conecte-se conosco


São Mateus

A dança das memórias e histórias do corpo maduro, em São Mateus

Publicado

“Pernas e braços estão repletos de recordações adormecidas”. Com essas palavras o escritor Marcel Proust descreveu as memórias do corpo. “Corpo Agora – Permita-se”! é uma encenação cênica de corpos maduros, de bailarinas profissionais, na casa dos 50 anos e 80 anos, capixabas, e será apresentado no próximo dia 7 de novembro, às 19h30, no Auditório da UNIVC, em São Mateus. A apresentação faz parte do Projeto Circulação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e tem o pressuposto de intercambiar as realizações artísticas entre os municípios do Espírito Santo, com recursos federais provenientes do programa FUNCULTURA.

“Não há como escapar do ontem porque ontem já nos deformou ou foi por nós deformado”! Com essa frase o dramaturgo Samuel Beckett suscita o perpassar do tempo nos corpos. As intérpretes de “Corpo Agora – Permita-se”! dançam para nos dar a compreensão do espaço/tempo, por meio de movimentos artísticos, relações e afetos. O espetáculo da Cia. Projeto Eluzartes, que já foi visto por diversas pessoas na Grande Vitória e chegou a ser encenado na França, em 2023, é endereçado, sobretudo, ao público de 50 +, marcando as comemorações do Dia Internacional do Idoso, por parte do grupo, cujas interpretes desenvolvem juntas e em separado ações junto à terceira idade.

Leia mais:  Entrevista / Carlinho Simião

O manifesto-dança “Corpo Agora: Permita-se!” tem a assinatura da coreógrafa, diretora e bailarina Eluza Santos, que desenvolveu grande parte de sua trajetória na dança, como intérprete, em palcos dos Estados Unidos e da Europa. Eluza também lecionou por cerca de 20 anos em universidades americanas.

A performance contrapõe os ditames do preconceito de idade e da imagem de perfeição (visão estética atrelada ao belo, perfeito e imutável, e que impacta sobretudo as mulheres). A encenação é instigante e provocativa, convoca a plateia a pensar sobre si e propõe o dissolver de convicções arraigadas e escravizantes. Ao final ficam muitas perguntas: será que nos permitimos ser e estar no mundo com o nosso corpo de agora? Ou estamos em busca de um corpo “ideal”, desejando ser como outros corpos, escondendo-nos atrás de camadas físicas, culturais e sociais?

Essas e outras interrogações poderão ser intercambiadas ao final da apresentação entre a plateia e as bailarinas perfomadoras de “Corpo Agora – Permita-se”!

 

Serviço:

Espetáculo – Projeto Circulação: “Corpo Agora: Permita-se!”

Companhia de Dança – Projeto Eluzartes

Leia mais:  Forte chuva deixa ruas alagadas em bairro de São Mateus

Integrantes: Eluza Santos, Maria Helena Braga, Valéria Calmon, Alexandra Rosa e Angélica Barcellos.

Iluminação, som e palco: Adson Lima

Produção Cultural e Assessoria de Imprensa: Ivana Esteves

 

Dia do espetáculo do Projeto Circulação em São Mateus:

·       Quinta-feira, 7 de novembro, às 19h30, no Auditório do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), Rua Humberto de Almeida Franklin, 217 – 257 – Bairro Universitário, São Mateus

publicidade

São Mateus

Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”

Publicado

Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão

São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade no plenário, a homenagem ao empresário Rodrigo Azevedo Batista (Rodrigo da Cozivip) foi concretizada num ambiente descontraído e de gratidão. A entrega da Medalha Amigos de São Mateus aconteceu na noite desta segunda-feira (9/12), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. A homenagem faz parte das celebrações dos 480 anos de São Mateus, cuja entrega de títulos, medalhas e comendas honoríficas foi concentrada na sessão solene realizada em 30 de novembro, no Sesc.

Ao recepcionar o homenageado, o anfitrião Paulo Fundão destacou virtudes do empreendedor, classificando-o como “grande amigo”. O presidente do Legislativo lembrou inclusive que apoiou a candidatura de Rodrigo a deputado estadual, em 2022, pleito em que o empresário recebeu 10.971 votos.

Descontraído, Rodrigo utilizou a tribuna para agradecer a honraria. E começou brincando com os parlamentares. “Desculpe-me, pois não tenho o dom da palavra; meu negócio é marmita”, ressaltou, lembrando o segmento industrial em que se projetou como fornecedor principalmente do segmento de petróleo e gás.

Leia mais:  Escola tradicional de São Mateus pode ser fechada

Rodrigo ressaltou que ele e o irmão e sócio Marcus de Azevedo Batista (prefeito eleito de São Mateus) chegaram à cidade há 24 anos, “puxando a cachorrinha”. Ao valorizar a homenagem, ressaltou que ao deixar Linhares para empreender em São Mateus encontrou um novo lar: “Aqui me tornei homem, empresário, pai”.

Sem esconder a emoção, Rodrigo reforçou que estava muito orgulhoso pelo reconhecimento: “Nós somos apaixonados por São Mateus”. O empresário ainda elogiou o Parlamento Municipal: “Grande emoção em falar que vocês fazem a diferença. Os vereadores de São Mateus fazem a diferença. Tem que ter vocês no jogo. Estou muito feliz de estar aqui hoje, do fundo do meu coração”.

O linharense Rodrigo Azevedo Batista nasceu em 16 de agosto de 1975. Casado com Viviane Bonfim Azevedo, é pai de Sara e Rodrigo Filho.

MAIS HOMENAGENS

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de São Mateus entregou títulos e comendas a outros três homenageados. Rômulo Brito Sírio e a esposa Júlia Peruchi Guimarães Brito receberam títulos de cidadania honorária “Cidadão Mateense”, em homenagem proposta pelo vereador Paulo Fundão. O cantor Carlinhos Rocha (Carlos Santos Rocha) recebeu a “Comenda de Mérito Herinéa Lima Oliveira”, por indicação do vereador Carlinho Simião. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Leia mais:  População acha estranho prefeito decretar estado de emergência em São Mateus

Continue lendo

São Mateus

PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário

Publicado

Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã nesta terça-feira (10), 18 mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos em São Mateus e Pedro Canário, decorrentes do direcionamento de licitações para beneficiar empresários. 

As investigações, segundo a Polícia Federal, indicam uma série de fraudes em licitações que favoreceram empresas específicas. De acordo com a PF, duas dessas empresas venceram 250 licitações públicas, com contratos que somados chegam a R$ 5 milhões.

Ao todo, 50 policiais federais participaram da ação, que teve ainda o apoio da Corregedoria-Geral da União. 

O objetivo da operação, de acordo com a PF, é colher elementos sobre a relação entre empresários e servidores públicos municipais, bem como quantificar os prejuízos causados ao erário. 

Além das buscas e apreensões, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias até o limite das contratações apuradas, como medida para assegurar o ressarcimento ao patrimônio público.

Leia mais:  Começa processo de vistoria das unidades habitacionais do Residencial Solar de São Mateus

De acordo com a apuração dos investigadores da Polícia Federal, também teria ocorrido uma movimentação financeira intensa entre os empresários envolvidos e servidores públicos, além de familiares.

No cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos sete veículos e bloqueados valores depositados em contas bancárias dos investigados. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana