conecte-se conosco


Segurança

Sesp realiza solenidade de entrega de drones para as polícias Militar e Civil

Publicado

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp) realizou, na manhã desta terça-feira (12), na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra, uma solenidade de entrega de três drones, doados pela mineradora Vale, para as polícias Militar e Civil. Os equipamentos serão utilizados pelo próprio 6º BPM, pelo Batalhão Ambiental da PM, além da Delegacia Regional de Aracruz.

A doação faz parte de um termo de cooperação técnica da Vale com a Sesp, assinado há cerca de dois anos. Além de parceria em eventos, a empresa também doou um drone para o Corpo de Bombeiros no ano passado. Os aparelhos dispõem de tecnologia avançada, que poderá ser usada em operações diversas pelas instituições.

Os drones possuem câmera térmica, holofotes e um sistema de som que permite emitir comandos de voz diretamente do rádio. Com a nova ferramenta, é possível reduzir a exposição dos profissionais de segurança em rondas, inclusive no período noturno. Os aparelhos têm, ainda, alcance de cinco quilômetros de distância, 500 metros de altura, e são considerados compactos, pesando cerca de 900 gramas e com 32,2 centímetros de comprimento.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, falou sobre o apreço que tem pela tecnologia  na área policial. “Uma doação como essas a gente sempre recebe de bom grado. Os drones possuem uma tecnologia interessante, com câmera térmica e qualidade de imagem alta, e serão uma boa aquisição. Vou pedir relatórios de uso desses aparelhos, para que possamos fazer um diagnóstico da melhor utilização”, afirmou.

A delegada Superintendente Regional do Norte da Polícia Civil, Andreia Maria Pereira, também agradeceu a doação e destacou o fato de um deles ter sido enviado para o interior do Espírito Santo. “Vai ser importante para auxiliar na nossa região. É bom receber um equipamento excelente como esse na nossa região e, agora, vamos buscar o treinamento dos nossos policiais para que ele possa ser usado”, destacou.

O coronel Márcio Sartório, comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPO-M) da PM, afirmou que os dois drones destinados à Corporação vão agregar ainda mais ao trabalho efetivo dos policiais que atuam nas ruas contra a criminalidade.

“A gente tem um índice de letalidade de policiais baixíssimo, pois nossa tropa tem um excelente treinamento e atua de forma técnica. Mas os criminosos estão mais ousados e partindo para o confronto, com armas de grosso calibre. Então esse equipamento pode nos ajudar a preservar ainda mais a integridade dos nossos militares que estão nas ruas combatendo o crime”, concluiu Sartório.

Leia mais:  Vila Velha - Guarda Municipal captura 82 foragidos e recupera 217 veículos em um ano
publicidade

Segurança

Espírito Santo fecha mês de maio com menor número de homicídios dos últimos 24 anos

Publicado

O Espírito Santo teve o mês de maio com o menor número de homicídios da série histórica desde 1996, em comparação com o mesmo período dos últimos anos. No total, foram registrados 76 assassinatos, sendo quatro a menos que os 80 de 2019. Cabe ressaltar que após o pico de 140 casos no mês de março, a tendência de queda se manteve.

No total, o Estado chegou a 514 homicídios em cinco meses, o que representa o quarto melhor resultado de toda série histórica, apesar de apresentar aumento de 14% em relação a 2019, quando foram 441 mortes violentas no mesmo período.

A região norte apresenta resultados positivos, com 10 homicídios a menos que 2019 e redução de 10,4%. Dentro desse total, Aracruz apresenta a maior redução, com 55,6% a menos em número de assassinatos no comparativo com 2019, sendo que de janeiro a maio foram 12 mortes violentas, contra 27 do ano passado.

Na Região Metropolitana, Vitória apresenta redução de 3,2% no acumulado do ano, com 44 homicídios contra 47 de 2019. No mês de maio, se destacou o município de Vila Velha, que chegou a ter 24 assassinatos em março e fechou os últimos 30 dias com seis registros.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou o desempenho das forças de segurança, principalmente pelo fato de estarmos em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Nós temos que reconhecer todos os esforços e o trabalho das forças de Segurança Pública do Estado, sejam elas estaduais, federais ou municipais. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado que foi realizado nos últimos meses, dentro da metodologia do programa Estado Presente, com grandes operações, ações pontuais e a caça a traficantes e homicidas. Só tenho a agradecer todo o empenho dos nossos policiais, em meio a uma situação de pandemia que vivemos”, ressaltou.

Leia mais:  Corononavírus: Polícia Militar atua no fechamento do comércio e orienta população a ficar em casa
Continue lendo

Segurança

PM apreende 17 pés de maconha em Viana

Publicado

Na tarde desta sexta-feira (29), policiais militares da 11ª Companhia Independente apreenderam 17 pés de maconha na Zona Rural de Viana.

A equipe da Força Tática recebeu uma denúncia anônima sobre pessoas que cultivavam os pés de maconha na localidade conhecida como Tanque, em Viana. Após intensas buscas no local, os militares localizaram os pés de maconha escondidos em meio à vegetação.

O comandante da 11ª Cia Ind., major Marcos Tadeu Pimentel, parabenizou os policiais militares pelo trabalho realizado e afirmou que essas prisões só são possíveis através de um trabalho conjunto da Polícia e da população.

Leia mais:  Vila Velha - Guarda Municipal captura 82 foragidos e recupera 217 veículos em um ano
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana