conecte-se conosco


Internacional

A Nasa vai apresentar um informe especial sobre os extraterrestres em agosto

Publicado

O diretor da Nasa, Bill Nelson, anunciou que um comitê de cientistas prepara informe especial “sobre as suspeitas sobre alienígenas”

O diretor da Agência Espacial Americana (Nasa), Bill Nelson, anunciou na quinta-feira, 27, que um comitê de cientistas prepara informe especial “sobre as suspeitas sobre alienígenas” lançadas recentemente. O resultado, disse, estará pronto em agosto.

“Esperem até o mês que vem para terem sua resposta”, afirmou Nelson, na Casa Rosada, sede do governo argentino em Buenos Aires, depois de um encontro com o presidente Alberto Fernández

Ex-congressista democrata pela Flórida e combatente da guerra do Vietnã, Nelson, de 80 anos, passou alguns dias na América Latina, em viagem que começou no Brasil e terminará na Colômbia, na semana que vem.

Na Argentina, ele se reuniu com o presidente para tornar oficial a adesão do país aos esforços internacionais propostos pelos EUA para voltar a levar astronautas à Lua em 2025. O país é o 28º a assinar os acordos Artemis, um plano de exploração pacífica da Via Láctea, do qual o Brasil também é signatário.

Leia mais:  Situação da 'Geleira do Juízo Final' é preocupante, alertam especialistas

A exploração da Lua, no entanto, acabou ficando em segundo plano, diante do debate cada vez mais acalorado sobre o avistamento de objetos voadores não identificados nos EUA. Na quarta-feira, 26, durante sessão do Congresso americano, um ex-oficial da inteligência acusou o Pentágono de ocultar naves de origem extraterrestre e “restos não humanos”.

“Os avistamentos não são raros, nem isolados”, afirmou David Gruscho, ex-membro da Força Aérea, conseguindo rara união entre legisladores republicanos e democratas, que pediram ao governo que divulgue documentos mantidos em segredo sobre avistamentos de objetos não identificados.

Após a reunião com Fernández, Nelson deu detalhes sobre o informe que pediu a especialistas, para sanar “tantas suspeitas sobre alienígenas”. “Designei um comitê de cientistas”, contou. “E até que os escutem, posso dizer que estão considerando usar nossos sensores espaciais para tentar determinar o que acontece com esse fenômeno.”

O debate sobre objetos voadores não identificados ganhou força entre alguns legisladores de Washington em 2020, quando o Pentágono difundiu uma série de vídeos previamente classificados de pilotos envolvidos em três incidentes separados, ocorridos em 2004 e 2015, nos quais teriam observado encontros com OVNIs.

Leia mais:  Argentina atinge inflação anual de 102,5% em fevereiro, a mais alta em 31 anos

Na ocasião, a inteligência americana informou que embora não houvesse prova de atividade extraterrestre associada a esses objetos, tampouco a ideia poderia ser totalmente descartada.

No início deste ano, foi divulgado que o Pentágono teria recompilado 247 informes sobre OVNIs em 17 meses – quase tantos quanto nos 17 anos anteriores. Em abril, o número chegou a 650.

publicidade

Internacional

Piloto de avião com 235 passageiros a bordo decide desligar turbina enquanto sobrevoava o Atlântico

Publicado

Boeing saiu de Madri, na Espanha, para Bogotá, na Colômbia, mas desviou para ilha remota do oceano devido a vazamento de óleo

Uma aeronave da companhia aárea colombiana Avianca com 235 passageiros a bordo precisou desviar e fazer um pouso de emergência na última quinta-feira (30) em uma ilha remota do oceano Atlântico. O voo AV-11 partiu ontem à tarde de Madri, na Espanha, com destino a Bogotá, na Colômbia, mas o painel do Boeing 787-8 indicou um vazamento de óleo, o que fez o piloto desligar um motor.

A aeronave estava relativamente próxima à ilha de Santa Maria, que faz parte dos Açores, arquipélago que pertence a Portugal. O comandante, então, deu meia-volta, voou com apenas uma turbina e conseguiu pousar cerca de cinco horas depois da decolagem da capital espanhola. Os 235 passageiros e os tripulantes deixaram o avião em segurança e sem ferimentos.

Site especializado acompanhou rota do aviãoNa manhã desta sexta-feira (1º), segundo o site especializado Aviation Herald, a aeronave permanecia no solo em Santa Maria.

A companhia aérea informou que o avião desviou para Santa Maria para um pouso seguro diante de uma falha técnica. Em seguida, a empresa iniciou uma operação para recolocar e transferir os passageiros para o destino, Bogotá, com outro avião às 10h, no horário local dos Açores (8h em Brasília).

Leia mais:  American Airlines cancela 1.519 voos por falta de funcionários

Uma aeronave Boeing 787-8, que fez um voo entre Bogotá e Madri nesta sexta, seria deslocada até Santa Maria, vazia, para levar os passageiros da ilha até a capital da Colômbia.

Continue lendo

Internacional

Hamas libertará reféns russos em reconhecimento à ‘posição de Putin’

Publicado

Libertação se trata de uma negociação fora do acordo com Israel, a qual comunidade internacional tenta estender por mais dias 

O Hamas informou nesta quarta-feira, 29, que vai libertar vários reféns russos em reconhecimento a posição do presidente da Rússia, Vladimir Putin, contudo, não deu mais detalhes e nem precisou um número. Um dos líderes do Hamas, Musa Abu Marzuq, escreveu na rede social X que apenas um homem, o russo-israelense Ron Krivoi, foi liberado até o momento. “Hoje serão liberados muitos outros, fora do acordo de trégua e em reconhecimento pela posição do presidente (Vladimir) Putin”, escreveu.

O acordo de trégua para a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos inclui apenas mulheres e crianças. Essa libertação não está associada a trégua entre Israel e Hamas que começo no dia 24 de novembro e foi prolongada até quinta-feira, 30, às 7h (2h em Brasília).

Em meio as poucas horas que restam para o fim do cessar-fogo seguir em vigor, assim como a troca de reféns por prisioneiros – foram 60 israelenses em troca de 180 presos palestinos – o Hamas se mostrou disposto a estender o acordo por mais quatro dias, contudo, Israel ainda não se posicionou sobre, mas os negociadores, Estados Unidos, Catar e Egito, pressionam para ser prorrogado. Uma das solicitações israelenses para manter a trégua em vigor, a qual já disse que não passará de 10 dias, é que dez reféns sejam libertos diariamente em troca de 30 presos palestinos.

Leia mais:  Princesa Mako, do Japão, se casa com plebeu e deixa família imperial

Nesta quarta, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou em Bruxelas que durante a sua viagem a Israel, nos próximos dias, se concentrará em tentar prolongar a trégua em Gaza entre o Estado hebreu e o Hamas. “Queremos que esta pausa seja prolongada, porque nos permitiu libertar reféns e trabalhar na assistência humanitária para aqueles que dela precisam desesperadamente”, disse Blinken durante uma coletiva de imprensa na sede da Otan.

Blinken argumentou que uma extensão da trégua também é do interesse de Israel, uma vez que os seus líderes “estão concentrados em trazer para casa” os reféns ainda detidos pelo movimento islamista palestino Hamas. O secretário de Estado viaja nesta quarta-feira para a Macedônia do Norte para uma reunião da OSCE e planeja pousar na manhã de quinta-feira em Tel Aviv. Blinken se reunirá em Tel Aviv com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e em Ramallah, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana