conecte-se conosco


Cidades

Abastecimento de água é interrompido em cidades do ES por causa da chuva

Publicado

Temporais registrados nos últimos dias têm provocado o aumento de lama na água dos reservatórios, o que fez com que o abastecimento precisasse ser interrompido

O abastecimento de água em bairros de Vitória, Serra, Fundão e Aracruz precisou ser interrompido nesta sexta-feira (26) por conta das chuvas.

De acordo com a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), a interrupção foi motivada devido à elevada turbidez na água dos reservatórios, provocada pelas chuvas.

A Cesan orienta que a população economize água e pratique o reúso. Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com a companhia pelo WhatsApp 27 3422 0115 ou pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.

A reportagem procurou a companhia para saber se há previsão para a retomada do abastecimento, mas ainda não tivemos retorno. Assim que houver um posicionamento, o texto será atualizado.

BAIRROS COM ABASTECIMENTO INTERROMPIDO

SERRA

Alterosas
André Carloni
Balneário Carapebus
Barcelona
Barro Branco
Bicanga
Boa Vista I
Boa Vista Ii
Boulevard Lagoa
Camará
Cantinho do Céu
Carapina Grande
Castelândia
Central Carapina
Chácara Parreiral
Cidade Continental
Cidadde Pomar
Civit I
Civit Ii
Colina Laranjeiras
Conjunto Carapina I
Conjunto Jacaraípe
Costa Dourada
Costabela, das Laranjeiras
Bairro de Fátima
Diamantina
Eldorado
Enseada Jacaraípe
Estancia Monazítica
Eurico Sales
Feu Rosa, Guaraciaba
Hélio Ferraz
Jardim Atlântico
Jardim Carapina
Jardim Limoeiro
Jardim Tropical
Jose de Anchieta
Jose de Anchieta II
Jose de Anchieta III
Lagoa de Carapebus
Lagoa de Jacaraípe
Laranjeiras Velha
Manguinhos
Manoel Plaza
Marbella
Maringá
Mata da Serra
Morada Laranjeiras
Nova Almeida
Nova Carapina I
Nova Carapina Ii
Nova Zelândia
Novo, Novo Horizonte
Novo Porto Canoa
Ourimar
Parque das Gaivotas
Parque Jacaraípe
Parque Residencial Laranjeiras
Parque Residencial Mestre Alvaro
Parque Residencial Nova Almeida
Parque Residencial Tubarão
Parque Santa Fé
Pitanga
Planalto de Carapina
Planície da Serra
Polo Industrial Tubarão
Portal de Jacaraípe
Porto Canoa
Porto Dourado
Praia da Baleia
Praia de Capuba
Praia de Carapebus
Praiamar
Presídio Queimados
Reis Magos
Residencial Jacaraípe
Residencial Vista do Mestre
Rosário de Fátima
Santa Luzia
Santa Rita de Cassia
São Diogo I
São Diogo II
São Francisco
São Geraldo
São João
São Patricio
São Pedro
Serra Dourada I
Serra Dourada II
Serra Dourada III
Serramar
Solar de Anchieta
Taquara I
Taquara II
Valparaíso
Vila Nova de Colares

FUNDÃO

Costa Azul
Direcao
Enseada das Garcas
Mirante da Praia
Praia Grande
Rio Preto
Vila Tongo.

ARACRUZ

Itaparica
Praia Formosa
Santa Cruz
São Francisco

VITÓRIA

Aeroporto
Antonio Honorio
Boa Vista, Goiabeira
Jabour
Jardim Camburi
Jardim da Penha
Maria Ortiz
Mata da Praia
Morada de Camburi
Pontal de Camburi
Republica
Seguranca do Lar
Solon Borges

Leia mais:  Mulher morre em grave acidente entre carro e carreta na BR-101
publicidade

Cidades

Prefeitura de Vitória concede adicional por tempo de serviço

Publicado

A Prefeitura de Vitória concedeu gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) a 146 servidores municipais. A lista dos contemplados está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26).

A gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) é prevista no Art. 119 da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vitória.

Gratificação

ATS é um direito concedido ao servidor, de acordo com o tempo de serviço prestado exclusivamente ao município. A cada cinco anos de efetivo exercício, corresponde o percentual de 5%, limitado a 35% e calculado sobre o valor do respectivo vencimento. O pagamento é automático.

Outra forma de obter o direito é por meio de averbação de tempo de contribuição prestado ao Município de Vitória. Tempo prestado em Órgãos Públicos, somente quando admitido até 15/01/2002.

Percentuais de acordo com o tempo de serviço prestado ao município:

5 anos: 5%

10 anos: 10%

15 anos: 15%

Leia mais:  Vila Velha - GGIM forças de segurança discutem estratégias para a Festa da Cidade

20 anos: 20%

25 anos: 25%

30 anos: 30%

35 anos: 35% (limite)

Continue lendo

Cidades

Saiba como solicitar poda e remoção de árvores em Jaguaré

Publicado

Prefeitura orienta sobre o procedimento correto para a poda e remoção de árvores em locais públicos em Jaguaré; poda não autorizada é enquadrada como crime ambiental; legislação federal prevê que responsável pela poda ilegal pode ser multado ou até mesmo preso

A prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta a população sobre poda de árvores no município. Para a realização de podas e cortes em árvores no município é necessário que o cidadão siga as recomendações previstas em lei. Caso não seja feito dentro do regulamento o cidadão poderá ser preso ou até pagar multas.

 

Poda

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está autorizada a podar apenas árvores situadas em locais públicos, desde que não representem risco para moradores ou para a equipe no local. Caso haja risco, o morador ou proprietário deve acionar a Defesa Civil e a EDP para que o serviço seja realizado com segurança prevenindo, dessa forma, acidentes.

Leia mais:  Seag intensifica limpeza e manutenção das rodovias vicinais pavimentadas dos municípios atingidos pelas chuvas

 

Corte

Para a remoção total de árvores, o cidadão deve procurar o setor administrativo com o formulário devidamente preenchido, disponível AQUIou na própria Secretaria. O processo de avaliação para a execução do serviço segue os mesmos critérios de segurança adotados para a poda. A equipe só poderá realizar o corte após a devida autorização e assinatura dos documentos necessários.

 

A retirada de árvores só será permitida quando os motivos tratarem de danos à construção civil, redes elétricas e similares, comprometimento do direito de passagem e/ou mobilidade e modificação na área, sendo que essa autorização não se aplica para corte de árvores com propósitos comerciais.

 

Atendimento

A Secretaria informa que os atendimentos são realizados conforme a lista de espera e classificação de riscos de cada localidade. Para as árvores que estão em área rural, a solicitação deverá ser feita por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Atenção

Cortar árvores sem autorização pode ser considerado crime ambiental. A Lei 9.605/98, de 1998, define os crimes ambientais e prevê punições para quem danifica o meio ambiente. As punições previstas são detenção de 1 a 3 anos, ou multa, de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore.

Leia mais:  Seag e Sebrae-ES oferecem oficinas e consultorias para impulsionar a agroindústria familiar e empreendimentos rurais

 

Como evitar problemas

Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; protocolar o requerimento de poda ou remoção na Secretaria; após esses procedimentos, a solicitação vai passar pela avaliação de técnicos do setor de Meio Ambiente e, se for o caso, obter a autorização para extração ou poda.

 

Telefones úteis

Meio Ambiente: 27 99599-3659

Defesa Civil: 27 99599-9954

Idaf: 27 99203-0567

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana