística de transporte de grãos e produtos industriais com muita produtividade”, afirmou o capixaba.

Casagrande também apontou os benefícios da iniciativa em termos de aumento da competitividade do País. “Goiás é um grande produtor, por exemplo, e aumentando a eficiência logística, você reduz o custo final ao consumidor, aumentando também a competitividade do Brasil. Hoje o custo Brasil em espera no porto, em transporte, é alto e se resolve com logística”, frisou.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, elogiou a proposta do governador Casagrande e ressaltou os benefícios em aproximar os Estados.

“Todos nós goianos estamos felizes em receber o (Renato) Casagrande, governador experiente e de destaque no cenário nacional, que traz uma proposta alternativa que oferta a Goiás um transporte mais barato, célere e dando mais competitividade a toda nossa indústria, mineração e agropecuária. Todos nós abraçamos essa alternativa de chegarmos aos portos do Espírito Santo. Temos alternativa do Porto de Santos, Maranhão e se conseguirmos convalidar essa proposta até o Espírito Santo, teremos um custo e trajeto menor e um porto que tem capacidade de receber grandes navios. O que nós sempre lutamos foi que o Corredor Centro-Leste tivesse uma condição de competitividade para que os estados do interior tenham a mesma condição de competitividade dos estados litorâneos”, pontuou Caiado.

O governador do Espírito Santo segue agora para Minas Gerais, onde apresentará o projeto no final da tarde desta segunda-feira para o governador Romeu Zema. Após a reunião, esta matéria será atualizada com fotos e informações.

Leia mais:  Municípios terão reforço financeiro para enfrentar pandemia
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana