conecte-se conosco


Camisa 10

Internas do CPFC são preparadas para corrida de rua

Publicado

Ressocializar por meio do esporte. É com esse propósito que dez internas que cumprem pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) serão preparadas para fazer parte de um grupo de corrida de rua. A iniciativa é da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, que criou o projeto “Correndo para Vencer”. A ideia é incentivar a prática esportiva e, principalmente, contribuir com o processo de ressocialização, qualidade de vida e melhora da autoestima das internas.

A juíza responsável pelo projeto, Dra. Patricia Faroni, explica que as participantes estão no regime semiaberto, apresentam boa conduta e já estão próximas do retorno ao convívio social. Para a juíza, que também é adepta do esporte, a prática é uma ferramenta fundamental de desenvolvimento pessoal e social. “A corrida é um dos esportes mais democráticos do mundo, um dos esportes que mais conquistam adeptos e é neste aspecto que o projeto ‘Correndo para Vencer’, com sua dinâmica de interação, promove a sensação de pertencimento a um grupo, de superar desafios e alcançar objetivos no processo de retorno à vida social, além de constituir um importante instrumento de valorização humana”, destaca Patricia Faroni.

Leia mais:  Ex-craque do Flamengo, Júnior Baiano vem ao ES para inauguração de escolinha de futebol

As corridas contarão com a participação da juíza responsável pelo “Correndo para Vencer”. Para iniciar o projeto, educadores físicos voluntários darão todo o treinamento necessário às internas para que elas tenham preparo físico adequado para o esporte e possam participar de corridas de rua promovidas no Estado. O treino será realizado na própria unidade prisional até que elas estejam aptas a participarem de um evento de rua e assim que já houver liberação da atividade em decorrência da pandemia. A previsão é que os treinos sejam iniciados na segunda quinzena de outubro.

A diretora da unidade prisional, Graciele Sonegheti Fraga, ressalta a importância da iniciativa para o convívio social das detentas. “As internas que participam do projeto já têm um certo grau de liberdade, pois possuem o direito da saída temporária, bom comportamento e estão se adaptando ao retorno da vida social. Vemos o projeto com boas expectativas, já que o esporte é, sem dúvida, um bom aliado na questão da saúde física e mental, e pode auxiliá-las nesse processo de inclusão na sociedade”, destaca Graciele Fraga.  

Leia mais:  Ingleses podem fica fora da estreia da Copa por não se vacinarem

Todos os itens necessários para a prática do esporte – colchonetes, tênis, camisa, top, bermuda e garrafa de água – estão sendo doados ao projeto. Quem quiser contribuir com doações pode entrar em contato com o endereço eletrônico: [email protected]

Laudineia Rodrigues faz parte do grupo de internas que participa do projeto. Ela, que nunca praticou nenhum esporte, diz que está animada para um novo começo de vida. “Estou muito animada para começar. Nunca fiz esporte e a vontade de começar é grande. Estamos recebendo muito estímulo e acredito que vai ser maravilhoso começar”, diz.

publicidade

Camisa 10

Veja quais são os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Publicado

Sorteio da terceira fase da Copa do Brasil tem a entrada das equipes que jogam a Libertadores e quatro confrontos entre times da Série A

Copa do Brasil definiu nesta quarta-feira (17) seus confrontos da terceira fase, em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio. Entre os 16 confrontos previstos, destaque para Botafogo x Vitória-BA, Fortaleza x Vasco, Bahia x Criciúma e Inter x Juventude, todos eles entre times da Série A do Brasileirão.

Os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta. Até então, na primeira e na segunda fases da competição, os duelos eram definidos em partida única. O mando de campo também foi decidido por sorteio.

Os dois últimos campeões, São Paulo e Flamengo, vão atravessar o País para seus confrontos. O time paulista, dono do título em 2023, precisará ir até o Pará para disputar o jogo de ida contra o Águia de Marabá.

Já o Flamengo, campeão em 2022,  enfrenta o Amazonas e vai fazer a partida da volta em Manaus.

Leia mais:  Jogos escolares: Linhares classifica 8 escolas no vôlei de praia e 9 no atletismo

Palmeiras e Botafogo-SP vão fazer um duelo do Paulistão, começando com mando da equipe da capital. A partida da volta será em Ribeirão Preto. Já o Corinthians vai decidir em casa contra o América-RN.

Entrada dos times da Libertadores

Ao todo, 32 times participaram do sorteio, sendo 20 equipes que vinham participando da Copa do Brasil desde a primeira fase, e mais 12 que entrarão agora no torneio. São eles: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino (que disputam a Libertadores), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde), Vitória-BA (campeão da Série B) e Athletico-PR (oitavo no Brasileirão 2023, garantiu a vaga por conta do título da Libertadores pelo Fluminense).

A terceira fase da Copa do Brasil será disputada ao longo do mês de maio. Os jogos de ida serão realizados na semana do dia 1º. A volta será na semana no dia 22. Na sequência, as oitavas de final tem como datas reservas o fim de julho e o início de agosto.

Leia mais:  Tribunal rejeita pedido do Vasco para impugnar partida contra o Fluminense

Veja os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil:

Bahia x Criciúma*
Botafogo x Vitória-BA*
Fortaleza x Vasco*
CRB X Ceará*
Operário-PR x Grêmio*
Internacional x Juventude*
Sampaio Corrêa x Fluminense*
Flamengo x Amazonas*
Goiás x Cuiabá*
Brusque x Atlético-GO*
Águia de Marabá-PA x São Paulo*
Palmeiras x Botafogo-SP*
Sousa-PB x Red Bull Bragantino*
Ypiranga-RS x Athletico-PR*
América-RN x Corinthians*
Atlético-MG x Sport*

*Times que fazem o jogo de volta em casa.

Continue lendo

Camisa 10

Rei da pequena área! Romário pode voltar a jogar aos 58 anos

Publicado

Aposentado desde 2009, Romário foi inscrito pelo América, clube do qual é presidente, para a disputa da segunda divisão do Campeonato Carioca

Romário assinou contrato como jogador do América Football Club, clube no qual também é presidente, e pode voltar a jogar aos 58 anos. Herói da Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato mundial na Copa do Mundo de 1994, ele acertou vínculo de uma temporada com o tradicional clube carioca e foi inscrito para a disputa da segunda divisão do Campeonato Carioca.

Romário receberá o valor simbólico de uma salário mínimo, mas isso não significa que o retorno aos gramados está certo. Ao ser questionado se vai mesmo voltar a jogar profissionalmente, o Baixinho ponderou.

“Talvez em alguns jogos. Acabei de assinar esse documento aqui. Em breve novidades. Vamos ver o que vai ser”, disse Romário, que está aposentado do futebol desde 2009 e publicou um vídeo nas redes sociais com um contrato em mãos.

Na presidência do América desde novembro do ano passado, Romário, que é Senador da República, foi o único candidato concorrendo na eleição do clube. O grupo de situação, que alçou Sidney Santana à presidência, não lançou ninguém para concorrer com o Baixinho.

Leia mais:  Fifa escolhe Edina Alves para apitar Mundial de Clubes no Qatar

O laço de Romário com o América tem relação com o seu pai, Edevair, que era torcedor do clube. O senador chegou a vestir a camisa da equipe em uma única oportunidade, em 2008, antes de assumir um cargo diretivo no clube. Naquele ano, ele foi campeão da segunda divisão do Campeonato Carioca com a equipe. Agora, quer retornar para levar o América de volta à elite do futebol do Rio. Em princípio, Romário descarta mudar o sistema de gestão para SAF. O clube teria dívida de R$ 80 milhões.

O América venceu o Campeonato Carioca pela última vez há 63 anos. Ao todo, o clube tem sete títulos estaduais (1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960). Lamartine Babo, ilustre torcedor americano, ficou conhecido por compor os hinos populares de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além do próprio América. Atualmente, o time disputa a segunda divisão do Rio. A estreia na Segundona do Carioca está marcado para o dia 15 de maio, contra o Petrópolis.

Leia mais:  Com capixabas, Brasil bate recorde de medalhas em Mundial de Kickboxing
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana