conecte-se conosco


Segurança

Visitas sociais serão retomadas nos presídios do Estado no dia 10 de agosto

Publicado

A Secretaria da Justiça (Sejus) anunciou a retomada das visitas sociais nas 35 unidades prisionais do Estado a partir do dia 10 de agosto. A medida foi tomada diante da estabilização do número de casos ativos do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. As visitas poderão ocorrer uma vez ao mês para apenas um familiar adulto. As atividades religiosas também voltam a funcionar nas unidades.

Como medida de segurança a fim de evitar a propagação do vírus, o familiar passará por barreira sanitária. Servidores penitenciários farão a medição da temperatura do visitante autorizado, bem como a higienização das mãos com álcool etílico. Um questionário de saúde deverá ser respondido antes da entrada. O uso de máscara será obrigatório. Caso haja suspeita ou sintomas gripais a visita será reagendada.

As visitas serão realizadas no parlatório, onde interno e visitante não terão contato físico, comunicando-se pelo telefone e separados por uma parede de vidro. O agendamento das visitas com as famílias será feito pela unidade prisional onde o interno está custodiado. As visitas nas unidades estavam suspensas desde o dia 1º de abril em decorrência da pandemia.

O subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, destaca que o aumento do número de visitantes nos presídios será analisado de forma gradual. “Neste início, vamos padronizar uma visita mensal por preso. Apenas uma pessoa adulta estará autorizada a entrar. Orientamos também que este familiar não pertença ao grupo de risco, bem como não vá à unidade acompanhada de recém-nascido, criança ou adolescente. Vamos observar também como a pandemia se comportará nesse período até que possamos retomar gradativamente à normalidade”, disse.

Medidas de segurança foram adotadas em todo o sistema prisional do Estado para prevenir e conter o contágio da doença na massa carcerária, bem como preservar todos os servidores que atuam no sistema penitenciário. Os procedimentos adotados, alinhados às recomendações da Secretaria da Saúde (Sesa), possibilitaram a queda no registro de casos no sistema prisional. Atualmente, apenas 11 internos fazem tratamento da doença e são acompanhados pelas equipes de saúde das unidades. Desde o início da pandemia no Estado, 220 presos foram acometidos pela Covid-19 e já encontram-se curados.

A Sejus também realiza estudos para retorno do trabalho externo de presos e planeja, em conjunto com a Secretaria da Educação (Sedu), o retorno das ações de educação nas unidades prisionais do Estado.

Atividades religiosas

As atividades religiosas também voltam a funcionar em todo o sistema prisional, seguindo as recomendações estabelecidas pela Secretaria da Saúde. A atividade está prevista na Lei de Execução Penal (LEP). Na Sejus, o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter) assessora as questões teológicas e pastorais nas unidades prisionais do Estado, garantindo o respeito à diversidade religiosa.

Os voluntários religiosos poderão retornar com medidas sanitárias, fazendo uso de máscaras de proteção, luvas e protetor facial, em dias e horários estabelecidos pelas unidades prisionais a fim de evitar aglomerações.

Leia mais:  Ex-delegada e ex-policial civil são alvos de ação por improbidade administrativa
publicidade

Segurança

Diretoria de Saúde da PMES recebe veículo da SESP para auxiliar no atendimento à família policial militar

Publicado

Na manhã de ontem, quinta-feira (06), a Polícia Militar recebeu da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) um veículo Jeep Renegade 0 KM, oriundo do Programa Pró Vida da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça  (SENASP – MJ).

O comando geral da Polícia Militar repassou o veículo à Diretoria de Saúde, em cerimônia que ocorreu na Secretaria de Esportes e Lazer (SESPORT), às 09h de hoje (06). O evento contou com a participação do Secretário de Segurança, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do Subsecretário de Gestão Estratégica, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, do Subcomandante-geral da PMES, coronel Marcio Celante Weolffel e do Diretor Adjunto de Saúde, tenente-coronel Laurismar Tomazelli, dentre outras autoridades.

O veículo será utilizado pela Divisão Corporativa de Promoção Social no atendimento à família policial militar, nas questões relacionadas à saúde mental, prevenção ao suicídio, atenção psicossocial e qualidade de vida do policial militar e seus familiares, bem como em visitas domiciliares e hospitalares aos militares que necessitem de apoio e acolhimento psicossocial.

Para o Subcomandante-geral da PMES, coronel Celante, a aquisição deste veículo vem reforçar a qualidade na prestação dos serviços de saúde e oferecer mais segurança e conforto à família policial militar.

Leia mais:  Vila Velha - Guarda Municipal captura 82 foragidos e recupera 217 veículos em um ano
Continue lendo

Segurança

BPMA flagra rinha de galo, resgata 84 animais e detém suspeitos

Publicado

Neste domingo (02), policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam 82 galos e equipamentos utilizados na prática de rinha de galo em Humaitá, município de Linhares.

A apreensão ocorreu após verificação de denúncia anônima feita via Disque-Denúncia (181), quando foi flagrada pelos policiais a prática de rinha de galos.

A ação resultou na apreensão de 82 galos utilizados em rinhas, dois coleiros, medicamentos, seringas, canivetes, balança digital, gaiolas, biqueiras, esporas de plástico, tesouras, relógio de parede, bucha para treina, pinça e encerrou com três pessoas detidas que foram conduzidas a Delegacia de Linhares e apresentadas à autoridade de plantão juntamente com todo material apreendido.

Leia mais:  Arma, drogas e munições são apreendidas pela PM em Barra de São Francisco
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana