conecte-se conosco


Internacional

Médicos tailandeses curam paciente com coronavírus em 48 horas

Publicado

Chinesa de 71 anos estava internada em um hospital da Tailândia, onde recebeu coquetel de antivirais; exames posteriores não detectaram o vírus

O ministro de Saúde Pública da Tailândia e vice-primeiro-ministro do país, Anutin Charnwirakun, anunciou no último domingo (2) que uma paciente chinesa infectada com o novo coronavírus foi curada em 48 horas em um hospital tailandês.

A vítima tem 71 anos e estava internada em um hospital com quadro de pneumonia. Os médicos administraram um coquetel de medicamentos antivirais usados contra o HIV (lopinavir e ritonavir), e gripe (oseltamivir).

“O resultado laboratorial positivo para coronavírus se tornou negativo em 48 horas”, afirmou o médico Kriengsak Attipornwanich, em entrevista coletiva.

Ele acrescentou que a paciente, que “estava exausta antes [do tratamento], conseguia se sentar na cama 12 horas depois”.

Não existem até agora medicamentos que sejam usados especificamente para combater o coronavírus. O que os médicos têm feito na China e em diversos países é o tratamento dos sintomas, conforme a gravidade do quadro de saúde do paciente.

Este é o primeiro caso de que se tem notícia de um paciente curado com antivirais. Mas isso não significa que todos os infectados respondam bem aos medicamentos, algo que precisa ser estudado.

Destino muito procurado por chineses, a Tailândia foi o primeiro local fora da China a ter o novo coronavírus. Atualmente, são 19 casos, sendo que 11 deles estão hospitalizados.

Leia mais:  Unicef ​​alerta que lockdown pode matar mais que o Covid-19
publicidade

Internacional

Japão cria ‘máscara inteligente’ com tradução de voz

Publicado

Já que as coberturas faciais se tornaram regra durante a pandemia, a startup japonesa Donut Robotics desenvolveu uma “máscara inteligente” que se conecta à internet para enviar mensagens e traduzir do japonês para outros oito idiomas.

Trata-se de uma cobertura branca de plástico que se encaixa sobre uma máscara comum e se conecta via Bluetooth a um aplicativo de telefone ou tablet.

Máscara tecnológica traduz em 9 idiomas o que você fala -

“É difícil ouvir o que os clientes nos caixas de supermercado e lojas de conveniência dizem, porque há camadas para evitar as gotículas. Ao usar esta máscara, essa comunicação pode melhorar ao transcrever as conversas para smartphones ou enviar mensagens de voz”, disse Taisuke Ono, da Donut Robotics.

Cada máscara custará US$ 40. As primeiras 5 mil unidades da máscara estarão à venda no Japão em setembro.

Leia mais:  Premiê britânico Boris Johnson está com coronavírus
Continue lendo

Internacional

Casa Branca deseja melhoras a Bolsonaro após diagnóstico de Covid-19

Publicado

A porta-voz da Casa Branca desejou melhoras ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta terça-feira (7) depois da notícia de que o mandatário testou positivo para o novo coronavírus. A porta-voz disse que ainda não conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tema.

O Departamento de Estado disse que os dois países, Brasil e Estados Unidos, estão em comunicação sobre diversos assuntos, inclusive sobre a infecção de Bolsonaro.

Trump, no entanto, que é bastante ativo nas redes sociais, principalmente no Twitter, ainda não desejou melhoras diretamente a Bolsonaro, com quem tem uma relação de amizade.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil também informou que o embaixador Todd Chapman e sua mulher, Janetta Chapman, testaram negativo para a Covid-19.

Os Chapman foram testados após receberem Bolsonaro em sua casa para um almoço no último sábado (4), em comemoração ao dia da independência estadunidense. 

Também estavam presentes os ministros Luiz Eduardo Ramos, Fernando Azevedo e Silva, Ernesto Araújo e Braga Netto. Nas fotos divulgadas do encontro, todos aparecem sem máscara.

Leia mais:  Unicef ​​alerta que lockdown pode matar mais que o Covid-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana