conecte-se conosco


Cidades

20 mil vagas em cursos on-line gratuitos nesta terça-feira (21)

Publicado

Vinte mil chances de qualificação gratuita para estudar em casa! A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa Qualificar ES, abre, na próxima terça-feira (21), mais uma oferta de cursos gratuitos. As 20 mil vagas são para 10 cursos on-line de 120 horas cada. Moradores de todo o Estado podem se inscrever até o dia 01 de maio para concorrer em até dois cursos. 

As inscrições podem ser feitas no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br). De acordo com o edital de seleção, os requisitos para inscrição são ter, no mínimo, 16 anos, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na web. Clique aqui e acesso o edital.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados na conclusão dos cursos recebem certificação na própria plataforma de estudos.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, destacou sobre a importância de ofertar cursos a distância nesse período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “O Programa Qualificar ES já tem por tradição oferecer cursos a distância para possibilitar que o maior número de pessoas possa usufruir desses cursos gratuitos de qualificação. Logicamente que durante esse período da pandemia, por nós já termos a tecnologia e pessoal especializado para poder oferecer isso à sociedade, o programa se torna um instrumento importante para a população capixaba por disponibilizar cursos na modalidade a distância e gratuitos”.

“É importante ressaltar que, justamente nesse período, em que as pessoas são incentivadas a ficarem em casa, é quando nós,enquanto Estado, temos que oferecer essa possibilidade de qualificação e de aprimoramento”, afirmou Cristina Engel.

Esta é a segunda oferta de vagas do Qualificar ES em 2020. Até o momento, somando com as vagas deste edital de seleção, 36.075 vagas em cursos gratuitos já foram oferecidas para população capixaba.

Confira os cursos on-line da terceira etapa da oferta:

 

Leia mais:  Cinco municípios em Risco Alto a partir da próxima segunda-feira
CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil 120h 2000
Auxiliar Administrativo 120h 2000
Educação Especial Inclusiva 120h 2000
Fotografia 120h 2000
Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas 120h 2000
Informática Básica 120h 2000
Inglês Básico 120h 2000
Robótica Educacional 120h 2000
Secretaria Escolar 120h 2000
Segurança no Trabalho 120h 2000
TOTAL 20.000

 

Cronograma 

 

INSCRIÇÃO RESULTADO  

INÍCIO DAS AULAS

 

 

TÉRMINO AULAS

 

21/04/2020 a 01/05/2020 06/05/2020 11/05/2020 10/07/2020

publicidade

Cidades

Adolescente é resgatado de helicóptero após ter pulmão perfurado por galho de árvore

Publicado

O menino e o pai faziam a poda de uma árvore no sítio da família, em Laranja da Terra, interior do Espírito Santo, quando o acidente aconteceu

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) após ser atingido por um galho de árvore e ter o pulmão perfurado e as costelas quebradas.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (23) em Laranja da Terra, interior do Estado. Em 25 minutos, a aeronave levou o menino para o Hospital São Lucas, em Vitória, onde ele está internado.

Eles preferiram não gravar entrevista, mas contaram que o adolescente e o pai acordaram cedo e foram cortar os galhos de uma árvore no sítio da família. Durante a poda, um galho caiu em cima do menino.

Segundo informações da polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros atendimentos ao adolescente e acionou o transporte aéreo logo em seguida.

O Major Pablo afirmou que acionar o Notaer reduziu o tempo de deslocamento até o hospital: “Um trajeto que uma ambulância demoraria entre 3 a 4 horas para realizar, o helicóptero fez em 25 minutos”.

Ainda segundo a família, as primeira informações da equipe médica do hospital são de que o menino está na chamada “sala de choque” para se recuperar do trauma.

Leia mais:  Cinco municípios em Risco Alto a partir da próxima segunda-feira
Continue lendo

Cidades

Carro vai parar embaixo de caminhão em Nova Venécia

Publicado

Neste sábado (23), por volta de 11h15min, um acidente foi registrado na rotatória da Avenida Guanabara, em Nova Venécia.

Um veículo, Fiat Strada HD WK, de cor prata, registrado em Vila Pavão, desceu o morro que fica ao lado do posto de gasolina e descontrolado bateu na carroceria de um caminhão.

Com o impacto, o para-choques que fica na traseira do caminhão foi arrancado.

No Fiat Strada estava apenas a motorista que sofreu ferimentos em uma das mãos.

Por sorte não havia ninguém no carona, parte que ficou completamente destruída.

A motorista do Fiat Strada, em estado de choque, não soube explicar o que aconteceu.

Leia mais:  Corpos de vítimas de acidente envolvendo ônibus em MG chegam ao ES nesta terça-feira
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana