conecte-se conosco


São Mateus

Prefeitura de São Mateus leva aos bairros o Projeto Consultório na Rua para a prevenção ao coronavírus

Publicado

As pessoas atendidas reclamam do atendimento artificial e da falta de higienização das tendas, apesar dos recursos do governo federal repassados à Prefeitura para investir na prevenção do Covid 19

Já está funcionando o Projeto Consultório na Rua, da Prefeitura de São Mateus com equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrendo os bairros do município e fazendo abordagens clínicas em pessoas em situação de rua. Quando os profissionais constatam a necessidade de atendimento clínico com um médico ou outro profissional da Saúde, tomam todas as medidas para evoluir no atendimento.

A equipe conta com enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. “O Consultório na Rua oferta todos os serviços da Rede de Saúde. Havendo necessidade, nossos profissionais da Saúde também podem fazer parcerias com a Secretaria de Assistência Social do Município” – afirmou o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Luis Follador.

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Problemas e questionamentos

Algumas pessoas atendidas no bairro de Guriri, por exemplo, reclamam do atendimento superficial e até da cadeira em que o paciente deve se sentar, cujo estado é de sujeira, demonstrando pouco cuidado com a higienização do local.

A outra questão levantada por alguns pacientes atendidos é sobre os recursos destinados pelo Governo Federal para as atividades e aquisição de materiais de prevenção ao novo coronavírus. “Muito dinheiro para não ser usado. Será que o prefeito vai destiná-lo para as próximas festas?”, questionou um morador de Guriri.

Uma outra situação que não está diretamente ligada ao projeto, é o atendimento das ambulâncias adquiridas, porém sem um médico ou paramédico quando é chamada para a remoção de um paciente. Chega apenas com o motorista e os parentes e amigos é quem deve ajudar a conduzir o paciente para a ambulância.

Essa situação não é somente em São Mateus que acontece, até porque a Central de Ambulância de Linhares também pratica esse “serviço”.

Leia mais:  Brasil atento em São Mateus no TSE
publicidade

São Mateus

Amadeu Boroto não deve ser candidato a prefeito de São Mateus

Publicado

Pelo menos é o que o ex-prefeito vem dizendo as algumas lideranças políticas do município

Ainda não é nada oficial, mas a conversa existe e o assunto é a possível desistência da pré-candidatura do ex-prefeito Amadeu Boroto (PP). Ele vem analisando o cenário política do município, a grande quantidade de pré-candidatos e são fatores que o tem desestimulado à disputa das próximas eleições municipais, A esses fatores, deve-se agregar o alto índice de rejeição ao seu nome, segundo fontes consultadas pelo JN.

Para dirigentes de outras legendas partidárias, o risco da divisão em muitas candidaturas pode favorecer a situação daí a preocupação em ampliar as discussões com outros partidos na busca de um consenso em torno de um nome ou, pelo menos, trabalhar para diminuir a quantidade exagerada de pré-candidaturas.

Com relação ao nome do ex-prefeito, a sua desistência pode fortalecer, dentro do seu partido, o PP, o nome do empresário e presidente Cássio Caldeira. Ele é tido como um nome novo na política mateense e seria, para alguns, “a renovação que muitos clamam no município”, disse uma das lideranças ouvidas.

Outra questão levantada em conversas com lideranças comunitárias e políticas, além do cidadão comum, é a condenável prática dessas lideranças que se jugam donas da política mateense e que, na última hora se lançam candidatos. “Temos que desconstruir essas candidaturas de puro interesse e vaidade”, mandou recado uma das pessoas consultadas pela reportagem.

Leia mais:  Prefeito gasta mais de R$ 45 mil sem licitação, e passa por cima da lei
Continue lendo

São Mateus

Carlinhos e Ferreira Jr. podem fechar acordo para as próximas eleições

Publicado

Lyrio e Ferreira Júnior querem ampliar a discussão e defende a proposta de unidade das forças políticas de oposição

Os radialistas Carlinhos Lyrio (podemos) e Ferreira Júnior (Solidariedade), pré-candidatos a prefeito do município de São Mateus, podem fechar acordo para a disputa eleitoral deste ano. Essa possibilidade aconteceu em recente reunião entre os dois pré-candidatos na última terça-feira (30).

De acordo com fontes ouvidas pelo Jornal do Norte, o acordo “deve ser selado”, mas ainda não há confirmação oficial desse acordo, até porque Ferreira Júnior disse que também está conversando com outras legendas, mas que a questão de uma composição com Carlinhos Lyrio vai ser analisada com os membros do Solidariedade, principalmente com o ex-deputado Jorge Silva, que, até onde o JN pôde apurar, deu carta branca para que as conversas prosseguissem e que, se fosse da vontade da maioria, o acordo poderia ser celebrado.

Radialista Ferreira Júnior quer disputar prefeitura de São Mateus ...

Ferreira Júnior.

Ouvido pela reportagem, Carlinhos Lyrio confirmou a reunião que aconteceu e que trabalha com a proposta de unidade e seu objetivo é ampliar essa discussão com outros partidos para formar um leque de alianças capaz de disputar uma eleição para ganhar”. Enfatizou que vem conversando com vários partidos e que ainda não existe um fechamento oficial de chapa, até porque ainda tem as convenções partidárias e muito diálogo para ser feito.

Lyrio aproveitou para lembrar que está retornando ao rádio na próxima segunda-feira (6), até porque – com o adiamento das eleições deste ano – o prazo para o afastamento das suas atividades no rádio agora é 10 de agosto. Ferreira Júnior também segue no rádio, apresentando o seu programa Ronda da Cidade.

Leia mais:  Jerri acredita no fim do impasse entre Iema e Petrocity: ‘porto será implantado em São Mateus’
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana