conecte-se conosco


Cidades

Internos de Vila Velha recebem escritora Socorro Aciolli em projeto de incentivo à leitura

Publicado

Cerca de 60 internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 receberam, na tarde dessa terça-feira (05), a presença da escritora Socorro Acioli, autora do livro “A Cabeça do Santo”. A obra foi usada para estimular a leitura e o pensamento crítico dos detentos durante as ações do projeto Ler Liberta, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

O encontro preparado na PEVV1 reuniu também professores e alunos da instituição de ensino envolvidos no Ler Liberta para estimular o debate sobre as atividades desenvolvidas no projeto. A escritora Socorro Acioli afirma que visitar a unidade prisional no Complexo do Xuri foi uma das experiências mais impactantes da sua carreira. Ela recebeu o Prêmio Jabuti em 2013 e teve sua obra entre os 50 melhores livros de 2017 pela New York Public.

“Pude perceber até onde o livro pode chegar e a força da literatura. Não imaginava encontrar leitores dentro de uma unidade prisional e, além disso, discutir com eles a percepção que tiveram da obra, uma percepção emocionada e sensível. Volto para Fortaleza já com a vontade de terminar um novo livro para retornar o quanto antes ao Espírito Santo. Esse encontro foi, para mim, uma renovação de esperança e uma das experiências mais importantes da minha carreira”, diz Socorro Acioli.

O interno Alexandre Sobral Cose afirma ter descoberto o prazer da leitura com o projeto Ler Liberta. A iniciativa tem mostrado a ele que é possível trilhar novos caminhos. “A leitura estimula nossa criatividade, melhora nossa escrita, o diálogo, pois aprendemos novas palavras. O livro ‘A Cabeça do Santo’ tem uma história muito emocionante. No debate que tivemos aqui com a escritora, pude aproveitar para pedir que ela faça um novo livro com a continuidade da história, porque da forma que finaliza, ainda não sabemos como tudo irá terminar”, diz Alexandre, que agora lê o livro de Augusto Cury, “O vendedor de sonhos”.

A coordenadora pedagógica da FDV e responsável pelo projeto, Juliana Ferrari, afirma que o Ler Liberta traz sempre uma mensagem de esperança. “O encontro foi um momento muito impactante. Ver a sala cheia de leitores debatendo com a autora da obra foi muito emocionante e trouxe a sensação de realização plena de algo que começou como uma sementinha e se tornou algo maior. Vemos que quem ganha ainda mais com isso é a gente ao ver que resta esperança e um novo caminho a ser trilhado pelos internos”, declara.

Ler Liberta

Iniciado em março de 2018, o projeto “Ler Liberta” estimula a leitura e o pensamento crítico. Durante as atividades, os internos devem ler três livros para, em seguida, produzir redações pertinentes a cada obra. Os participantes têm 21 dias para ler as obras e, posteriormente, produzir as resenhas. Os conteúdos passam por avaliação de professores e estudantes da FDV.

Além do estímulo à leitura, o projeto também beneficia os internos com a remição da pena. O aproveitamento por redação, com nota mínima exigida de seis pontos, pode remir até quatro dias da sentença.

Socorro Acioli

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora da Especialização em Escrita Literária do Centro Universitário Farias Brito. Professora substituta da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas sobre Narrativa, Estudo do Personagem, Teoria do Romance, Escrita Criativa e Roteiro de Cinema.

Organizou e ministrou cursos de sobre Literatura, Cinema e Cultura Brasileira para estrangeiros nos Centros Culturais das Embaixadas do Brasil na Bolívia, Cabo Verde, Líbano, África do Sul, Ilhas Maurício e Índia, promovidos pelo Departamento de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP) do Ministério das Relações Exteriores.

Venceu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro – CBL, com o livro “Ela tem olhos de Céu” em 2013.

O romance “A cabeça do Santo”, resultado do Doutorado em Literatura, foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras, traduzido para o inglês pela editora Hot Key Books, em 2014, pela Dellacorte Press (USA) e na França pela editora Belleville.

Em janeiro de 2015, foi uma das 30 artistas convidadas pela Bill & Melinda Gates Foundation para o projeto Art for Saving a Life, com o texto “Drops from a hero”. A edição americana “The Head of the Saint” é finalista do Los Angeles Times Book Prize 2017 e escolhido como um dos 50 melhores livros de 2017 pela New York Public.

Leia mais:  Detran|ES disponibiliza credencial de estacionamento de idoso on-line
publicidade

Cidades

Sebrae e Ministério da Economia encerram, em julho, o primeiro ciclo do InovAtiva 2020

Publicado

Evento será realizado pela primeira vez de modo online. O segundo ciclo do ano já está com inscrições abertas

O Sebrae e o Ministério da Economia realizam nos dias 18, 25, 26 e 27 de julho, o InovAtiva Experience, evento que encerrará o primeiro ciclo de 2020 do InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Criada em 2013, a iniciativa já atendeu mais de mil empresas de inovação em 10 ciclos. Nesta edição, o InovAtiva Experience está sendo realizado de modo online. O programa, do qual o Sebrae faz parte desde 2016, oferece aos empreendedores mentorias, capacitações e conexão com o mercado.

O momento final do Ciclo de Aceleração é o resultado da união de todos os players do ecossistema de inovação. Esse é um momento repleto de oportunidades para conexões entre parceiros, mentores, investidores e grandes empresas de todo o país. A temática do InovAtiva Experience 2020.1 será: “O Futuro é Agora!”.

Serão aceleradas neste primeiro ciclo um total de 136 startups, envolvendo a mobilização de mentores do programa, especialistas voluntários, investidores dos mais variados fundos, palestrantes, representantes de grandes empresas, além de líderes de comunidade. A abertura acontece no dia 18, com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa.

No sábado seguinte (25), acontecerão as mentorias coletivas com painéis interativos entre os participantes. No mesmo dia, haverá uma discussão sobre investimento e uma roda de conversa com empresa unicórnio. O domingo (26) terá atividades de comunidades e, na segunda-feira (27), será realizado o Demoday. Ao longo do último dia do evento, as startups farão suas apresentações e a banca de investidores fará a seleção das startups destaque do ciclo.

“Esse é o primeiro ciclo e já estamos com inscrições abertas para o segundo, que ocorrerá no segundo semestre”, explica Arthur Coelho, analista de Inovação do Sebrae. Startups interessadas em se inscrever devem acessar www.inovativabrasil.com.br

Leia mais:  Prefeitura de Vila Velha deve celebrar crédito de US 27,6 milhões até o final do ano
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Vila Velha disponibiliza formação continuada online a 130 pedagogos

Publicado

Pedagogos da Rede de Ensino Fundamental de Vila Velha estão tendo mais uma oportunidade para se qualificar. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando, desde o último dia 17, um curso de formação continuada sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para 130 profissionais. Os encontros acontecem de forma online, seguindo as recomendações de isolamento social das autoridades de saúde.

 “Dessa forma, garantimos um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade, e atualizado de acordo com os parâmetros nacionais, sem perder de vista as especificidades locais”, afirma a coordenadora do setor de Ensino Fundamental da Semed, Marise Soares.

As inscrições para a formação continuada foram realizadas entre os dias 08 e 16 de junho. A carga horária total do curso será de 40h, dividida em 5 módulos (3 horas de estudos teóricos e 5h de atividades escritas, por módulo).

Leia mais:  Mais guarda-vidas nas praias de Vila Velha garantem segurança de banhistas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana