“Pernas e braços estão repletos de recordações adormecidas”. Com essas palavras o escritor Marcel Proust descreveu as memórias do corpo. “Corpo Agora – Permita-se”! é uma encenação cênica de corpos maduros, de bailarinas profissionais, na casa dos 50 anos e 80 anos, capixabas, e será apresentado no próximo dia 7 de novembro, às 19h30, no Auditório da UNIVC, em São Mateus. A apresentação faz parte do Projeto Circulação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e tem o pressuposto de intercambiar as realizações artísticas entre os municípios do Espírito Santo, com recursos federais provenientes do programa FUNCULTURA.
“Não há como escapar do ontem porque ontem já nos deformou ou foi por nós deformado”! Com essa frase o dramaturgo Samuel Beckett suscita o perpassar do tempo nos corpos. As intérpretes de “Corpo Agora – Permita-se”! dançam para nos dar a compreensão do espaço/tempo, por meio de movimentos artísticos, relações e afetos. O espetáculo da Cia. Projeto Eluzartes, que já foi visto por diversas pessoas na Grande Vitória e chegou a ser encenado na França, em 2023, é endereçado, sobretudo, ao público de 50 +, marcando as comemorações do Dia Internacional do Idoso, por parte do grupo, cujas interpretes desenvolvem juntas e em separado ações junto à terceira idade.
O manifesto-dança “Corpo Agora: Permita-se!” tem a assinatura da coreógrafa, diretora e bailarina Eluza Santos, que desenvolveu grande parte de sua trajetória na dança, como intérprete, em palcos dos Estados Unidos e da Europa. Eluza também lecionou por cerca de 20 anos em universidades americanas.
A performance contrapõe os ditames do preconceito de idade e da imagem de perfeição (visão estética atrelada ao belo, perfeito e imutável, e que impacta sobretudo as mulheres). A encenação é instigante e provocativa, convoca a plateia a pensar sobre si e propõe o dissolver de convicções arraigadas e escravizantes. Ao final ficam muitas perguntas: será que nos permitimos ser e estar no mundo com o nosso corpo de agora? Ou estamos em busca de um corpo “ideal”, desejando ser como outros corpos, escondendo-nos atrás de camadas físicas, culturais e sociais?
Essas e outras interrogações poderão ser intercambiadas ao final da apresentação entre a plateia e as bailarinas perfomadoras de “Corpo Agora – Permita-se”!
Serviço:
Espetáculo – Projeto Circulação: “Corpo Agora: Permita-se!”
Companhia de Dança – Projeto Eluzartes
Integrantes: Eluza Santos, Maria Helena Braga, Valéria Calmon, Alexandra Rosa e Angélica Barcellos.
Iluminação, som e palco: Adson Lima
Produção Cultural e Assessoria de Imprensa: Ivana Esteves
Dia do espetáculo do Projeto Circulação em São Mateus:
· Quinta-feira, 7 de novembro, às 19h30, no Auditório do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), Rua Humberto de Almeida Franklin, 217 – 257 – Bairro Universitário, São Mateus