conecte-se conosco


Política e Governo

Vice-governadora participa da abertura da Vitória Stone Fair

Publicado

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, participou da abertura da Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020, que começou nesta terça-feira (11) e vai até sexta-feira (14), no Pavilhão de Carapina, na Serra. Também esteve no evento o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti. Durante a cerimônia de abertura foi apresentado o decreto prorrogando o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das operações realizadas na feira por 120 dias.

A vice-governadora afirmou que o decreto é uma forma de apoiar o crescimento da mineração no Espirito Santo. “Com esta atitude, o Governo se coloca como um aliado, como um parceiro estrutural para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e ponte de diálogo para com o Governo Federal”, disse.

Jaqueline Moraes ressaltou também que a medida demonstra a disponibilidade do Governo “de trabalhar para melhorar o ambiente de negócios em todo o Espirito Santo”. 

Para o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, a prorrogação na cobrança do ICMS para até 09 de junho é uma medida de incentivo às operações realizadas na feira. “O setor de rochas e granitos no Estado é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba. Com essa medida, queremos impulsionar esse setor tão importante para o desenvolvimento e crescimento econômico do Espírito Santo”, afirmou.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades políticas e da área de rochas, mineração e exportação, como o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Dantas e a diretora da Agência Nacional de Mineração (ANM), Débora Toci Puccini.

A feira conta com a presença de 240 marcas e consolidou sua terceira onda exportadora, sendo a primeira de blocos; a segunda, de chapas; e agora a de agregação de valor aos materiais através de tecnologia.

Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, o crescimento do setor no último ano, que superou a marca de US$ 1 bilhão em exportações, é o destaque do momento. “A Vitoria Stone Fair tem significativa participação na expansão do setor pelo mundo, pois é um evento integrador que proporciona vários links de oportunidades no setor produtivo, de consumo e ainda na especificação dos produtos, primando pela valorização da aplicabilidade das rochas naturais”.

A Feira

A Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020 reúne mais de 240 expositores, com previsão de público visitante de mais de 18 mil pessoas. O evento é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas.

A exposição Brazilian Stones Original Design, da Abirochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e conta com a apresentação de obras de 21 designers e arquitetos e curadoria de Vivian Coser.

Leia mais:  Polêmica na ALES: Mesa Diretora eleita para biênio 21-23 renuncia
publicidade

Política e Governo

Deputado estadual não é candidato em Guaçuí

Publicado

Para o suplente não é uma boa notícia, mas a verdade é que o deputado estadual, Luciano Machado não será pré-candidato a prefeito do município de Guaçuí. Havia muita especulação de que o parlamentar poderia vir a tentar se eleger prefeito, até porque desfruta de muito prestígio na região, principalmente no seu município.

Deputado Luciano Machado vai continuar na Assembleia.

De acordo com o parlamentar a sua decisão é uma questão de coerência, responsabilidade e compromisso assumido quando da sua eleição de deputado estadual. Ele é o único representante na Assembleia Legislativa da região do Caparaó e, por isso, “não seria justo deixar o cargo para o qual foi eleito, para virar pré-candidato a prefeito de um município”, disse o parlamentar que ocupa na Assembleia a Mesa Diretora como um dos vice-presidentes da Casa.

Quem é Luciano Machado

Formado em Letras, é empresário desde 1987. Em 1988, foi eleito vereador constituinte, em Guaçuí, onde também foi vice-prefeito (1996) e prefeito por dois mandatos (2000 e 2004). Ex-presidente do Consórcio Caparaó, também exerceu o cargo de diretor de Obras da Cohab-ES, foi representante do governo do Estado na Junta Comercial e gerente de programas e projetos da Secretaria de Agricultura. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativo, foi eleito em 2018 com 15.221 votos. É o 1º secretário da Mesa.

Leia mais:  Governo do Estado assina acordo de cooperação com Universidade do Minho e TecMinho, em Portugal
Continue lendo

Política e Governo

Programa conscientiza alunos sobre uso de novas tecnologias

Publicado

Proposta busca incentivar os pais a ensinarem seus filhos no uso da internet com segurança

A deputada Raquel Lessa (Pros) é autora do Projeto de Lei (PL) 111/2020, que prevê a criação do Programa Cidadania Digital nas escolas estaduais. A proposta é conscientizar alunos, pais e professores para um comportamento  responsável e saudável no uso das novas tecnologias disponíveis nas bibliotecas públicas.

O programa tem como objetivo a filtragem do acesso à internet no ambiente escolar para impedir a visualização de conteúdo prejudicial ou inadequado por alunos e funcionários da escola e também promover alfabetização digital com a conscientização dos perigos do uso excessivo dos meios eletrônicos. A matéria inclui a família dos estudantes no processo de cidadania digital e busca incentivar os pais a ensinarem seus filhos no uso da internet com segurança.

Caso seja aprovada, a proposta vai contar com ferramentas para apoio pedagógico. Entre elas orientações em tempo real para professores que desejam compartilhar informações, ouvir dicas sobre como trabalhar os conteúdos em sala de aula e tirar dúvidas com psicólogos sobre formas de lidar com casos de cyberbullying  e exposição dos alunos na internet.

Estabelece ainda como instrumento para os professores a promoção de palestras, encontros e seminários sobre temas cotidianos do universo online, como crimes de internet, informações falsas, superexposição nas redes e  proteção da privacidade.

“A internet é um dos avanços mais significativos da modernidade, pois abre portas para inúmeras oportunidades, inclusive, para o compartilhamento de informações, produção de conteúdo e construção de conhecimento, a comunicação, o lazer e o entretenimento. Embora a mídia e a tecnologia tenham uma grande promessa de aprendizado, os jovens precisam de apoio e educação para aprenderem a fazer julgamentos sólidos ao navegar no mundo digital”, explica a autora.

Raquel Lessa disse que é preciso fazer um contraponto aos investimentos que os governos vêm fazendo em informatização das escolas. “Como os estados investem na tecnologia do século XXI, os legisladores estaduais estão tomando medidas para garantir que os alunos tenham as habilidades de alfabetização digital e cidadania que lhes permitam aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizagem online. Isso inclui ajudar os alunos a discernir a origem e a validade do conteúdo online e a praticar comportamento online seguro e ético”, conclui.

Tramitação

As comissões de Justiça, Ciência e Tecnologia, Educação e Finanças emitirão parecer sobre a matéria.

Leia mais:  Governador visita primeiros filhotes de onça nascidos em cativeiro no ES
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana