conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Paciente de covid-19 vai precisar autorizar uso de cloroquina

Publicado

Em novo protocolo divulgado hoje, Ministério da Saúde determina dosagem do medicamento, que varia conforme gravidade dos sintomas dos pacientes

Os pacientes da covid-19 vão precisar autorizar uso de cloroquina durante o tratamento, de acordo com o novo protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (20).

O paciente será submetido a um termo de autorização, que requer uma assinatura do próprio doente.

O documento informa que o doente está ciente de que não há garantia de resultados positivos e “que o medicamento proposto pode inclusive agravar minha condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos”. 

Segundo o termo, alguns dos efeitos colaterais do remédio podem ser a redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias, além de alterações visuais por danos na retina. 

Um dos trechos do documento diz o seguinte: “Estou ciente de que o tratamento com cloroquina ou hidroxicloroquina pode causar os efeitos colaterais descritos acima, e outros menos graves ou menos frequentes, os quais podem levar à disfunção grave de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até ao óbito”. 

Sintomas moderados: tosse persistente, febre persistente diária ou tosse persistente com piora progressiva de outro sintoma relacionado a covid-19 (adinamia, prostração, hiporexia, diarreia) ou pelo menos um dos sintomas acima mais presença de fator de risco.  

Leia mais:  Veja quais são os riscos da automedicação para a sua saúde
publicidade

Medicina e Saúde

Doações de sangue caem durante a pandemia

Publicado

As unidades do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) de Vitória, Linhares, São Mateus e Colatina registram estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável nessa pandemia.

Segundo informou a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, há uma preocupação pela velocidade na queda do estoque diário, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes. “Desde o início da pandemia, mais precisamente do isolamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, disse.

O atendimento em todas as unidades é por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). “Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que quem está com sintomas gripais não deve comparecer para doação”, explicou a diretora.

Pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas.

Agende sua doação hoje mesmo:

-Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

-Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

-Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

-Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

-Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

Leia mais:  Excesso de açúcar em crianças pode causar hiperatividade
Continue lendo

Medicina e Saúde

Mais 60 respiradores chegam ao Estado para atendimento no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

Publicado

O Governo do Estado recebeu, na noite desse domingo (24), 60 novos respiradores vindos da Itália que serão destinados ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, uma das referências no atendimento de pacientes do novo Coronavírus (Covid-19), no Espírito Santo.

“Precisamos garantir ao paciente que adoece em solo capixaba uma atenção em saúde de qualidade. Nós planejamos e desenhamos a compra de muitos respiradores. Compramos 350 da Itália e nesse final de semana chegaram os 60 primeiros”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (25).

A aquisição faz parte do total de 350 respiradores da empresa Siare Engineering International Group, que tem sede em Bologna, Itália. Os equipamentos serão entregues parceladamente. A segunda entrega, com 100 equipamentos, será nas próximas semanas; a terceira entrega, com 90 respiradores, será em junho e; 100 restantes está prevista para final o de julho.

O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 24 milhões, com valor unitário de €11.750,00 euros cada equipamento.

Para o diretor geral do Hospital Dr. Jayme, Rogério Griffo, esses equipamentos vão aumentar a capacidade de atendimento à população capixaba. “Esses 60 respiradores vão permitir que novos 60 leitos de tratamento intensivo (UTI) sejam abertos no Hospital Dr. Jayme, vamos aumentar nossa capacidade para 250 leitos de UTI destinados aos pacientes Covid-19, um aporte significativo a saúde dos capixabas”, disse.

A compra foi realizada em duas etapas, com a aquisição de 250 equipamentos no final de abril e mais 100 na segunda quinzena de maio, por meio de um processo que contou com o apoio estratégico da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de Milão, o Governo do Espírito Santo, por intermédio do Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria da Saúde.

Leia mais:  Veja como ativar a circulação do corpo sem sair de casa
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana