conecte-se conosco


Entretenimento

9º festival Tendalab reúne grandes nomes da música brasileira em shows gratuitos

Publicado

O 9º TendaLab vai pocar! O festival, que contempla grandes nomes da música contemporânea brasileira, acontece nestas sexta-feira (26) e sábado (27), com abertura dos portões às 17 horas, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, Vitória.

A curadoria e direção do 9º TendaLab é da produtora cultural Lucia Caus, e apresenta artistas consagrados e da nova geração, com sucessos e lançamentos para o público capixaba. O festival conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Toda programação é gratuita e a classificação indicativa é livre.

“O TendaLab chega à nona edição, com um line up que marca o crescimento do festival. A curadoria do evento tem o objetivo de, a cada ano, levar ao público diversas expressões artísticas, com músicos de diferentes gerações e estados, representando a força da música popular brasileira. Também temos a seleção de artistas incríveis do Espírito Santo, mostrando a criatividade da cena autoral capixaba, com artistas que ultrapassam fronteiras com seu talento. É maravilhoso fazer essa curadoria e realizar um evento que já faz parte do calendário capixaba”, afirma Lucia Caus.  

ATRAÇÕES

O 9º TendaLab terá programação musical diversa, em um espaço que faz parte da história cultural do capixaba: a Ufes. A programação do festival faz um passeio por diferentes estilos musicais, como o samba, o rock, o pop, a MPB, o reggae e a música eletrônica, sendo um recorte da produção musical contemporânea, além de uma janela para os artistas que produzem no Espírito Santo.

A dama do samba e da música brasileira, Alcione, apresenta seus maiores sucessos, em um show que celebra seus 50 anos de carreira. O Fundo de Quintal é uma das maiores referências do samba e do pagode. Com mais de 45 anos de história, o grupo promete uma apresentação vibrante e emocionante. Com seu sorriso inconfundível, Mart’nália reúne grandes sucessos lançados ao longo de quase quatro décadas. No repertório, não vão faltar canções como “Cabide” e “Chega”.

Com cheiro de novidade, André Prando e Roberta de Razão têm lançamentos de nova turnê com trabalho que acaba de sair do forno. Prando traz as canções do álbum Iririu, seu terceiro registro de estúdio. Roberta de Razão vai incendiar o palco com as canções de Mais Forte Que Trovão, seu primeiro álbum. 

Leia mais:  Rita Lee é internada em São Paulo em estado 'extremamente delicado'

Comemorando 25 anos, Macucos lança o clipe de Cidade de Cor, em registro gravado no mês de janeiro, com participação do rapper Jota 3. A banda leva ao palco sucessos, como Além do Mar, canção que tem, aproximadamente, 2,5 milhões de plays na plataforma Spotify. Outro destaque da cena capixaba é Aurora Gordon. A banda, idealizada e dirigida pelo músico e produtor Murilo Abreu, revisita o legado inédito de importantes artistas da cena da contracultura capixaba, como Afonso Abreu e Aprígio Lyrio.

Depois de mais de 20 anos sem se apresentar em Vitória, Odair José vai emocionar a plateia com grandes sucessos como “Vou Tirar Você Desse Lugar” e “Cadê Você”. Com um dos trabalhos mais elogiados de 2023, Filipe Catto apresenta o show “Belezas São Coisas Acesas por Dentro”, em que celebra o repertório da saudosa Gal Costa. Sem cair em clichês, a artista resgata músicas clássicas e outras lançadas nos últimos anos de vida da cantora baiana em um show com energia rock.

E a força e a diversidade das pick ups vai agitar o festival! A Festa Sintonia, comandada pelos DJs KL Jay, Ajamu e Will, vai fazer do 9º TendaLab uma grande pista de dança com muita black music. Para ferver o público, a DJ Karolla vai apresentar ao público o som da nova geração capixaba. Fechando o som eletrônico, o DJ Zappie traz referências do reggae, dub, samba-rock e música popular brasileira.

Leia mais:  Sasha, filha da Xuxa, choca todos e assume de vez: “Eu sou, não tem o que fazer”

MOSTRA NACIONAL DE VIDEOCLIPES: RETROSPECTIVA

Antes do início das atrações, serão exibidos no telão do evento a Mostra Nacional de Videoclipes: Retrospectiva, que apresenta uma seleção com dez videoclipes capixabas que integraram as sete primeiras edições da Mostra Nacional de Videoclipes, janela audiovisual que faz parte da programação oficial do Festival de Cinema de Vitória.

REVISTA TENDALAB

A Revista TendaLab é uma publicação que busca ampliar as reflexões propostas pelo Festival com entrevistas de todos os artistas que estão no line up da nona edição do evento, além de artigos inéditos que abordam temas sobre a nova cena musical capixaba, videoclipes e produção de eventos. A revista on-line estará disponível no site do TendaLab. 

TENDACAST

O TendaCast será um programa especial do 9º TendaLab, que conta com apresentação e direção da jornalista Simone Zuccolotto, do Canal Brasil, com entrevistas e bastidores do evento. A produção estará disponível no canal de YouTube da Galpão IBCA.

O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ, da Rede Gazeta e do Canal Brasil, além do apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

publicidade

Entretenimento

Festividades folclóricas de Conceição da Barra resgatam tradições quilombolas

Publicado

Neste final de semana, a Festa de São Benedito e São Sebastião vai movimentar a Vila de Itaúnas, um dos principais balneários do município. A programação conta com apresentações de diversos grupos de Reis de Boi, Jongo, Ticumbi, banda de Congo e procissão de São Benedito.

O presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra, Lucas Conchavo dos Santos, ressalta a importância do apoio da iniciativa privada ao evento. “A maior parte dos nossos grupos são formados por descendentes quilombolas, que lutam para não deixar nossas tradições morrerem, e a Suzano é uma parceira nessa luta. A empresa tem dado a sua contribuição social e garantido a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lucas.

Visualização da imagem

A Festa de São Benedito e São Sebastião também foi realizada nas Comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, na sede de Conceição da Barra, entre os dias 10 e 12 de janeiro. O evento é um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Leia mais:  Que tal fazer a sua própria torta capixaba? Veja receita e aventure-se na cozinha!

Visualização da imagem

Programação

17/01 – Sexta-feira

18h – Novena de São Sebastião, na igreja

19h – 1º Ato do Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas, na praça

19H – Apresentações de Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição; Jongo de Sant’Ana, da Mestra Maria Amélia; o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu; o Reis de Boi de Mestre Nenê.

21h – Ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho

18/01 – Sábado

8h – Chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas

10h – Missa a São Benedito, na capela

11h30 – Apresentação do Ticumbi de Itaúnas, na capela

13h – Apresentação do Rei de Bois de Mestre Dito; Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia; Jongo de São Benedito das Piabas, do Mestre Santo Reis; Jongo de São Cosme Damião, da Mestra Osmara; Capoeira do Mestre Bertinho Falcão.

Leia mais:  Morre aos 84 anos Agnaldo Timóteo, vítima da Covid-19

17h – Procissão de São Benedito, com concentração na capela, seguida da novena a São Sebastião.

19h – Benedita de Catita, performance da artista Dekinha Paixão

19h10 – 2º Ato do Alardo de São Sebastião; Jongo de São Benedito e São Sebastião, com Mestre Benedito Conceição; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida; Reis de Boi de Mestre Dito; Jongo de São Cosme Damião; Reis de Boi de Mestre Nilo; Jongo de Nossa Senhora da Conceição; Banda de Congo Folclórico São Benedito, da Serra.

19/01 – Domingo

9h – Missa na Igreja de São Sebastião; Ticumbi do Bongado; Ticumbi de Conceição da Barra.

19h – Reis de Boi da Vila, do Mestre Lucas Maia; Jongo de Santa Isabel, do Mestre Isaque

20h – Samba de São Sebastião na Capela de São Benedito

20/01 – Segunda-feira

19h – Encerramento da programação com missa na Igreja de São Sebastião

Continue lendo

Entretenimento

Itaúnas é palco da Festa de São Benedito e São Sebastião, com mais de 20 grupos folclóricos

Publicado

Itaúnas, em Conceição da Barra, no extremo litoral norte do Espírito Santo, é palco da Festa de São Benedito e São Sebastião, realizada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra. O evento faz parte do Encontro dos Grupos Folclóricos de Conceição da Barra, atividade que chega ao fim na próxima segunda-feira (20) com as apresentações em Itaúnas.

A Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, teve início no último sábado (11), mas prossegue nesta quinta-feira (16), com o ensaio geral do Ticumbi de Itaúnas, do Mestre Nil Falcão, às 22h, no sítio do Senhor Rivis Campos. A programação de sexta-feira (17) começa às 8h, com a chegada do Ticumbi na ponte de Itaúnas. Às 17h, haverá a fincada do mastro de São Benedito pelo Ticumbi de Itaúnas.

Na sexta-feira (17), a programação prossegue às 18h, com a Novena de São Sebastião, na igreja deste santo, que é o padroeiro de Itaúnas. Às 19h, acontecerá o 1º Ato do Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas, na praça da igreja. Nesse mesmo local, serão realizadas as demais atividades do dia. Após a apresentação do Alardo as atrações serão o Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição; o Jongo de Sant’Ana, da Mestra Maria Amélia; o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu; o Reis de Boi de Mestre Nenê. A programação desta sexta-feira (17) termina com o ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho, no chamado sertão de Itaúnas.

A programação de sábado (18) será a mais extensa. Começa às 8h, com a chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas. Às 10h, haverá a missa a São Benedito, na capela em homenagem ao santo, onde, às 11h30, também haverá a apresentação do Ticumbi de Itaúnas. Na parte da tarde, as atividades na capela começam às 13h, com a apresentação do Rei de Bois de Mestre Dito. A programação prossegue com as Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio; o Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia; o Jongo de São Benedito das Piabas, do Mestre Santo Reis; Jongo de São Cosme Damião, da Mestra Osmara; Capoeira de Itaúnas, do Mestre Bertinho Falcão.

Leia mais:  'Mais Você' terá novo Louro José, diz site; personagem está em produção

Ainda no sábado, às 17h, haverá a procissão de São Benedito, com concentração na capela em homenagem ao santo, seguida da novena a São Sebastião. Logo após, às 19h, haverá Benedita de Catita, performance da artista Dekinha Paixão, atual secretária municipal de cultura. O 2º Ato do Alardo de São Sebastião será às 19h10. Posteriormente, haverá Jongo de São Benedito e São Sebastião, com Mestre Benedito Conceição; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida; Reis de Boi de Mestre Dito; Jongo de São Cosme Damião; Reis de Boi de Mestre Nilo; que também comanda o Jongo de Nossa Senhora da Conceição. A programação do sábado (18) termina com apresentação da Banda de Congo Folclórico São Benedito, do município da Serra.

No domingo (19), a programação começa às 9h, com missa na Igreja de São Sebastião. Na parte da manhã haverá, ainda, Ticumbi do Bongado e Ticumbi de Conceição da Barra. No período da noite, às 19h, o Mestre Lucas Maia vai comandar o Reis de Boi da Vila. A programação prossegue com o Jongo de Santa Isabel, do Mestre Isaque, finalizando, às 20h, com o samba de São Sebastião na Capela de São Benedito. O último dia da festa, na segunda-feira (20), encerra a programação com uma missa na Igreja de São Sebastião, às 19h.

O significado dos grupos folclóricos

Segundo o cientista social Jefferson Gonçalves, que é secretário da Associação de Folclore, o Alardo faz alusão às Cruzadas ou Guerras Santas, guerras religiosas e militares que aconteceram na Europa Ocidental e no Oriente Médio durante a Idade Média. De um lado, há os mouros, com vestimenta vermelha, do outro, os cristãos, com a azul. O Alardo trata-se da encenação da Guerra Santa. O Samba de São Benedito é uma prática cultural do extremo sul da Bahia, em cidades como Mucuri e Nova Viçosa, e do norte do Espírito Santo, em Conceição da Barra.

Leia mais:  Espetáculo ‘Não há palco que dure’ celebra 25 anos da carreira de Ivny Matos no Sônia Cabral

O Reis de Boi é semelhante à Folia de Reis, pois ambos anunciam o nascimento do Menino Jesus e a chegada dos três Reis Magos. Uma das diferenças, afirma, é que o Reis de Boi tem a figura mítica do Boi, presente tanto na cultura do continente africano quanto do europeu. Além disso, se assemelha ao Bumba Meu Boi, do Maranhão, que também tem a morte e ressurreição do boi.

O Reis de Boi traz figuras fantásticas, como o lobisomem, e personagens da fauna local, como o tatu. As apresentações do Reis de Boi iniciam com a parte religiosa, na porta da igreja de São Sebastião. Em seguida, os grupos percorrem as casas. O Jongo é uma dança de roda com tambores e reco-reco, este último, também chamado de Canzá. Os instrumentos são tocados pelos homens, que também tiram os versos, e as mulheres dançam na roda.

O Jongo influencia em outras manifestações culturais de Conceição da Barra, já que, segundo Jefferson Gonçalves, alguns passos das danças na roda foram incorporados pelos casais no forró de Itaúnas. As Pastorinhas também anunciam o nascimento do Menino Jesus. Para isso, fazem uma coreografia com cestas e arcos de flores na porta da igreja de São Benedito.

A Festa de São Benedito e São Sebastião também foi realizada nas Comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, na sede de Conceição da Barra, da sexta-feira (10) até domingo (12). É um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo. Conta ainda com patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana