conecte-se conosco


Política e Governo

Policial poderá ter gratuidade em ônibus intermunicipal

Publicado

O benefício inclui policiais e bombeiros militares e policiais civis, no total de duas gratuidades por veículo

A garantia de duas passagens por veículo, gratuitas, destinadas ao policial passageiro nos transportes intermunicipais no estado do Espírito Santo é o que propõe matéria de autoria parlamentar que tramita na Assembleia Legislativa (Ales). Tais reservas incluem igualmente o policiais e bombeiros militares e policiais civis.

Deputado Delegado Lorenzo Pazolini

Trata-se do Projeto de Lei (PL) 516/2020, de autoria do deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos). Para ter direito ao assento gratuito, o policial deve estar fardado e apresentar a carteira funcional de servidor público. Além dessas condições, caso não haja assentos disponíveis, o policial poderá viajar de pé.

De acordo com a justificativa do autor da matéria, medida semelhante está em vigor no estado do Rio Grande do Sul, ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que a considerou um benefício para a segurança do cidadão. A “concessão de dois assentos a policiais militares devidamente fardados nos transportes coletivos intermunicipais vai ao encontro da melhoria das condições de segurança pública nesse meio de locomoção, em benefício de toda a sociedade”, ponderou o ministro Alexandre de Moraes, redator para o acódão.

“Vale ressaltar que a proposta também é um incentivo aos policiais e bombeiros militares e policiais civis para que usem o transporte público com maior frequência, em vez de um veículo particular, reforçando, por consequência, a segurança da população de forma natural”, acrescentou Pazolini.

Caso a proposta seja aprovada e sancionada o texto estabelece prazo de até 30 dias, após a publicação da lei, para que órgão competente edite normas complementares para garantir o cumprimento da medida.

A matéria foi lida em Plenário a 28 de setembro e segue para análise nas comissões de Justiça; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Finanças. 

Leia mais:  Seag: investimentos e entregas à agricultura capixaba marcam 2019
publicidade

Política e Governo

Sedu anuncia novidades da Educação de Jovens e Adultos para 2021

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência da Educação de Jovens e Adultos, anunciou novidades para essa modalidade de ensino a partir do ano letivo de 2021. Entre as ações, está a abertura de novos sete Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs), sendo dois em Afonso Cláudio, dois na Serra, dois em Guaçuí e um em Nova Venécia. Além disso, outra grande novidade é a criação do S-EJA+, voltado a pessoas com distorção idade-série, que será ofertado, de forma pioneira, no diurno.

A Sedu ofertará 1.795 vagas para a EJA Regular; 1.674 vagas para a EJA Profissional; e 610 vagas para a S-EJA+. A Educação de Jovens e Adultos contará com Organização Curricular com carga horária obrigatória de 1.600 horas para a Etapa Ensino Fundamental, 1º e 2º Segmentos e 1.200 horas para a Etapa Ensino Médio, Parte Diversificada – Mundo do Trabalho e suas Tecnologias, Cultura Digital; Professor Articulador; Formação Continuada dos Profissionais; e Orientações Metodológicas.

Saiba mais:

EJA Regular

É uma oportunidade para aqueles que precisaram parar de estudar na idade certa. A EJA Semipresencial oferece Cursos de Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nas escolas estaduais do Estado do Espírito Santo.  Para ingresso nos cursos, o aluno deve ter a idade mínima de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

EJA Profissional

É a integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Profissional, em cursos planejados, de acordo com as características do público da educação de jovens e adultos e considerando as especificidades dos estudantes dessa modalidade. É destinado a estudantes acima de 18 anos, que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

S-EJA+

Tem como objetivos ampliar as oportunidades de acesso à educação; reduzir a desigualdade existente nas salas de aulas no que se refere à aprendizagem dos estudantes candidatos ao abandono e ou reprovação; integrar, junto a outras políticas, estratégias de inclusão social sedimentando o desenvolvimento humano e contribuindo para a redução das desigualdades sociais por atender estudantes Jovens e Adultos das Etapas Ensino Fundamental e Médio (preferencialmente os da 3ª Etapa).

Curso Técnico Integrado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pio XII, localizada em São Mateus, passará a ofertar o Curso Técnico em Comércio Integrado à EJA, com cinco semestres.

Cursos FIC Integrados ao Ensino Médio – quatro semestres

19 escolas, de 12 municípios, ofertarão cursos de qualificação profissional, entre eles: Assistente Financeiro, Cuidador de Idosos, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, entre outros.

Cronograma Chamada Pública Escolar 2021
Solicitação de Rematrícula e/ou Solicitação de Transferência Interna 18.11.2020 a 09.12.2020

 

Solicitação de Pré-Matrícula 10.12.2020 a 28.12.2020
Divulgação do resultado da Rematrícula e Transferência Até 11.01.2021

 

Efetivação da matrícula dos alunos proveniente das etapas Transferência Interna e Pré-matrícula De 12.01.2021 a 25.01.2021
Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência De 26.01.2021 a 12.02.2021

 

Clique AQUI e fique por dentro de todas as informações da Chamada Pública 2021.

Leia mais:  Governo inicia terraplanagem da nova Escola Virgínio Pereira na Serra
Continue lendo

Política e Governo

Casagrande se reúne com governadores de GO e MG em defesa do Corredor Centro-Leste

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reúne nesta segunda-feira (23) com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Romeu Zema. Na pauta dos encontros, a apresentação do projeto do Corredor Centro-Leste ligando os três estados. Fazem parte da comitiva capixaba, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini.


Uma das iniciativas do projeto é a melhoria do Corredor Centro-Leste, que ligaria os portos da Região Metropolitana de Vitórias aos estados de Goiás e Minas Gerais pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), respectivamente. Pela manhã, o governador capixaba esteve com o colega goiano, na capital daquele Estado. Na ocasião, Casagrande enalteceu o projeto e ratificou a excelente oportunidade logística entre os três estados.


“Gostaria de agradecer ao governador [Ronaldo] Caiado, que está nos recebendo muito bem. Uma reunião técnica e uma grande articulação regional. Queremos unificar as ações de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo em torno de um projeto que melhore a eficiência logística.  O Corredor Centro-Leste é uma excelente oportunidade para o Brasil, com pouco investimento e que viabiliza logística de transporte de grãos e produtos industriais com muita produtividade”, afirmou o capixaba.

Casagrande também apontou os benefícios da iniciativa em termos de aumento da competitividade do País. “Goiás é um grande produtor, por exemplo, e aumentando a eficiência logística, você reduz o custo final ao consumidor, aumentando também a competitividade do Brasil. Hoje o custo Brasil em espera no porto, em transporte, é alto e se resolve com logística”, frisou.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, elogiou a proposta do governador Casagrande e ressaltou os benefícios em aproximar os Estados.

“Todos nós goianos estamos felizes em receber o (Renato) Casagrande, governador experiente e de destaque no cenário nacional, que traz uma proposta alternativa que oferta a Goiás um transporte mais barato, célere e dando mais competitividade a toda nossa indústria, mineração e agropecuária. Todos nós abraçamos essa alternativa de chegarmos aos portos do Espírito Santo. Temos alternativa do Porto de Santos, Maranhão e se conseguirmos convalidar essa proposta até o Espírito Santo, teremos um custo e trajeto menor e um porto que tem capacidade de receber grandes navios. O que nós sempre lutamos foi que o Corredor Centro-Leste tivesse uma condição de competitividade para que os estados do interior tenham a mesma condição de competitividade dos estados litorâneos”, pontuou Caiado.

O governador do Espírito Santo segue agora para Minas Gerais, onde apresentará o projeto no final da tarde desta segunda-feira para o governador Romeu Zema. Após a reunião, esta matéria será atualizada com fotos e informações.

Leia mais:  Governo do Estado lança sistema público para consulta dos dados da Covid-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana