conecte-se conosco


Cidades

Mutirão solidário reúne centenas de voluntários para limpeza de ruas em Iconha

Publicado

Centenas de voluntários participam na manhã deste sábado (25) do Mutirão Solidário no município de Iconha para a limpeza das ruas e de estruturas afetadas pelas chuvas. A ação organizada pelo Governo do Estado também contemplou o distrito de Bom Destino, no mesmo município. Tropas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Marinha, além de voluntários civis participam da ação.

O governador Renato Casagrande – que fez a convocação a toda sociedade capixaba –, a vice-governadora Jaqueline Moraes, além de secretários de Estado e integrantes do Governo do Estado também participaram do mutirão. O esforço soma o trabalho de recuperação da cidade que já vem sendo feito desde a última semana, quando as cidades da região sul foram atingidas por fortes chuvas.

A concentração foi no Ginásio de Esportes de Iconha, que chegou a ser tomado pela lama e foi limpo pelas equipes do Corpo de Bombeiros ao longo da semana. O governador Casagrande saudou todos os presentes agradeceu a presença de todos e anunciou as providências adotadas na resposta às chuvas que seguem atingindo as regiões Sul e Caparaó.

Durante todo o dia, os voluntários recolheram entulhos que estavam espalhados pelas ruas, auxiliaram na retirada de várias residências e removeram grande parte da lama acumulada nas vias. Os trabalhos foram auxiliados pelas máquinas contratados pelo Governo do Estado, além de veículos e equipamentos de órgãos do Estado, do Exército e também os cedidos por particulares.

Parte do efetivo do Corpo de Bombeiros que participaria do Mutirão foi deslocado para atender as ocorrências nos municípios atingidos pelas chuvas na noite desta sexta-feira (24). Aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer) também foram encaminhadas para Cachoeiro de Itapemirim para atuar no socorro às vítimas na região.

Na parte da tarde, o governador e a vice-governadora visitaram os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, que foram bastante afetados pelas chuvas. Ele esteve reunido com os prefeitos das duas cidades, Victor Coelho e Domingos Fracaroli, respectivamente. Casagrande garantiu apoio nas ações de assistências aos moradores dos outros municípios atingidos e a possível inclusão nas medidas de recuperação que já haviam sido anunciadas para Iconha, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.


Ao final das visitas, por volta das 18 horas, Casagrande retornou ao município de Iconha, onde se reuniu no comando de operações com representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro. Ele aproveitou para novamente agradecer a solidariedade dos capixabas que, além das muitas doações para as vítimas do desastre, participaram atividade do mutirão de limpeza.

“A palavra é gratidão mesmo. Eu fiz o convite a muitas pessoas para vir aqui e as pessoas vieram. Mais de 500 voluntários presentes aqui. O Centro de Iconha e diversas ruas têm outra realidade ao final desse dia. Foi um sucesso, muito obrigado!”, disse o governador, que também agradeceu pela ajuda de todos os militares envolvidos no mutirão.


Casagrande recebeu a ligação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que antecipou sua vinda ao Estado para este domingo (26). Está previsto um sobrevoo do governador e o ministro sobre os municípios afetados pelas chuvas, seguido de uma reunião técnica às 16 horas no Palácio Anchieta, em Vitória.

Leia mais:  Suzano abre inscrições para o Programa Trainee 2021
publicidade

Cidades

Estudantes capixabas são classificados para Programa Jovem Parlamento Brasileiro

Publicado

A ação é uma oportunidade para que os jovens possam vivenciar o trabalho de um deputado federal por uma semana, em Brasília.

Dois estudantes da Rede Pública do Estado do Espírito Santo foram selecionados na última etapa do Programa Jovem Parlamento Brasileiro (JPB) 2020. Patrícia Dettmann Tonoli, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano; e Daniel dos Santos Moura, aluno do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), Campus São Mateus vão participar da 17ª edição do programa.

A iniciativa é direcionada a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil e tem o objetivo de propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático na Câmara dos Deputados.

Os participantes elaboraram um Projeto de Lei de sua autoria, desenvolvendo suas competências nos eixos cognitivos da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, o enfrentamento de situações-problema, a construção de argumentação e a elaboração de propostas.

Neste ano, o programa recebeu 34 projetos de estudantes da Rede Pública (Estadual e Federal) e Privada do Espírito Santo. A Coordenação Estadual do PJB, composta por técnicos da Secretaria da Educação (Sedu), avaliou os projetos de lei recebidos e encaminhou para a Câmara dos Deputados os oito pré-selecionados na etapa estadual, sendo classificados nesta última etapa, Patrícia e Daniel.

Informações sobre o PJB estão disponíveis em https://is.gd/pJ6awo.

Leia mais:  Edital Doce ES recebe mais de 300 inscrições
Continue lendo

Cidades

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Publicado

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada com a WWF-Brasil

O projeto de um casal de produtores capixabas é um dos selecionados do concurso Ideias Renovadoras: Plantando Árvores e Colhendo Alimentos, criado para auxiliar a recuperação da bacia do rio Doce e promover os Sistemas Agroflorestais (SAF), que combinam espécies florestais com culturas agrícolas ou pecuária, em todo o país. 

Lançado por meio de um convênio entre a Fundação Renova e a WWF-Brasil, em parceria com o Instituto Terra e o Centro de Pesquisa Internacional Agroflorestal (ICRAF), o concurso selecionou cinco iniciativas de SAF, sendo três localizadas na bacia do rio Doce e duas implantadas em todo o território nacional, para servirem de modelo no processo de restauração florestal da bacia.

A iniciativa Diversificação Produtiva Agroecológica, aplicada na propriedade localizada na Comunidade de Cascatinha do Pancas, em Colatina (ES), foi uma das vencedoras. O local tem uma produção sustentável, com preservação da natureza e de nascentes. Além da grande variedade de SAF, há também cultivo de feijão, arroz, milho, aipim, batata e abóbora, que são comercializados em feiras e destinados para alimentação escolar. 

A propriedade em Colatina tem 42 hectares de mata preservada, 11 hectares de regeneração natural com SAF e mais 1 hectare às margens de córrego com espécies nativas e frutíferas. O projeto é um exemplo na região e recebe estudantes e pesquisadores para visitas e estágios sobre conservação e conscientização.

Ao todo, foram recebidas 131 inscrições de projetos de todo o país. Os vencedores receberão uma premiação no valor de R$ 6 mil e participarão de um processo de imersão on-line ao lado de especialistas, entre 21 e 25 de setembro, para melhoria de suas práticas e desenvolvimento de novos arranjos produtivos de SAF, que poderão ser implantadas para recuperação florestal na bacia do rio Doce. Dos cerca de 40 mil hectares de área que serão reflorestados pela Fundação Renova, aproximadamente 10 mil poderão ser destinados ao plantio com fins econômicos.

“Essa expertise dos projetos trará uma oportunidade para os produtores da bacia preservarem suas áreas, melhorarem a qualidade da água e do solo e até mesmo desenvolverem atividades voltadas para a geração de renda”, diz Felipe Drummond, especialista de Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova. 

Confira os selecionados do concurso: 

Bacia do rio Doce:

·       Diversificação produtiva agroecológica em Colatina (ES)

·       Projeto de restauração de áreas degradadas com sistemas agroflorestais biodiversos e produtivos em Governador Valadares (MG)

·       SAF da Vânia e Scarlat, em Periquito (MG)

Fora bacia do rio Doce:

·       Sistema Agroflorestal em Agroecologia (SAFA), do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), em Glória do Goitá (PE)

·       Sítio Semente, de Brasília (DF)

Leia mais:  Edital Doce ES recebe mais de 300 inscrições
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana