conecte-se conosco


Política e Governo

Procon-ES debate ações sobre lote contaminado de cerveja artesanal

Publicado

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), no Centro de Vitória, sediou, na segunda-feira (13), uma reunião para debater estratégias em relação ao recolhimento de cervejas artesanais contaminadas do comércio no Espírito Santo. Participaram do encontro representantes da fiscalização do Procon Estadual, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Procons dos municípios da Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Vila Velha e Nova Venécia.

O diretor presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, afirmou que o coordenador do Procon de Minas Gerais, Amauri Artimos da Matta, realizou contato com o órgão capixaba na última sexta-feira (10) relatando os problemas com os lotes das cervejas da marca Backer e solicitou parceria para que fossem adotadas medidas no Espírito Santo, tendo em vista a entrada de lotes contaminados no Estado.

Athayde avaliou a reunião como positiva, reforçando a disposição dos órgãos em firmar parceria para controlar a situação. “Precisamos unir esforços para evitar contaminações no Estado e garantir o direito do consumidor. Estamos empenhados em resolver essa questão juntamente com os Procons municipais e demais órgãos”, disse.

O Ministério da Agricultura instaurou uma força tarefa para recolhimento de todas as cervejas da empresa. O Mapa informou também que 11 estabelecimentos da Grande Vitória, de forma cautelar, suspenderam a comercialização das cervejas da marca. A ação não foi restrita aos lotes da cerveja Belo Horizontina. As atividades da empresa foram cautelarmente suspensas e as amostras dos produtos serão encaminhadas para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura para análise.

Outra medida adotada foi a Portaria Recomendatória da Vigilância Sanitária Estadual para as Vigilâncias municipais de todo o Estado para a interdição cautelar do fornecimento dos lotes contaminados de cerveja.

Ainda na reunião, foi debatia a necessidade de alinhamento com a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindibares) para que os produtos sejam retirados do mercado, com base na resolução do Mapa, assim como recolhimento produto adquirido e a devolução do valor pago por ele.

Leia mais:  Jaqueline Moraes apresenta o programa Agenda Mulher em Vila Valério
publicidade

Política e Governo

Secretário Vitor de Angelo visita escolas atingidas pelas chuvas na região sul do Estado

Publicado

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, esteve na região sul do Estado, na segunda-feira (20), para acompanhar a situação das escolas atingidas pelas fortes chuvas. Também estiveram na região o subsecretário Aurélio Meneguelli Ribeiro e o gerente de Rede Física Escolar da Sedu, Marcelo Amorim, para analisar a situação das unidades escolares e tomar as providências necessárias.

O secretário Vitor de Angelo relatou o que viu nos locais. “Fui ao sul do Estado visitar escolas atingidas pelas chuvas em Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, onde encontra-se um cenário de muita destruição e perdas. Assisti à triste cena de centenas de livros estragados pelas chuvas e pela lama serem levados em carrinhos-de-mão, um após outro, para uma montanha de obras didáticas inservíveis. Mas também vi muita solidariedade, o que sempre nos anima a recomeçar”, disse.

As unidades visitadas foram as escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, em Iconha; a EEEFM Agostinho Agrizzi, e a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guilherme Milaneze, ambas localizadas no município de Vargem Alta.

Segundo o subsecretário Aurélio Meneguelli, apenas as quadras poliesportivas das escolas Coronel Antônio Duarte e Agostinho Agrizzi foram afetadas pelas chuvas. “As quadras já passaram pela limpeza e não houve danos nos demais ambientes dessas unidades”, informou.

Já a Escola Guilherme Milaneze teve a biblioteca e a cozinha afetadas, mas o subsecretário ressaltou que as providências já estão sendo tomadas para não haver prejuízo ao início do ano letivo. “A equipe de alimentação escolar está no local realizando a limpeza e substituindo os materiais. Vamos destinar um recurso extra ao Conselho de Escola para realizar os demais reparos, como a biblioteca e o que mais for necessário”, garantiu Meneguelli.

Os diretores das unidades escolares estão acompanhando os serviços, a fim de garantir que tudo esteja em ordem para o início das aulas, que será no próximo dia 04 de fevereiro.

Leia mais:  Jaqueline Moraes apresenta o programa Agenda Mulher em Vila Valério
Continue lendo

Política e Governo

Sedes cria grupo de trabalho para auxiliar retomada econômica dos municípios afetados pelas chuvas

Publicado

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (20), com equipes do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) para definir ações estratégicas que visam à retomada econômica dos municípios afetados pelas fortes chuvas no sul do Espírito Santo. Após definidas, as propostas serão encaminhadas ao governador Renato Casagrande para análise.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, explica que dentre as ações serão resgatadas e aperfeiçoadas as medidas de sucesso que foram realizadas no período de fortes chuvas em 2013. “Estamos em contato direto com os municípios de Iconha e Alfredo Chaves para analisar quais serão as medidas emergenciais para restabelecer a economia da região sul do Estado. Após executadas as medidas urgentes, iremos realizar ações pontuais nas regiões. Estamos analisando, por exemplo, a possibilidade de oferecer linha de crédito aos moradores e alongar o pagamento de dívidas”, afirma.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, todos os recursos da Agência estão disponíveis para auxiliar a população afetada pelas chuvas. “Pretendemos realizar atividades na região para fomentar o empreendedorismo local, como a utilização das nossas unidades móveis para auxiliar os micros e pequenos empreendedores da região”, destaca.

Também estiveram presentes à reunião os subsecretários da Sedes Rachel Freixo, Gabriel Feitosa e Paulo Menegueli; a assessora especial Fabrine Schwanz; o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, e o diretor de negócios do banco, Luiz Fernando Leitão; o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti; e o assessor especial da Aderes, Eduardo Gomide.

Leia mais:  Espírito Santo ganha primeira Federação dos Cafés
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana