conecte-se conosco


Internacional

Pediatra é preso por reutilizar seringas e contaminar 900 crianças com HIV

Publicado

Ele nega as acusações e diz que nunca reutilizou seringas 

O médico Muzaffar Ghanghro foi preso por causar a contaminação de 900 crianças com o vírus HIV na cidade de Ratodero, no Paquistão. O médico cobrava por consultas particulares e também trabalhava como clínico geral em um hospital público na região. 

O caso veio à tona em abril deste ano, quando vários moradores da cidade ficaram doentes simultaneamente. A maioria teve febre muito alta. Por fim, após realização de exames, 1.100 pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo a maioria crianças com menos de 12 anos que se consultaram com o médico. 

Imtiaz Jalbani, cujo seis filhos faziam tratamento com o pediatra, disse ao jornal americano “The New York Times” que viu o médico procurando uma seringa em uma lixeira para usar em um dos filhos dele, que posteriormente foi diagnosticado com HIV. Ele conta que quando questionou o médico sobre a atitude, ele respondeu que Jalbani não era “muito pobre para pagar uma nova”. 

Muzaffar deve responder por negligência e homicídio culposo. Ele nega todas as acusações e diz que nunca reutilizou seringas. De acordo com autoridades locais, há evidências de que outros profissionais aplicavam injeções com agulhas usadas.

Leia mais:  Homem contrai infecção mortal e gangrena após lambida de cachorro
publicidade

Internacional

Asteroide gigante vai passar “perto” da Terra neste fim de semana

Publicado

Considerado pela Nasa como um dos maiores maiores asteroides já observados, o pedregulho 2002 PZ39, descoberto em 2002, vai passar “perto” da Terra no próximo sábado (15). Mas não há qualquer motivo para preocupação. Isso porque a distância entre os dois corpos celestes será de no mínimo 5,7 milhões de quilômetros.

O alerta de proximidade partiu do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês), que faz parte da agência espacial americana. A análise é de que o asteroide de 980 metros de diâmetro nunca esteve tão próximo do nosso planeta. Vale destacar que 5,7 milhões de quilômetros equivale a pouco mais de 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua (384 mil quilômetros).

A Agência Espacial Europeia (ESA), que também realiza estudos deste tipo e faz alertas de proximidade, não considera a distância tão curta assim. Nenhum aviso sobre a aproximação do PZ39 foi emitido pelo órgão.

Vale destacar ainda que outros objetos vão passar ainda mais perto da Terra nos próximos dias. Na quarta-feira (12), por exemplo, o 2020 CK1, com 27 metros de diâmetro, estará a pouco mais de 3 milhões de quilômetros do nosso planeta.

 

Leia mais:  Homem contrai infecção mortal e gangrena após lambida de cachorro

Continue lendo

Internacional

Mulher astronauta que viveu mais tempo no espaço retorna à Terra

Publicado

Christina Koch ficou 328 dias na Estação Espacial Internacional e fez parte da caminhada espacial histórica só de mulheres

A astronauta Christina Koch retorna à Terra, nesta quinta-feira (6) após entrar para a história da exploração espacial ao passar 328 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) e ao ter participado da primeira caminhada espacial composta apenas por mulheres. Ao longo do período em que ficou na órbita do planeta, a norte-americana realizou pesquisas científicas importantes e ainda conseguiu se divertir com o privilégio de esta no espaço. Veja algumas das fotos compartilhadas por Christina em sua conta no Instagram durante a missão da Nasa.

O recorde permanência no espaço de Cristina é importante também para os estudos das consequências no corpo de longas viagens pelo Sistema Solar. Os resultados vão contribuir para estimar qual será o impacto de uma viagem até Marte, por exemplo

O recorde permanência no espaço de Cristina é importante também para os estudos das consequências no corpo de longas viagens pelo Sistema Solar. Os resultados vão contribuir para estimar qual será o impacto de uma viagem até Marte, por exemplo.

Durante o tempo livre, a astronauta gostava de fica na janela da ISS observando a Terra .

Durante o tempo livre, a astronauta gostava de fica na janela da ISS observando a Terra 

Leia mais:  Centenários se casam após um ano de namoro nos EUA
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana