conecte-se conosco


Política e Governo

Governadora em exercício realiza entrega das medalhas do Mérito da Casa Militar e Ordem da Harpia

Publicado

A governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes, participou, na manhã desta sexta-feira (8), da solenidade de entrega das Medalhas “Mérito da Casa Militar” e “Ordem da Harpia” e do diploma de “Profissional Destaque”, realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. A honraria foi entregue a 55 pessoas – civis e militares – que colaboraram com a prestação de serviço da Secretaria da Casa Militar (SCM) ao longo dos anos.

Em sua fala, Jaqueline Moraes destacou a relevância dos serviços prestados pela Casa Militar, em especial, na construção de uma sociedade mais segura. “Não é uma tarefa fácil, mas juntos é possível atingirmos esse objetivo. Todos nós temos uma missão e vocês realizam um trabalho comprometido, sério e sempre pautado pela ética e pelo respeito”, afirmou a governadora em exercício, que também foi agraciada com a medalha Mérito da Casa Militar.


O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Aguiar, disse que o momento é de gratidão e utilizou uma frase do ex-piloto de Fórmula 1, Ayrton Sena: “Sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”, citou, argumentando que o “reconhecimento a essas pessoas é importante, pois atuam na segurança de toda a estrutura física dos palácios Anchieta e Fonte Grande, dos governadores e das residências oficiais”.

A premiação tem por objetivo celebrar o reconhecimento de profissionais e colaboradores que, ao longo da sua carreira, desempenharam trabalhos na Casa Militar. A SCM é uma evolução do Serviço de Ordens do governo, que acompanhava os chefes do Executivo desde os primeiros anos de emancipação política do Estado. Além de dar assistência e prestar serviços de segurança pessoal ao governador, vice-governador e suas famílias. Atualmente, como Secretaria de Estado, o órgão coordena ainda a Divisão de Transporte Aéreo do Executivo Estadual.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda; o comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, capitão de Mar e Guerra, Silvio Fernando Ferreira; o comandante do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, tenente-coronel Marcelo Alves Pinto; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), desembargadora Ana Paula Tauceda; o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Valério Soares Heringer; o procurador regional do Trabalho, Levi Seatolin; o senador da República, Marcos do Val, entre outras autoridades. 

Leia mais:  CNPG divulga nota pública sobre PL de Abuso de Autoridade
publicidade

Política e Governo

Seger capacitará mais de 1.600 estagiários até dezembro

Publicado

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), capacitará, até o final da primeira quinzena de dezembro, cerca de 1.600 estagiários do Programa Jovens Valores que atuam em 50 órgãos do Governo do Estado.

A ação faz parte da 2ª etapa do Plano de Capacitação, que consiste em três módulos com dois minicursos com carga horária de 3 horas cada e uma palestra. Os minicursos serão sobre Excelência no Atendimento e Gestão das Relações Interpessoais e Trabalho, com as professoras Rita Garcia e Margarida Eugenia Marques. Já a palestra terá como o tema: “Desafios do Mundo 4.0” e será ministrada pelo palestrante Igor Salotto, com carga horária de 2 horas.

O objetivo deste ciclo é ofertar capacitações que contribuam para o desenvolvimento técnico, comportamental e inovador dos estagiários, a fim de desenvolver ou aprimorar habilidades e competências relevantes para sua formação e preparação para o mercado de trabalho.

“Os estagiários são agentes importantes para o Estado, pois ao mesmo tempo que aprendem e auxiliam no desenvolvimento das atividades realizadas pelos servidores, contribuem com novas ideias e sugestões. É um público muito ligado às mudanças e à inovação, trazendo oxigenação para a gestão. Promover a capacitação para esses jovens é uma maneira de valorizarmos a atuação deles, incentivando seu crescimento profissional e pessoal, além de sua formação cidadã”, disse a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Conheça os 50 órgãos representados: Aderes, Agerh, Apees, Arsp, Corpo de Bombeiros, Casa Civil, Casa Militar, DER, Detran, DIO, Esesp, Fames, Fapes, Iases, Idaf, Iema, Ijsn, Incaper, Ipajm, Ipem, Jucees, PC, PGE, Pmes, Procon, Prodest, RTV, Seag, Secom, Secont, Secti, Secult, Sedes, Sedh, Sedu, Sedurb, Sefaz, SEG, Seger, Sejus, Semob, SEP, Sesa, Secont, Sesp, Sesport, Setades, Setur e Vice Governadoria.

Leia mais:  Governo recebe mais de 400 profissionais que atuarão nas equipes de Saúde da Família
Continue lendo

Política e Governo

Segundo encontro do Circuito de Palestras Banestes aborda o empreendedorismo na comunidade negra

Publicado

A ativista e empreendedora social Priscila Gama vai discursar sobre o tema “Dinheiro preto: o futuro do mercado tem cor”.

A ativista e empreendedora social, Priscila Gama, será a segunda convidada do Circuito de Palestras Banestes, evento aberto ao público que acontece na manhã da próxima quinta-feira (21), no Palácio Anchieta, em Vitória. Considerada a mulher negra mais influente do Estado, Priscila Gama vai discursar sobre o tema “Dinheiro preto: o futuro do mercado tem cor”.

A palestra vai abordar o empreendedorismo e os números de consumo da comunidade negra no Brasil, a circulação financeira e os impactos gerados nas periferias do País e da Grande Vitória, além de fazer uma perspectiva de futuro para o consumo e também para a bancarização dessa parcela da sociedade.

“O conteúdo da palestra tem como foco a abordagem sobre o nível de conhecimento sobre finanças que a maior parte da população negra tem, como dialogam sobre o tema e o quanto isso impacta diretamente no enfrentamento à violência”, explica a ativista.

O Circuito de Palestras Banestes tem como objetivo criar um fórum de discussões com temas relevantes à sociedade, aos negócios e ligados à atualidade. O intuito é promover na sociedade capixaba a possibilidade de fortalecer o senso crítico, alavancar a inovação, trabalhar temas como a disrupção, transformação digital, big data, mindset, além da economia, política, responsabilidade social, novas formas de trabalho, futuro dos negócios e outros que se relacionam à atmosfera atual.

Sobre Priscila Gama

Considerada a mulher negra mais influente do Estado do Espírito Santo, é um expoente do enfrentamento às violências contra a juventude e às mulheres negras através da cultura e empreendedorismo.

Ativista e Empreendedora Social, Consultora Jurídica especialista em Direito Público e Direitos Humanos, Mestranda em Sociologia Política, Pesquisadora e Movimentadora da Economia Criativa Afrocentrada e Periférica, Priscila Gama coordena 12 Projetos de Ação Afirmativa.

Consultora de Inteligência em Resolutivas de Impacto Social, é CEO da Ojá Consultoria & Soluções em Tecnologia Social, desenvolve produtos de impacto social para a iniciativa privada em Estratégias Culturais de Inclusão e Equidades.

Presidente do Instituto Das Pretas.Org. CEO do Festival Bekoo Das Pretas e A Tarja Preta Hip Hop Festival. TEdx Talk Speaker. Já fez trabalhos com o Sebrae, ColaborAmérica, Rede Mulher Empreendedora, Bankoo, Atitude Inicial, Fábrica Lab, Ufes, UVV, Instituto Feira Preta, STEX VIX e outros.

Serviço:

Circuito de Palestras Banestes, com Priscila Gama.

Tema: Dinheiro Preto: o futuro do mercado tem cor.

Data: 21/11 (quinta-feira)

Horário: 09h30

Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, 142 – Centro, Vitória – ES.

Leia mais:  Casagrande recebe lideranças políticas de Cachoeiro de Itapemirim
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana