conecte-se conosco


Política e Governo

Jardim Camburi é o sonho de desejo dos pré-candidatos a vereador

Publicado

Por Paulo Borges  – Correspondente

Vitória – O bairro de Jardim Camburi, o mais populoso e com um colégio eleitoral de mais de 35 mil votos, tem sido o sonho de desejo de muitos pré-candidatos às eleições municipais deste ano na capital capixaba. Além dos candidatos que moram no bairro, um exame de pré-candidatos deve aparecer no bairro em busca do voto, que é o capital de todo político. Já foram contabilizados pelos observadores da movimentação informal de pretendentes, cerca de 10 pré-candidaturas no bairro.

O que aguça o interesse dos políticos é a grande população de Jardim Camburi que se comparada aos 78 municípios capixabas fica em 8º lugar. E agregado a isso tem o número de eleitores que tem condições de eleger nos limites do bairro, pelo menos, três vereadores.

O bairro conta com duas associações de moradores e uma empresarial, além de uma estrutura de cidade, com uma importante indústria em seu território, um comércio forte e contribuem fortemente com a economia de Vitória.

Apesar do processo eleitoral não ter começado oficialmente, as articulações e pré-candidaturas estão sendo articuladas e construídas. Todos os “olhos de lince” do político vitoriense costumam mirar os votos que possam ser garimpados em Jardim Camburi.

Leia mais:  Empresa de café solúvel vai investir US$ 60 milhões no Estado
publicidade

Política e Governo

Secretário Vitor de Angelo visita escolas atingidas pelas chuvas na região sul do Estado

Publicado

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, esteve na região sul do Estado, na segunda-feira (20), para acompanhar a situação das escolas atingidas pelas fortes chuvas. Também estiveram na região o subsecretário Aurélio Meneguelli Ribeiro e o gerente de Rede Física Escolar da Sedu, Marcelo Amorim, para analisar a situação das unidades escolares e tomar as providências necessárias.

O secretário Vitor de Angelo relatou o que viu nos locais. “Fui ao sul do Estado visitar escolas atingidas pelas chuvas em Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, onde encontra-se um cenário de muita destruição e perdas. Assisti à triste cena de centenas de livros estragados pelas chuvas e pela lama serem levados em carrinhos-de-mão, um após outro, para uma montanha de obras didáticas inservíveis. Mas também vi muita solidariedade, o que sempre nos anima a recomeçar”, disse.

As unidades visitadas foram as escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, em Iconha; a EEEFM Agostinho Agrizzi, e a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guilherme Milaneze, ambas localizadas no município de Vargem Alta.

Segundo o subsecretário Aurélio Meneguelli, apenas as quadras poliesportivas das escolas Coronel Antônio Duarte e Agostinho Agrizzi foram afetadas pelas chuvas. “As quadras já passaram pela limpeza e não houve danos nos demais ambientes dessas unidades”, informou.

Já a Escola Guilherme Milaneze teve a biblioteca e a cozinha afetadas, mas o subsecretário ressaltou que as providências já estão sendo tomadas para não haver prejuízo ao início do ano letivo. “A equipe de alimentação escolar está no local realizando a limpeza e substituindo os materiais. Vamos destinar um recurso extra ao Conselho de Escola para realizar os demais reparos, como a biblioteca e o que mais for necessário”, garantiu Meneguelli.

Os diretores das unidades escolares estão acompanhando os serviços, a fim de garantir que tudo esteja em ordem para o início das aulas, que será no próximo dia 04 de fevereiro.

Leia mais:  Governador abre seminário sobre equidade na educação
Continue lendo

Política e Governo

Sedes cria grupo de trabalho para auxiliar retomada econômica dos municípios afetados pelas chuvas

Publicado

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (20), com equipes do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) para definir ações estratégicas que visam à retomada econômica dos municípios afetados pelas fortes chuvas no sul do Espírito Santo. Após definidas, as propostas serão encaminhadas ao governador Renato Casagrande para análise.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, explica que dentre as ações serão resgatadas e aperfeiçoadas as medidas de sucesso que foram realizadas no período de fortes chuvas em 2013. “Estamos em contato direto com os municípios de Iconha e Alfredo Chaves para analisar quais serão as medidas emergenciais para restabelecer a economia da região sul do Estado. Após executadas as medidas urgentes, iremos realizar ações pontuais nas regiões. Estamos analisando, por exemplo, a possibilidade de oferecer linha de crédito aos moradores e alongar o pagamento de dívidas”, afirma.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, todos os recursos da Agência estão disponíveis para auxiliar a população afetada pelas chuvas. “Pretendemos realizar atividades na região para fomentar o empreendedorismo local, como a utilização das nossas unidades móveis para auxiliar os micros e pequenos empreendedores da região”, destaca.

Também estiveram presentes à reunião os subsecretários da Sedes Rachel Freixo, Gabriel Feitosa e Paulo Menegueli; a assessora especial Fabrine Schwanz; o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, e o diretor de negócios do banco, Luiz Fernando Leitão; o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti; e o assessor especial da Aderes, Eduardo Gomide.

Leia mais:  Portal da Transparência tem avaliação positiva da maioria dos usuários
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana