conecte-se conosco


Segurança

Polícia Militar comemora 37 anos do ingresso das primeiras mulheres na instituição

Publicado

Há 37 anos a presença feminina nos quadros de atuação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) já é uma realidade. Seja nas atividades operacionais, administrativas, de saúde e até mesmo como musicista na Banda de Música da PM, lá estavam elas marcando presença e conquistando cada vez mais espaço. Na data de hoje (08) está sendo lembrada a criação da primeira turma de policiais femininas da Instituição Militar Capixaba.

A turma, que se formou em junho de 1984, tinha 67 policiais. Estas conquistaram patentes de tenente e até mesmo coronel. Foram atuantes tanto nos setores administrativos quanto no operacional. As atividades desempenhadas por elas, portanto, agregam valor a projetos, estratégias e ações necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho entorno da segurança pública. 

Mulheres na PMES
A inserção da mulher na PMES ocorreu em 1983, quando, por meio do Decreto de 6 de maio de 1983, foi instituída a Companhia de Polícia Feminina. Em agosto do mesmo ano foi aberto o 1º Curso de Formação de Sargentos Femininos da PMES e, em junho de 1984, formaram-se 67 policiais femininas.

Já em 1986 teve início a primeira turma de soldados femininas, que agregou mais 27 mulheres aos quadros da Corporação. As policiais femininas são atuantes em praticamente todos os setores da Corporação incluindo Batalhões, Companhias Independentes, unidades especializadas como o Batalhão de Missões Especiais (BME), a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), o Regimento de Polícia Montada (Rpmont), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e, também, na Banda de Música da PMES.

Leia mais:  Sejus suspende visitas nos presídios e trabalho externo dos apenados
publicidade

Segurança

Polícia Militar apreende duas submetralhadoras de fabricação caseira em Aracruz

Publicado

Durante patrulhamento no bairro Segatto, na sede de Aracruz, a equipe de Força Tática avistou dois individúos em atitude suspeita, que se evadiram dos policias sentido a uma mata quando perceberam a aproximação dos militares.

Após intensas buscas foram localizadas duas submetralhadoras de fabricação caseira, dois carregadores, 18 munições , 17 buxas de maconha e cinco pedras de crack.

Todo material foi apreendido e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Aracruz; não houve conduzidos.

Leia mais:  Polícia prende um dos criminosos mais procurados do ES; drogas e arma foram apreendidas
Continue lendo

Segurança

Homem é preso em Salvador suspeito de estuprar filho de 4 anos e filha de 8

Publicado

Uma das crianças enviou áudios para mães de amigas, relatando abusos. Abusos ocorriam há cerca de cinco anos

Um homem suspeito de estuprar o filho de quatro anos e a filha de oito foi preso na sexta-feira (15), na Avenida ACM, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), uma das vítimas enviou mensagens de áudios para as mães de duas amigas, relatando os abusos, o que deu origem à denúncia.

De acordo com a SSP-BA, familiares das vítimas fizeram a denúncia na polícia na tarde de quinta-feira (14). A titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra à Criança e o Adolescente (Dercca), Érica Guimarães, pediu à Justiça que decretasse a prisão preventiva do suspeito. O pedido foi acatado e, em menos de 24 horas após a denúncia, o mandado foi cumprido.

Ainda segundo a SSP-BA, os abusos ocorriam há cerca de cinco anos, no Engenho Velho da Federação.

Segundo a delegada Érica Guimarães, todo o material recolhido, incluindo as mensagens de áudio, e os depoimentos coletados contribuíram para a elucidação do caso.

“As crianças passaram por exames periciais e os laudos vão complementar o inquérito”, detalhou.

O homem passou por exames de lesões corporais e será encaminhado para uma unidade do sistema prisional.

Leia mais:  Polícia prende um dos criminosos mais procurados do ES; drogas e arma foram apreendidas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana