conecte-se conosco


Mundo Cristão

11% dos protestantes não conseguem distinguir entre o Antigo e o Novo Testamento, nos EUA

Publicado

Pesquisa da Lifeway Research entrevistou 1.008 frequentadores de igrejas protestantes americanas

Mais de 10% dos cristãos protestantes mencionaram uma história do Novo Testamento ao serem questionados sobre sua passagem favorita do Antigo Testamento, conforme revelou um novo estudo.

A Lifeway Research divulgou na semana passada um relatório intitulado “Visões de Frequentadores de Igrejas Protestantes sobre Histórias Bíblicas”, baseado em respostas de 1.008 frequentadores de igrejas protestantes americanas coletadas em setembro de 2023.

A pesquisa questionou os entrevistados: “De todas as histórias encontradas no Antigo Testamento da Bíblia, qual é a sua favorita?”

Moisés e arca de Noé

Treze por cento dos entrevistados destacou o livro do Êxodo e o foco em Moisés como sua parte favorita do Antigo Testamento. A história de Noé e a Arca ocupou o segundo lugar, com 11% dos frequentadores de igrejas protestantes citando-a como sua favorita.

No entanto, a porcentagem de entrevistados que mais apreciaram a história de Noé e a Arca foi equivalente àquela que mencionou uma história ou livro do Novo Testamento como sua parte favorita do Antigo Testamento.

Além disso, 7% dos entrevistados responderam “nenhum” quando questionados sobre sua parte favorita do Antigo Testamento, enquanto 3% disseram que não sabiam.

Isso indica que apenas 79% dos participantes realmente identificaram uma história ou livro do Antigo Testamento como sua parte favorita, quando questionados sobre o Antigo Testamento.

“Embora os frequentadores da igreja possam abrir uma Bíblia na igreja, pelo menos 1 em cada 5 pode não estar familiarizado com a forma como ela é organizada e o que distingue o Novo Testamento do Antigo Testamento”, disse Scott McConnell, CEO da Lifeway Research, ao The Christian Post.

“Alguns desses frequentadores podem ter passado menos tempo na Bíblia, enquanto outros podem não conhecer a Bíblia por si mesmos porque outra pessoa sempre foi seu GPS para navegar nela.”

Outras histórias e livros amplamente adotados pelos cristãos como suas partes favoritas do Antigo Testamento incluem o livro de Gênesis (10%), a história de Davi e Golias (8%), a história de Adão e Eva (5%), a história de Jó (4%), a história de Rute (4%), a história de José (3%), a história de Jonas (3%), a história de Daniel (3%), a história de Ester (2%), a história de Davi (2%), o livro dos Salmos (2%), a história de Caim e Abel (2%), a história de Abraão (1%), a história de Elias (1%) e a história de Sansão (1%).

Leia mais:  Culto em presídio leva centenas de detentos a louvarem a Deus: ‘Ele me Ama’

Resumir ou recitar passagem

Menos de 1% dos entrevistados selecionaram todas as opções restantes como suas histórias ou livros favoritos do Antigo Testamento. A pesquisa também avaliou a capacidade dos frequentadores de igrejas de recitar ou resumir algumas das histórias bíblicas mais notáveis de memória.

Em relação à história de Davi e Golias, 34% dos entrevistados afirmaram que “podem contar tudo com precisão”, enquanto 39% disseram que “podem contar, mas alguns detalhes podem estar faltando ou errados”.

Vinte e três por cento expressaram confiança de que “poderiam apenas dar uma rápida visão geral” da história, e 3% acreditavam que “não poderiam contar nada dela”. Menos de 1% afirmou que não se tratava de uma história bíblica.

Uma parcela ligeiramente maior de entrevistados acreditava que poderia contar toda (39%) ou a maior parte (43%) da história da Arca de Noé. A porcentagem daqueles que se sentiam confiantes o suficiente para “apenas dar uma rápida visão geral” caiu para 17%. Apenas 1% afirmou que “não conseguia contar nada disso”, enquanto menos de 1% não a reconheceu como uma história bíblica.

A confiança na capacidade de recitar toda a história de Daniel e a Cova dos Leões foi significativamente menor, com apenas 24% dos entrevistados se sentindo capazes de contar a história com precisão. No entanto, a mesma porcentagem (39%) que acreditava poder resumir a história de Davi e Golias com precisão também se sentiu capaz de fazer o mesmo com a história de Daniel e a Cova dos Leões. Um por cento dos entrevistados alegou que não se tratava de uma história bíblica.

Vinte e nove por cento dos entrevistados se sentiram confiantes em sua capacidade de contar toda a história de Deus pedindo a Abraão que sacrificasse Isaque, enquanto 35% acreditavam que poderiam descrever a maior parte dela. Vinte e seis por cento caracterizaram seu conhecimento da história como suficiente para dar apenas uma visão geral, e menos de 1% não a reconheceu como uma história bíblica.

Leia mais:  Padre chama "casal de pobre" por decoração em igreja

Jonas e o peixe grande

Quanto à história de Jonas e o peixe grande, uma pluralidade de 35% dos entrevistados afirmou que poderia contar a maior parte dela de memória, enquanto 28% sustentaram que poderiam contar toda a história. Vinte e seis por cento consideraram seu conhecimento suficiente para dar uma “visão geral rápida”, e 8% disseram que não poderiam contar nada da história. Dois por cento dos entrevistados não conseguiram identificá-la como uma história bíblica.

Embora a maior parte da pesquisa tenha se concentrado nas opiniões dos entrevistados sobre histórias bíblicas reais, uma pergunta abordou uma história bíblica inexistente: a de Rômulo e Remo. Apenas uma pluralidade dos entrevistados (39%) reconheceu que essa passagem fictícia não fazia parte da Bíblia.

Rômulo e Remo

Em contraste, a maioria dos entrevistados pareceu acreditar que a Bíblia contém o livro fictício mencionado. Trinta e três por cento disseram que “não conseguiam contar nada” sobre a passagem inexistente, enquanto 16% destacaram sua capacidade de “dar uma visão geral rápida”. Seis por cento demonstraram um grau ainda maior de confiança, afirmando que poderiam se lembrar da maior parte da história. Apenas 1% respondeu que conseguia recitar a história de Rômulo e Remo de memória.

“O grande número de frequentadores de igrejas que admite prontamente não ter clareza sobre alguns dos detalhes das interações de Deus com os patriarcas ajuda a explicar a necessidade de ensino bíblico regular nas igrejas,” observou McConnell.

“Embora reconhecer os nomes de cada pessoa mencionada na Bíblia possa ter pouco valor, a fé cristã atribui grande importância ao reconhecimento do ensino bíblico por outras vozes, pois Jesus disse que Ele é o único caminho.”

publicidade

Mundo Cristão

Bíblia ESV revisa tradução de versículos e altera texto de Gênesis

Publicado

A Bíblia ESV (sigla para versão padrão inglesa) está passando por sua primeira atualização de texto em quase uma década. O Comitê de Supervisão de Tradução da ESV anunciou que revisões serão feitas em 36 passagens e 42 versículos, com foco em aprimorar a precisão e a clareza.

A atualização será gradual, sendo concluída nos próximos dois anos. A primeira versão das edições atualizadas estará disponível na primavera de 2025, com o lançamento completo previsto para o outono de 2026.

O Comitê de Supervisão de Tradução da Bíblia ESV (TOC), que é responsável pela publicação da versão, garantiu a fidelidade do texto aos originais bíblicos. As mudanças incluem 68 alterações de palavras, representando aproximadamente uma modificação a cada 11 mil palavras, 57 ajustes em notas de rodapé e modificações de pontuação em 14 versículos.

A atualização de Gênesis 3:16 é uma das mais significativas, retornando à tradução usada em 2001: “Seu desejo será para seu marido, e ele a dominará”, depois de ter sido alterada na edição de 2016 para “Seu desejo será contrário ao do seu marido, mas ele dominará sobre você”.

Leia mais:  Em meio ao câncer, cantora Camila Campos dá à luz louvando a Deus

A alteração visa alinhar a tradução com outras versões históricas, como a Revised Standard Version (RSV) e a New American Standard Bible (NASB).

Em relação a João 1:18, a frase “o único Deus” foi substituída por “Deus o único Filho”, com base nos termos gregos “theos” e “monogenēs“, e para manter a consistência com João 1:14. A revisão também oferece leituras alternativas nas notas de rodapé, como “o único Deus que” e “o único Filho”.

Outras mudanças significativas incluem:

  • Gênesis 2:14, que esclarece a localização do rio Tigre, indicando que ele corre a leste da Assíria.
  • Gênesis 6:14, com mais informações sobre o termo “madeira de gofer”.
  • Êxodo 20:11, alterando a frase para “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra”, em vez de “fez os céus e a terra”.
  • Deuteronômio 32:17, ajustando “demônios que não eram deuses” para “demônios que não eram Deus”.

O TOC enfatizou que a Bíblia ESV não planeja atualizações frequentes, mas permanece aberta a revisões quando novas descobertas arqueológicas ou linguísticas oferecerem mais clareza. Desde a primeira publicação em 2001, mais de 315 milhões de cópias da ESV foram distribuídas, muitas delas doadas por meio de parcerias ministeriais.

Leia mais:  Justiça multa igrejas por culto em frente a terreiro de candomblé, no Maranhão

O comitê afirmou que nenhuma tradução bíblica é perfeita, mas que Deus utiliza as imperfeições para Sua honra e louvor.

Ao final, o TOC expressou sua gratidão e orações para que as atualizações sejam úteis para os cristãos em todo o mundo, segundo informações do portal The Christian Post.

Continue lendo

Mundo Cristão

Mulher ora e marido afogado volta à vida após 45 minutos

Publicado

Socorristas conseguiram reanimá-lo enquanto a esposa orava sem parar

Neste terça-feira (11), um homem se afogou na Represa do Passaúna, em Curitiba (PR), e equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram chamadas para prestarem o socorro. A vítima estava em parada cardiorrespiratória e os socorristas ficaram 45 minutos tentando reanimá-lo.

Segundo as testemunhas, o homem entrou na represa para pegar a bola do filho, mas se afogou e foi salvo da água por um frequentador do local. A esposa dele teria assistido a tudo e, durante todo o tempo do socorro, esteve orando e pedindo a Deus para que seu marido voltasse à vida.

– Após 45 minutos de massagem cardíaca, conseguimos fazer com que ele retornasse com os batimentos – disse o cabo Ferreira, do serviço de emergência, em entrevista ao portal Banda B.

Muitas pessoas acompanharam o socorro e ficaram emocionados com a fé da esposa que não parou de orar pedindo intervenção divina.

– Os familiares ficam bem comovidos com essa situação. Não tem como ver o familiar exposto a isso. É triste. Mas que bom que hoje tivemos um final feliz – completou o cabo Ferreira.

Leia mais:  Momentos de reflexão com a cantora Lauriete

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana