conecte-se conosco


Política e Governo

Setembro Amarelo: Deputado Sérgio Vidigal destaca luta na Prevenção ao Suicídio

Publicado

A campanha Setembro Amarelo começou nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo. O Dia D de luta é 10 de setembro.

O deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) é psiquiatra e sabe a importância desse movimento. Por isso, os seus mandatos têm ações voltadas para a prevenção deste mal.

“Ao longo da minha experiência cuidando das dores das pessoas, posso afirmar que quando alguém toma a decisão de tirar sua própria vida, é a ânsia de acabar com seu sofrimento mental, que em muitos casos são sinalizados por uma mudança de comportamento, ou uma fala com amigos”, disse Vidigal.

O deputado também é defensor da ampliação da oferta de serviços e terapias na área de saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Na saúde pública, a atenção à depressão e outras doenças mentais ainda são muito deficitárias à população que depende do serviço público”, comentou.

E ainda reforça a necessidade da formação dos profissionais de saúde, através de cursos de especialização, e criação de equipes multidisciplinar para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também nos estabelecimentos de ensino.

Ações

Foto: Divulgação/ Assessoria de imprensa do deputado no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida

Sergio Vidigal é autor de dois projetos de leis de enfrentamento ao suicídio e também é autor da Frente Parlamentar Mista de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.

Um dos projetos em tramitação na Câmara dos Deputados é o PL 3248/15, que dispõe sobre a assistência à prevenção e ao combate ao suicídio.

De acordo com o projeto de lei, na modalidade de assistência à prevenção e ao combate ao suicídio, inclui-se a formação de redes intersetoriais. Dessa forma, os serviços deverão contar com o envolvimento de equipes multidisciplinares, compostas de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Outro projeto é o 8530/2017 que institui Dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão. Assim, a data será lembrada, anualmente, no dia 15 de setembro.

E a frente parlamentar tem por objetivo debater de forma sistêmica a promoção, a prevenção, o tratamento e a recuperação. Além disso, assegurar o acesso às diferentes modalidades terapêuticas.

A frente foi lançada em 23 de outubro de 2019. Veja como foi o evento neste link.

Leia mais:  Evair de Melo garante mais recursos para a Saúde de municípios capixabas
publicidade

Política e Governo

Radar eleitoral: Sergio Meneguelli deixa eleição em Colatina

Publicado

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli anunciou que não será pré-candidato. “A partir desse momento eu não participo da campanha eleitoral deste ano. Eu não manifestarei apoio a candidato nenhum”. 

Em Linhares

A base de apoio à candidatura de Marcos Garcia à prefeitura ganhou mais um aliado. A Executiva Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Linhares bateu o martelo e oficializou a aliança. A decisão reforça a coligação “Por você, por Linhares”, formada pelo Partido Verde (PV), Partido Progressista (PP), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Democratas (DEM), o Cidadania e agora o PTB.

Vice I

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) definiu uma chapa puro-sangue para a disputa da prefeitura da Serra. Guilherme Ribeiro de Souza Lima, de 40 anos, é diretor da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), coordenador da Assembleia Municipal do Orçamento Participativo (Amo) e filiado ao PSB.
Ele é do movimento popular da Serra, onde atua há mais de 20 anos. Atualmente é líder comunitário do bairro Manguinhos.

Vice II

Dr. Victor Linhalis será o vice na chapa do pré-candidato a prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). Dr Victor, como é conhecido, é graduado em direito e pós-graduado em direito trabalhista. É presidente municipal do Solidariedade, evangélico, casado e pai de dois filhos.

Vice III

O médico cirurgião Afonso Carlos Vanzo Pimenta (PSDB), de 52 anos, foi anunciado como pré-candidato a vice do deputado Vandinho Leite (PSDB). Afonso tem atuado para consolidar o partido Aliança pelo Brasil no Estado. O anúncio foi feito diretamente do escritório do ex-deputado federal Carlos Manato, também ligado ao partido que está sendo criado por Bolsonaro.

Leia mais:  Sesa inicia processos para ampliação do serviço do SAMU para as regiões central e norte de saúde
Continue lendo

Política e Governo

Marcos Garcia (PV) conquista apoio do PTB em Linhares

Publicado

Linhares – A base de apoio à candidatura de Marcos Garcia à Prefeitura de Linhares ganhou mais um importante aliado. Isso porque, na noite desta quinta-feira (17), a Executiva Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Linhares bateu o martelo e oficializou a aliança. A decisão reforça a Coligação “Por você, por Linhares”, formada pelo Partido Verde (PV), Partido Progressista (PP), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Democratas (DEM), o Cidadania e agora o PTB. Com a formalização da aliança, o PTB acrescenta 26 pré-candidatos a vereador à chapa.

De acordo com o presidente do PTB em Linhares, Arthur da Silva Santos, o partido defende o diálogo com a sociedade para como chave para o processo de escolha do futuro da cidade. “O diálogo com a sociedade é fundamental na gestão de políticas públicas. As propostas precisam ser colocadas na mesa para a sociedade ter o real conhecimento. Este vai ser um momento de debatermos nossas ideias e participarmos do processo eleitoral. Linhares merece o melhor é vimos no Marcos esse potencial de diálogo com a sociedade”, afirmou.

Majoritária
O nome do deputado estadual Marcos Garcia foi confirmado como candidato a prefeito de Linhares na última terça-feira (15), durante a convenção municipal do PV. Na ocasião, partido também definiu que o presidente licenciado do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, do Partido Progressista (PP), será o candidato a vice-prefeito na chapa.
 
Alianças
De acordo com dirigentes do PV-Linhares, o partido segue em conversas com outras siglas e, até a data limite de fechamento das coligações, outros partidos devem ser confirmados.

Leia mais:  Evair de Melo garante mais recursos para a Saúde de municípios capixabas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana