conecte-se conosco


São Mateus

Vereadores autorizam contratação de guarda-vidas para alta temporada

Publicado

São Mateus – A Câmara de São Mateus aprovou na terça-feira (29), em regime de urgência urgentíssima, o Projeto de Lei 025/2019 do Poder Executivo, que dispõe sobre a contratação temporária de cinquenta guarda-vidas para atuar na temporada de verão nos balneários de Guriri, Barra Nova e Urussuquara, além do Rio Preto.
O contrato terá duração de 102 dias, compreendido entre 20 de dezembro de 2019 a 31de março de 2020), com salário de R$1.007,00.

A autorização foi aprovada por unanimidade em plenário.
Os profissionais serão contratados através de processo seletivo simplificado, no qual 20% das vagas serão destinadas a mulheres.

Justificativa
Em sua mensagem e justificativa para a proposição tramitar em rito de urgência na Câmara, o Chefe do Poder Executivo alegou que “o quantitativo de guardas-vidas já contratado por meio da Lei Municipal 1.660/2018 não é suficiente para manter a segurança e a proteção aos frequentadores e banhistas”.

“Mais uma vez esta Casa está contribuindo com o Poder Executivo. O que é de interesse da população, a Câmara tem feito todo esforço para aprovar os projetos de relevância”, disse o presidente Jorge Recla.

“Este projeto chegou nesta terça-feira na Comissão de Finanças e já está na pauta. Agradeço aos vereadores por entenderem a necessidade da urgência na votação” destacou o vereador Carlos Alberto.

Melhoria salarial
Para as próximas contratações, Jozail do Bombeiro pediu ao executivo que apresente melhor proposta salarial. “Observa-se uma dificuldade muito grande para contratar esse tipo de profissional, é atividade de risco. O salário neste projeto é muito pouco, mas não podemos aqui alterar o valor. Geralmente não se preenche o volume de vagas devido à questão salarial. Espero que no próximo, o Executivo possa melhorar para que atraia mais profissionais para essa área”, sugeriu o vereador.

Agilidade
Para o relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Redação, Ajalírio Caldeira, o fato de não ter sido uma proposição enviada às pressas colaborou com o trabalho de análise das comissões. “Tendo em vista que os projetos do Executivo chegam a esta Casa de última hora, dessa vez chegou em tempo hábil. Sem dúvida, essa contratação é importante, dará uma cobertura e atenção aos veranistas que passam a temporada em São Mateus”.

O líder do prefeito, vereador Francisco Amaro elogiou o parlamento pelo trâmite acelerado do PL 025/2019 . “É um projeto importante, porque com a alta temporada chegando, nossas praias recebem muitos turistas e realmente tem essa necessidade. A gente agradece as comissões que deliberaram e o voto de cada vereador”, concluiu.

Leia mais:  Conab disponibiliza mais de 2,5 mil t de milho em Programa de Vendas em Balcão
publicidade

São Mateus

Corpo de Bombeiros Militar realiza treinamento para surfistas de Guriri

Publicado

Foi realizado o treinamento Surf-Salva, na Ilha de Guriri em São Mateus-ES, no último domingo, ministrado através de uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) e Associação de Surf da Ilha de Guriri (ASIG).

Visando trazer conhecimento para os surfistas da região sobre como se comportar ao se deparar com uma situação de afogamento, o treinamento teve seu início na sede da ASIG com instruções teóricas e práticas, que capacitaram surfistas para apoiar os trabalhos dos guarda-vidas na praia, além de auxiliar na prevenção ao afogamento.

Os temas abordados foram: características e graus do afogamento, transporte de vítimas com prancha de surf, identificação de um afogamento, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, entre outros assuntos.

As instruções foram ministradas pelo Sgt Calmon e Cb Botelho do CBMES, e do médico Dr. Henrique Zon, associado da ASIG

Leia mais:  Estudante apresenta a vereadores estudo que estimula projetos de iniciativa popular
Continue lendo

São Mateus

São Mateus vence o Atlético Itapemirim e é vice-líder do Campeonato Capixaba 2020

Publicado

Antes da bola começar a rolar para o Campeonato Capixaba 2020, o São Mateus estava longe de ser um dos favoritos. Mas, após quatro rodadas, os resultados provaram o contrário. Na noite desta quarta-feira, o Pitbull do Norte venceu a terceira partida consecutiva ao superar o Atlético Itapemirim, por 1 a 0, no Sernamby.

Com o resultados, o São Mateus foi aos nove pontos ganhos, ultrapassa Rio Branco VN e Real Noroeste e alcança a vice-liderança do Capixaba 2020. O único gol da partida foi marcado no primeiro tempo, pelo zagueiro Fernando Salles.

O Campeonato Capixaba 2020 prossegue no próximo final de semana com os jogos da quinta rodada da primeira fase. No sábado, às 15h, O Atlético Itapemirim enfrenta o Serra no Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim. No domingo, às 15h, o São Mateus visita o Rio Branco VN, no Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante.

Leia mais:  Inscrições para o prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba vão até dia 27
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana