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Cidades

Aberta as inscrições para o Nossa Bolsa 2021 com mais de mil oportunidades

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Quem sonha em começar um curso superior em 2021 tem que ficar de olho nas 1.021 oportunidades abertas pelo Programa Nossa Bolsa para este ano. Os interessados devem se inscrever pelo www.nossabolsa.es.gov.br entre os dias 25 e 29 de janeiro. O quadro de vagas com os cursos disponíveis e as instituições de ensino que os ofertam está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Devido ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Governo do Espírito Santo vai garantir a realização do Nossa Bolsa 2021 a partir dos resultados referentes aos anos de 2015 a 2019. Ou seja, só podem participar deste processo seletivo os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e já realizaram uma das provas do Enem nesse período.

Como a missão do programa é atender a quem mais precisa, as oportunidades são direcionadas à população de baixa renda e são ofertadas em 33 instituições de Ensino Superior privadas espalhadas por 15 municípios em todas as regiões do Estado. A maior parte das bolsas cobre o valor integral da mensalidade, sendo que apenas 39 bolsas parciais serão disponibilizadas.

Quem pode?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é dirigido aos estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública ou da rede particular que estiveram na condição de bolsistas integrais.

Se o grupo familiar do candidato possui renda per capita de até um salário mínimo, ele poderá concorrer a bolsas integrais que correspondem a 100% da mensalidade; se a renda per capita for de até três salários mínimos, o aluno poderá concorrer a bolsas parciais de 50%.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Só serão aceitas as inscrições de candidatos que alcançarem média global de 500 pontos, considerando as provas objetivas e de redação do Enem realizado pelo candidato entre os anos de 2015 e 2019.

Também podem participar do processo candidatos que concluíram o curso técnico em um Centro Estadual de Educação Técnica (CEETs) do Espírito Santo e também os que cursaram o Ensino Médio ou Técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

Não é permitida a participação de candidatos que já possuam outro diploma de graduação, nem de selecionados em edições anteriores do programa e que abandonaram o curso.

O programa também não realiza a contratação de selecionados que estejam matriculados em outro curso superior, nem dos que já foram contemplados por outros programas de bolsa de graduação ou de financiamento estudantil.

Cronograma do Nossa Bolsa 2021

1) Período de inscrição:

de 25 a 29 de janeiro

2) Resultado da 1º Chamada:

03 de fevereiro

3) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 04 a 10 de fevereiro

4) Resultado da 2º Chamada:

12 de fevereiro

5) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 18 de fevereiro a 24 de março

6) Manifestação de interesse na lista de espera:

de 01 a 03 de março

7) Resultado da lista de espera:

05 de março

8) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 08 a 12 de março

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Cidades

SPTC começa emissão do novo modelo de Carteira de Identidade

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A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), realizou as adaptações necessárias para iniciar a emissão do novo modelo de Carteiras de Identidade (RG), em conformidade com a Resolução Federal. A partir desta segunda-feira (1º), os cidadãos que solicitarem o documento de identificação passarão a receber o modelo novo, totalmente reformulado.

“É importante lembrar que a solicitação da nova carteira não é obrigatória, pois as identidades do modelo antigo continuam tendo validade em todo o território nacional. A substituição dos documentos pelo novo modelo será feita de forma gradual. Portanto, não é necessário ter pressa em pedir o documento novo”, frisou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O novo modelo contém todas as informações que já existiam nas carteiras de Identidade antigas, e foi acrescido de outras informações relevantes sobre o cidadão. A cédula também conta com recursos de segurança mais eficientes, para evitar falsificações.

“Foto, nome, filiação, data de nascimento, CPF, entre outras informações, são dados que já estamos habituados a encontrar no atual RG. Outros dados foram acrescidos, um que inclui um Código QR, que serve de comprovação de autenticidade do documento e dificulta falsificações”, afirmou o superintendente de Polícia Técnico-Científica, perito Renato Koscky Junior.

Além disso, o chefe do Departamento de Identificação (DEI), perito João Carlos Quemelli, explicou que alguns campos podem ser acrescidos, a pedido do cidadão. “A nova cédula de identificação poderá incluir o PIS, PASEP/NIS; CPF; DNI; título de leitor, identidade funcional/profissional; tipo sanguíneo e fator RH; carteira de trabalho; número de cartão social de saúde; certificado militar; condições específicas de saúde; nome social, sendo que todos esses campos não são obrigatórios”, disse.

Quemelli esclareceu ainda, que os requerimentos para o preenchimento dos dados não obrigatórios serão feitos por meio de formulários específicos, disponíveis para a população nos postos de identificação. No caso de inclusão de nome social, é necessário que o requerente seja maior de idade, caso contrário, será necessária a autorização de um responsável legal. Já com relação ao campo sobre condição especial de saúde, a SPTC ainda aguarda a Regulamentação Federal.

Como solicitar o novo RG?

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O procedimento para dar entrada na Carteira de Identidade continua do mesmo jeito, lembrando que não é obrigatório tirar um novo documento, pois o modelo antigo continua válido em todo o território nacional.

Cidadãos que precisam de uma identidade podem fazer a solicitação nos Postos de Identificação espalhados pelo Estado. A primeira via de Carteira de Identidade é emitida gratuitamente. A segunda via tem custo de R$ 61,98.

Informações sobre documentos necessários, agendamento eletrônico e outras podem ser verificadas no link <https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg> ou pelo telefone 3382-5024.

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Cidades

Linhares: Secretaria de Educação abre inscrições com oferta de mil vagas para seis formações

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A Secretaria de Educação de Linhares está com mil vagas abertas para os servidores municipais da rede municipal de ensino interessados em participar de uma das seis formações continuadas que serão ofertadas pelo Município. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (1º/3) e devem ser realizadas pelo link http://linhares.sisp.com.br/login. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Os servidores podem se inscrever em umas das seguintes capacitações: Transtorno de Aprendizagens e Neuroeducação: Novos horizontes (30h); Neuroeducação e processos de aprendizagens (40h); Libras para todos: Inclusão, cidadania e acessibilidade – nível 1 (50h); Libras para todos: Ampliando o conhecimento – nível 2 (50h); Libras para todos: Consolidando a aprendizagem – nível 3 (50h); e Literatura surda: Estudo e prática – nível 2 e 3 (20h).

Para realizar a inscrição é necessário escolher a formação e inscrever na data e horário disponíveis.  Quem já possui cadastro no Portal de Cursos deve acessar informando o CPF e/ou email e senha. Quem ainda não possui o cadastro é necessário clicar em “cadastre-se” para realizá-lo.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que esses são os primeiros cursos formatados para o ano de 2021. “Temos planejado diversas formações para este ano e, em breve, abriremos as inscrições para os cursos de Metodologias Ativas e Ensino Híbrido, direcionado a todos os professores, Trilhas, para os professores de Alfabetização e Neurociência Aplicada à Educação para todos os profissionais da rede municipal de ensino”, explicou a secretária.

O acesso do encontro remoto será disponibilizado somente pelo link http://linhares.sisp.com.br/login. A liberação da aula aos cursistas ocorrerá 30 minutos antecedentes ao encontro e a presença estará vinculada ao acesso pelo portal. O certificado será emitido 30 dias após o término da formação, mediante a avaliação contida no Portal de Cursos na aba Questionário.

Curso e respectivas vagas:

– Transtorno de Aprendizagens e Neuroeducação: Novos horizontes – 300 vagas;

– Neuroeducação e processos de aprendizagens – 200 vagas;

– Libras para todos: Inclusão, cidadania e acessibilidade, nível 1 – 200 vagas;

– Libras para todos: Ampliando o conhecimento, nível 2 – 100 vagas;

– Libras para todos: Consolidando a aprendizagem, nível 3 – 100 vagas;

– Literatura surda: Estudo e prática, nível 2 e 3 – 100 vagas.

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