conecte-se conosco


Política e Governo

Governo lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

Publicado

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), mais uma funcionalidade no site do Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br): o painel público com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. O painel foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI.

O lançamento acontece no mesmo dia em que o Espírito Santo foi apontado como o mais transparente do País nas compras emergenciais no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Antes, o Estado já havia sido considerado como referência nacional na divulgação de informações sobre a doença. Com o novo painel, o Governo do Estado reforça o seu compromisso com a transparência.

“É mais uma informação para o nosso site do Coronavírus. Sabemos que quanto maior o isolamento, maior é a chance de determos o vírus. Temos uma parceria com todas as operadoras de telefonia móvel que nos dão todos os dias o índice de isolamento social do dia anterior. Já estávamos fazendo a divulgação do índice por meio da assessoria de imprensa, mas a partir de agora todo cidadão pode entrar em nosso site e verificar o índice de isolamento de sua cidade”, disse o governador Renato Casagrande.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira (19), 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibilizará também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. No painel é possível ver os índices desde o início do monitoramento, no dia 13 de abril. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Leia mais:  Sedes realiza missão a Minas Gerais em busca de novos investidores
publicidade

Política e Governo

Ministério da Saúde libera recursos para mais 77 leitos de UTI no Estado

Publicado

O Ministério da Saúde habilitou 77 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Espírito Santo. A liberação do recurso, no valor de R$ 11 milhões, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). 

Com essa nova liberação, o Espírito Santo passa a contar com 165 leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19.

“Desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, venho trabalhando junto ao Governo Federal para conseguir a liberação de recursos para o Espírito Santo e, assim, ampliar o número de leitos de UTI nos hospitais da Grande Vitória e do interior do Estado”, explica o Deputado Federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, que reuniu-se no último dia 20 com o secretário executivo do Ministério Saúde e reforçou a necessidade de habilitação de novos leitos. 

Do total dos 77 novos leitos de UTI, 10 serão implantados no Hospital Madre Regina Protmann, em Santa Teresa, outros 20 no Hospital São Camilo, em Aracruz, mais 8 no Hospital Rio Doce, em Linhares, e outros 39 no Hospital Maternidade Silvio Avidos, em Colatina.

Os repasses para custeio dos 77 leitos de UTI somam R$ 11.088.000,00 (onze milhões oitenta e oito mil reais). Os recursos são exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19, durante três meses. E, de acordo com a portaria publicada pelo Ministério da Saúde, serão transferidos aos Fundos Municipais de Saúde, em parcela única.

Desde o início da pandemia, 88 leitos de UTI no ES já haviam sido habilitados pelo Ministério da Saúde, sendo 10 leitos na Santa Casa de Misericórdia em Cachoeiro de Itapemirim, 8 leitos no Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, e mais 70 no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, que é a unidade hospitalar de referência no tratamento da Covid-19 no Espírito Santo. 

Panorama geral do ES

Com mais esse repasse, o Espírito Santo passa a contar com 576 leitos públicos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Somados com os 579 leitos de enfermaria, são 1.155 leitos para tratamento da doença no Espírito Santo. 

Leia mais:  Governo do ES determina fechamento do comércio durante 15 dias a partir deste sábado
Continue lendo

Política e Governo

Corretores e imobiliárias podem se credenciar para vender bens e imóveis do Bandes

Publicado

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) abriu edital para credenciamento de corretores e imobiliárias interessadas em prestar serviços de intermediação na venda de bens móveis e imóveis de propriedade do banco. Para participar do processo de seleção e credenciamento, é necessário que a pessoa física ou jurídica interessada tenha registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Tanto as imobiliárias quanto os corretores que tenham credenciamento aprovado estarão autorizados a ofertar os imóveis do Bandes disponíveis para venda direta. São propriedades residenciais e comerciais, além de propriedades rurais, que foram colocadas em disputa em leilão pelo banco, mas não foram arrematadas e, agora, estão liberadas para a venda direta ao público.

O objetivo do Bandes é dar maior agilidade ao processo de venda desses bens, recebidos como forma de pagamento de contratos firmados junto à instituição. Com o serviço de profissionais especializados, os interessados terão mais facilidade na visita e na compra dos imóveis, já que as propriedades estão em todo território capixaba e também em outros estados.

A intermediação da venda de imóveis do Bandes por corretores e/ou imobiliárias credenciadas não trará qualquer custo acrescido aos interessados na compra das propriedades. Os profissionais que participarem das negociações serão remunerados com comissão, arcada pelo Bandes, descontados os impostos devidos, conforme já ocorre tradicionalmente no mercado imobiliário brasileiro.

O edital de credenciamento está disponível no site do Bandes aos interessados. [https://www.bandes.com.br/Site/Dinamico/Show/854/licitacoes13303]

Leia mais:  Força-tarefa para atendimento ao público afetado pelas chuvas começa na próxima semana
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana