conecte-se conosco


Brasil

Saiba quais regras o eleitor deverá seguir na hora de votar

Publicado

No dia 15 de novembro 2.810.132 eleitores espiritossantenses estarão aptos para ir às urnas e escolher seus representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Devido a pandemia do coronavírus, o período de votação foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 07 às 17 horas, sendo que os idosos terão horário preferencial das 07 às 10 horas.

A Justiça Eleitoral vai fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral.

Dicas e regras

Os eleitores e trabalhadores do pleito devem seguir alguns procedimentos para garantir a segurança sanitária. Veja quais são:

> Distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores;

>> Apresentação do documento oficial com foto à distância;

> Orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura;

> Higiene antes e depois do voto: quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

Robô virtual

Um robô irá ajudar os eleitores capixabas com dúvidas sobre as eleições, marcadas para o dia 15 de novembro, no primeiro turno, e 29 de novembro nos municípios com segundo turno.

chatboot foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O programa, apelidado de Bel (Bot ELeitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks.

A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. A Bel também aceita comandos de voz.

Os eleitores podem conversar com a Bel pelo endereço eletrônico e interagir com a assistente virtual. Quem preferir também pode interagir pelo WhatsApp do TRE-ES. Basta adicionar o telefone 27 2121 8403 à lista de contatos, ou através deste link.

As informações são do Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES).

Leia mais:  Petrobras aumenta preço do gás de cozinha em 5% nesta sexta (27)
publicidade

Brasil

Rio: Sem público, shows do Réveillon serão transmitidos pela televisão

Publicado

Segundo a Prefeitura, seis palcos serão espalhados em pontos turísticos da cidade; evento será pago integralmente pela iniciativa privada

O réveillon 2021 sofrerá mudanças no formato por conta da pandemia da novo coronavírus. Os tradicionais shows vão acontecer sem público e serão transmitidos pela televisão e pelas plataformas digitais da Riotur.

Além disso, a Prefeitura do Rio anunciou que seis palcos serão espalhados em pontos turísticos emblemáticos da cidade que terão as áreas isoladas para evitar aglomeração. Eles serão integrados durante a celebração.

O evento vai contar ainda com luzes, efeitos visuais e uma surpresa que, segundo o órgão municipal, só será revelada na noite da virada. Tudo isso poderá ser visto dentro de casa.

O novo modelo do réveillon será custeado integralmente pela iniciativa privada. Segundo a Riotur, esse formato vai homenagear as vítimas da covid-19 e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Leia mais:  MP apura corrupção na compra de testes de baixa qualidade para a Covid-19
Continue lendo

Brasil

Menina de 4 anos morre atingida por raio em Rio das Ostras (RJ)

Publicado

Segundo a prefeitura, a menor deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Âncora em estado grave, mas não resistiu

Uma menina, identificada como Maria Clara, de 4 anos, morreu, na tarde desta quarta-feira (28), após ser atingida por um raio na Praia Boca da Barra, em Rio das Ostras, no litoral fluminense.

Segundo a prefeitura, a menor deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Âncora em estado grave, mas não resistiu.

As testemunhas registraram em vídeo o momento em que a criança foi socorrida na areia. Nas imagens é possível ver que banhistas tentaram reanimar a vítima.

De acordo com informações, a menina estava acompanhada da avó e da irmã no momento em que foi atingida pelo raio. 

O corpo de Maria Clara foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Macaé, na mesma região. Ainda não há informações sobre o enterro.

O Corpo de Bombeiros informou que um homem, identificado como Pedro Maciel, de 36 anos, também foi atingido na região.

Leia mais:  Defeito em airbag pode afetar 2,7 milhões de carros
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana