conecte-se conosco


Segurança

Sesp realiza solenidade de entrega de drones para as polícias Militar e Civil

Publicado

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp) realizou, na manhã desta terça-feira (12), na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra, uma solenidade de entrega de três drones, doados pela mineradora Vale, para as polícias Militar e Civil. Os equipamentos serão utilizados pelo próprio 6º BPM, pelo Batalhão Ambiental da PM, além da Delegacia Regional de Aracruz.

A doação faz parte de um termo de cooperação técnica da Vale com a Sesp, assinado há cerca de dois anos. Além de parceria em eventos, a empresa também doou um drone para o Corpo de Bombeiros no ano passado. Os aparelhos dispõem de tecnologia avançada, que poderá ser usada em operações diversas pelas instituições.

Os drones possuem câmera térmica, holofotes e um sistema de som que permite emitir comandos de voz diretamente do rádio. Com a nova ferramenta, é possível reduzir a exposição dos profissionais de segurança em rondas, inclusive no período noturno. Os aparelhos têm, ainda, alcance de cinco quilômetros de distância, 500 metros de altura, e são considerados compactos, pesando cerca de 900 gramas e com 32,2 centímetros de comprimento.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, falou sobre o apreço que tem pela tecnologia  na área policial. “Uma doação como essas a gente sempre recebe de bom grado. Os drones possuem uma tecnologia interessante, com câmera térmica e qualidade de imagem alta, e serão uma boa aquisição. Vou pedir relatórios de uso desses aparelhos, para que possamos fazer um diagnóstico da melhor utilização”, afirmou.

A delegada Superintendente Regional do Norte da Polícia Civil, Andreia Maria Pereira, também agradeceu a doação e destacou o fato de um deles ter sido enviado para o interior do Espírito Santo. “Vai ser importante para auxiliar na nossa região. É bom receber um equipamento excelente como esse na nossa região e, agora, vamos buscar o treinamento dos nossos policiais para que ele possa ser usado”, destacou.

O coronel Márcio Sartório, comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPO-M) da PM, afirmou que os dois drones destinados à Corporação vão agregar ainda mais ao trabalho efetivo dos policiais que atuam nas ruas contra a criminalidade.

“A gente tem um índice de letalidade de policiais baixíssimo, pois nossa tropa tem um excelente treinamento e atua de forma técnica. Mas os criminosos estão mais ousados e partindo para o confronto, com armas de grosso calibre. Então esse equipamento pode nos ajudar a preservar ainda mais a integridade dos nossos militares que estão nas ruas combatendo o crime”, concluiu Sartório.

Leia mais:  BPMA apreende 39 aves nos municípios de Governador Lindemberg e Colatina
publicidade

Segurança

“Mostra uma covardia e beira a psicopatia”, diz secretário de segurança sobre chacina em Vitória

Publicado

Segundo o secretário, tudo leva a crer, que o caso tem relação com o tráfico de drogas; quatro pessoas foram assassinadas e um jovem ficou ferido

Em entrevista ao ES no Ar, da TV Vitória / Record TV, na manhã desta terça-feira (29), o secretário de segurança do Espírito Santo, Alexandre Ramallho, falou sobre as investigações da chacina ocorrida numa ilha de Vitória na tarde da última segunda-feira (28), que deixou 4 pessoas mortas e uma ferida.

Alexandre Ramalho ressaltou a frieza dos criminosos, que fizeram imagens das vítimas, em vídeo, pouco antes do crime acontecer. Segundo o secretário, tudo leva a crer, que o caso tem relação com o tráfico de drogas. 

“A polícia civil está trabalhando fortemente nas investigações, mas tudo nos leva a crer que é uma ligação do tráfico de entorpecentes. Mostra uma crueldade, mostra uma covardia, beira a psicopatia quando filmam esses jovens antes e acabam por executá-los”, disse o secretário.

O caso

Segundo as investigações, pelo menos seis pessoas estavam na região da ilha, que fica próximo a Santo Antônio, quando o crime aconteceu. Investigadores do Departamento de Homicídios informaram que os atiradores chegaram em dois barcos e cercaram a região. E foi aí que o grupo de jovens foi surpreendido pelos suspeitos. A polícia não soube dizer quantos criminosos eram. Quatro pessoas foram mortas a tiros.  

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra momentos antes da chacina acontecer. A suspeita da polícia é de que as imagens foram gravadas por um dos atiradores. 

Fonte: Folha Vitória.

Leia mais:  Governo do Estado lança pedra fundamental do Centro de Inteligência da Defesa Civil
Continue lendo

Segurança

Mulher tem carro roubado e ainda precisa ensinar assaltante a dar partida no veículo

Publicado

Crime aconteceu no bairro Novo México, em Vila Velha

Os moradores do bairro Novo México, em Vila Velha, têm reclamado de constantes crimes na região. Com o aumento da preocupação, o reflexo pode ser visto em diversas casas com muros altos e cercas elétricas. Em um dos casos, flagrado por uma câmera de segurança, uma mulher tem o carro levado por criminosos enquanto conversava fora do veículo. E o pior de tudo, ele não sabia ligar o veículo e ela teve que ensinar. 

O crime aconteceu na última quinta-feira (24). Nas imagens, é possível ver duas mulheres conversando em uma calçada do bairro, quando de repente surgem dois homens. Eles caminham em direção as vítimas e anunciam o assalto. Após entrar no veículo, a dupla não consegue dar a partida.

A dona do automóvel, além do susto, ficou no prejuízo financeiro, já que o carro não tinha seguro e estava com diversos produtos que ela vendia. 

E esse não foi o único nesta semana, na madrugada da última quarta-feira (23), um idoso de 76 anos teve o carro furtado por três homens em uma rua do bairro, e as câmeras de vídeo monitoramento também flagram a ação.

 

Leia mais:  Polícia Civil encaminha mais de uma tonelada de drogas para incineração

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana