conecte-se conosco


Política e Governo

Pazolini marca para as convenções anúncio se será candidato à reeleição em Vitória

Publicado

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), marcou para o período das convenções partidárias – de 20 de julho a 5 de agosto – a data do anúncio do seu futuro político. Ao ser questionado sobre quando pretendia falar sobre a possibilidade de disputar a reeleição, Pazolini jogou pra frente: “É muito cedo. Vamos deixar para o prazo das convenções, para amadurecer”.

A resposta foi dada na semana passada, numa curta entrevista durante o evento de posse do novo procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal. Pazolini compareceu ao evento e foi abordado pela coluna. “Eu me filiei, para ser candidato a deputado, no último dia e sobre minha candidatura a prefeito também”, justificou o prefeito.

É no período das convenções partidárias que as legendas definem seus candidatos e coligações. Logo em seguida, começa oficialmente a campanha. Porém, no caso de Pazolini, a convenção será apenas para cumprir uma legalidade formal, porque nos bastidores, sua candidatura à reeleição já está definida.

Ele é a grande aposta do partido Republicanos nas eleições deste ano. A legenda não quer sair da vitrine, ou seja, quer continuar à frente do comando da Capital e tem investido nisso.

O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, tem cuidado pessoalmente das articulações envolvendo a disputa em Vitória, como reuniões para fechar alianças com partidos e negociações para definir quem irá compor a chapa como vice. Tudo, obviamente, em consenso com o prefeito.

Leia mais:  Governo do Estado anuncia pacote de investimentos de mais de R$ 100 milhões na região sul

É quase certo que o PP, que se aproximou bastante da Prefeitura da Capital do ano passado pra cá, ficará com a vaga. Entre os partidos que caminham hoje com o prefeito, a sigla comandada no Estado pelo deputado federal Josias da Vitória é a maior, a que mais agrega e a que mais tem a oferecer – até o momento.

Entre os quadros da sigla, dois nomes se destacam pelo favoritismo à vaga: a presidente da Findes, Cris Samorini; e o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet. Cris está com um pezinho na frente dessa “disputa interna”.

Questionado se o PP ficaria com o posto de vice em sua eventual candidatura à reeleição, Pazolini mais uma vez fez mistério: “Está muito cedo ainda, calma”.

Adiar o anúncio sobre o posto de vice, porém, faz sentido. Cravar agora quem ficará com a vaga poderia afastar outras legendas da negociação para formar uma coligação, uma vez que o principal posto de interesse já estaria ocupado.

Não à toa que a tradição é deixar para anunciar o vice no último minuto, aos 45 minutos do 2º tempo – embora muitas vezes o nome já tenha sido fechado na pré-campanha.

Leia mais:  Governo do Estado sinalizará 17 municípios por um trânsito mais seguro

Na Grande Vitória, apenas Pazolini e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), ainda não anunciaram publicamente sobre o posicionamento que adotarão nas eleições de outubro. Mas, assim como Pazolini, Arnaldinho também vai disputar a reeleição.

Adiar o máximo possível esse anúncio é também uma estratégia, de quem está à frente da máquina pública, para evitar antecipar o debate eleitoral e também virar alvo na mão dos adversários.

É um gasto e tanto de energia ter que responder às provocações, além de ter que ficar a todo momento convencendo a população que os anúncios, ordens de serviços e entregas são da gestão e não da campanha. Adotar a estratégia, porém, não significa paz e calmaria.

Os dois prefeitos já têm experimentado o peso da artilharia da oposição. São vídeos, memes e postagens em redes sociais, além de discursos inflamados em eventos e púlpitos políticos. E, daqui pra frente, o clima tende a esquentar. Mesmo que nos bastidores, a campanha para a eleição que promete ser uma das mais acirradas dos últimos pleitos, já começou.

publicidade

Política e Governo

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicado

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

Leia mais:  Comissão da Assembleia quer ouvir diretor-presidente da Eco101

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Continue lendo

Política e Governo

Puppim toma posse no TJES e fala em responsabilidade: “Entusiasmo”

Publicado

Novo desembargador do TJES, Alexandre Puppim foi empossado pela Corte nesta quinta-feira

integrantes do Sistema de Justiça, autoridades e familiares participaram da solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Alexandre Puppim, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A sessão foi presidida pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

Na cerimônia, Puppim foi acompanhado ao Tribunal Pleno pelo decano, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e pelo último empossado, desembargador Marcos Valls Feu Rosa. Em seguida, o novo integrante da Corte prestou o compromisso legal para exercer o cargo e foi agraciado com o colar do mérito judiciário, uma das mais altas honrarias concedidas pela Justiça estadual.

Samuel Meira.
Cerimônia contou com a presença do governador Renato Casagrande – Foto por TJES

Já a tarefa de dar as boas-vindas ao novo integrante do Tribunal Pleno ficou a cargo do desembargador Carlos Simões Fonseca, que fez algumas reflexões sobre o difícil e gratificante ofício de julgar, que agora faz parte dessa nova etapa da carreira jurídica de Alexandre Puppim.

“A posse de vossa excelência em nossa Casa de Justiça é motivo de grande contentamento, com sua brilhante trajetória profissional, certamente um diferencial que trará novos ares, nova visão do Direito, e a experiência de quase 30 anos de uma intensa advocacia privada”, ressaltou o desembargador Carlos Simões.

Leia mais:  Ato simbólico marca início da vacinação das crianças contra Covid-19 no Espírito Santo

Imagem ilustrativa da imagem Puppim toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do ES

Puppim agradeceu pela calorosa recepção e verdadeira acolhida que recebeu no Tribunal de Justiça, o que o fez se sentir genuinamente em casa.

“Por isso, é com muita alegria, entusiasmo e plena consciência da responsabilidade que assumo, que me disponho a atuar e a enfrentar os novos desafios que se apresentam, buscando contribuir para a constante evolução desta Justiça, que já foi analógica, tornou-se digital, e agora pretende, como sempre bem ressalta o nosso presidente, ser uma justiça verdadeiramente inteligente”, enfatizou o novo desembargador.

“É muito bom a gente ter no tribunal mais uma pessoa com grande capacidade, com valores pra poder continuar engrandecendo e fortalecendo uma instituição fundamental pra nós que é o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O Brasil quer, cada vez mais, fortalecer a democracia e, para isso, precisa sempre fortalecer o Poder judiciário, pois é o local que as pessoas buscam preservar e garantir e recuperar os seus direitos”, enfatizou o governador Renato Casagrande, do PSB.

Autoridades do judiciário capixaba posam para foto.
Autoridades do judiciário capixaba posam para foto. – Foto por TJES

“Para a Ordem dos Advogados do ES é uma alegria imensa, pois completamos a vaga do Quinto Constitucional com um profissional de tamanha envergadura que exerceu a advocacia com tanta ética, tanta responsabilidade, com tanta qualidade e um trato maravilhoso com a advocacia. Nos sentimos muito confiantes e temos a certeza de que essa representação será de plena harmonia com a advocacia, pois é isso que esperamos que o representante do Quinto Constitucional faça: represente a cidadania e a advocacia dentro do Tribunal de Justiça”, apontou a presidente da OAB ES, Érica Neves.

Leia mais:  Governo do Estado anuncia pacote de investimentos de mais de R$ 100 milhões na região sul

A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJES, pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, e pela presidente da OAB seccional Espírito Santo, Erica Neves.

Quem é Alexandre Puppim?

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Alexandre Puppim também é pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), e mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC).

Com mais de 27 anos de experiência na advocacia, integrou diversas Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), e foi professor na Ufes, na Faculdade de Direito Nacional (Finac), no Centro de Ensino Superior de Vila Velha (UVV), atualmente Universidade Vila Velha, e na Faculdade Novo Milênio.

Em 17 de abril deste ano, foi escolhido pelo governador Renato Casagrande, a partir de lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno, para ocupar a vaga destinada ao quinto constitucional, aberta com a aposentadoria do desembargador Anníbal de Rezende Lima. O novo membro da Corte tomou posse administrativa no dia 29 de abril, data em que já começou a atuar na Justiça estadual.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana