A Prefeitura de Jaguaré por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Turismo, convida os produtores rurais para participar da cerimônia de lançamento do programa “Nascentes Vivas. Cada Nascente Conta”. O lançamento foi realizado na Barragem do Jundiá, nesta terça-feira (11).
O projeto está sendo desenvolvido por etapas, e a primeira delas consiste no cadastramento dos produtores rurais interessados em participar, por meio de um formulário disponível no Google Forms. O principal objetivo é mapear as nascentes do município, identificando seus diferentes tipos: nascentes perenes, que produzem água durante todo o ano; nascentes intermitentes, que produzem apenas em parte do ano e nascentes efêmeras, que surgem apenas durante o período de chuvas.
A partir desse diagnóstico, será possível acompanhar e orientar os produtores rurais sobre as melhores práticas de proteção e conservação das nascentes, incluindo o fornecimento de mudas para recomposição da vegetação nativa e proteção das áreas de entorno.
Benefícios
O programa vai permitir que a Prefeitura apoie os produtores rurais na preservação das áreas próximas às nascentes, evitando a contaminação da água e o acesso de animais de grande porte ao redor. Com essas ações, será possível garantir que as nascentes se mantenham protegidas e com água durante todo o ano.
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) está lançando uma nova linha de crédito para instituições religiosas. O objetivo é atender às necessidades das entidades no acesso a recursos com condições mais acessíveis e flexíveis, para que possam realizar investimentos de infraestrutura ou de projetos em suas congregações.
“Compreendemos a importância do trabalho de instituições religiosas e os desafios financeiros que podem surgir ao longo do caminho. Para apoiar e fortalecer a sua missão, elaboramos uma solução de crédito diferenciada, desenhada para atender às necessidades específicas de investimentos das instituições religiosas”, destacou o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.
O anúncio da nova linha de crédito aconteceu em evento realizado na manhã desta terça-feira (11), na sede administrativa do Banestes, localizada no Centro de Vitória. A solenidade contou com a presença da diretoria e de equipes técnicas do Banestes e de representantes de instituições religiosas, além de outros representantes do poder público e da sociedade civil.
A linha de crédito oferece a opção de contratação com taxas a partir de 1,82% ao mês (pré-fixada) ou 0,48% ao mês + CDI (pós-fixada), parcelamento em até 60 meses e carência de até três meses para o pagamento da primeira parcela do empréstimo. Como garantia, é necessário, além das garantias exigidas no produto contratado, o aval do responsável e do tesoureiro da instituição. Além disso, não haverá incidência de IOF, devido à imunidade tributária, e a formalização da operação dependerá do estatuto da entidade.
As instituições interessadas na contratação dos recursos poderão contar ainda com toda a gama de serviços oferecidos pelo Banestes, como o Cheque Especial, com limite rotativo vinculado à conta corrente da congregação para uso de curto prazo e flexibilidade no gerenciamento diário de fluxo de caixa; o acesso ao Pix e Portal Pix, para gerenciamento de todos os valores recebidos via Pix e emissão de QR Codes para pagamentos, sem custo adicional; a possibilidade de contratação das maquininhas para cartões da Getnet Brasil, além do acesso a investimentos seguros e rentáveis para a gestão financeira das instituições.
Os clientes interessados em contratar o crédito deverão entrar em contato com uma das agências do Banestes ou registrar uma solicitação pela opção “Fale com seu Gerente”, disponível no Aplicativo Banestes. Como toda operação financeira, a contratação está sujeita às análises de crédito e cadastro.
Prefeitura confirmou que o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas, entrou em contato demonstrando interesse e pedindo informações
A cidade de Vila Velha está próxima de receber uma das famosas megalojas da Havan. Se confirmada, a unidade deve ser construída em um terreno de aproximadamente 35 mil metros quadrados localizado na Avenida Carlos Lindenberg, na altura do bairro Nossa Senhora da Penha.
A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), informou que o empresário Luciano Hang, conhecido como “Véio da Havan”, dono da empresa, entrou em contato demonstrando interesse na construção da megaloja.
Segundo a Semdu, Hang solicitou informações sobre a legislação urbanística do município. Até o momento, não há protocolo formalizado ou documento oficial sobre o empreendimento, mas as tratativas estão sendo realizadas.
O terreno em questão fica ao lado de onde será construída uma unidade do Assaí Atacadista, bem próximo da Rodovia Darly Santos.
Movimentação de máquinas na construção do Assaí Atacadista. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Veja a nota enviada pela secretaria:
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade da Prefeitura de Vila Velha informa que o empresário da Havan entrou em contato por telefone em ligação de WhatsApp demonstrando interesse em construir uma loja na Avenida Carlos Lindenberg. Ele solicitou informações sobre a legislação urbanística do município. Até o momento, não há nenhum protocolo formalizado ou documento oficial sobre o empreendimento. A área em estudo tem aproximadamente 35 mil metros quadrados”.
Luciano Hang visitou espaço
O próprio Luciano Hang já havia visitado o local em julho deste ano, quando estava estudando pontos para construções de novas megalojas pelo Brasil.
Terreno onde será construída megaloja da Havan em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV
Segundo comunicado da empresa, o objetivo de Hang é chegar a 200 megalojas em todo o Brasil em 2026, ano em que a Havan completa 40 anos. Até junho deste ano, quando foi anunciado o plano de expansão, eram 181 unidades no país.
Luciano Hang (Foto/reprodução: X)
Havan em Vila Velha será a maior do Espírito Santo
A se confirmar o empreendimento em Vila Velha, será a segunda (e a maior) loja da Havan no Espírito Santo. A primeira fica em Linhares, no km 145 da Br-101, e foi inaugurada em 2015. A unidade possui 14 mil metros quadrados de área construída, com investimento de R$ 40 milhões à época e cerca de 200 empregados.
A unidade de Linhares segue o padrão de megalojas da empresa no Brasil, com arquitetura inspirada na fachada da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, e uma réplica de 40 metros de altura da Estátua da Liberdade.
Unidade da Havan em Linhares. Foto: Divulgação/Havan
A unidade de Vila Velha deve seguir o mesmo modelo. No entanto, a instalação da estátua depende de questões estruturais do terreno, que ainda serão avaliadas.
A empresa é sediada em Brusque, Santa Catarina, e vende produtos variados, como de moda (feminina, masculina, infantil, fitness e praia), lingerie, cama, mesa e banho, utilidades domésticas, brinquedos, eletro e eletrônicos, tapetes, ferramentas, camping, entre outros. São mais de 350 mil itens à venda.
A Havan foi criada em 1986 e a primeira megaloja, já com a arquitetura conhecida das demais unidades, foi inaugurada em 1994, em Brusque. Desde então, 180 novas lojas foram construídas em 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.