conecte-se conosco


Cidades

Aberta exposição que retrata os 150 Anos da imigração italiana

Publicado

Exposição ficará aberta para visitação em Jaguaré por uma semana no auditório da Prefeitura Municipal; escolas municipais também vão receber a exposição

O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, participou na última sexta-feira, 08, da abertura da exposição “Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias”. A exposição é uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo e no Brasil e ficará por uma semana no auditório da Prefeitura, entre 8h e 12h. Depois da primeira semana, a exposição percorrerá as escolas municipais.

A exposição é organizada pela instituição Comunità Italiana, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré, Governo do Estado, Associação do Movimento Italiano de Jaguaré – Amitaj, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Secretaria Estadual de Cultura – Secult e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – LICC e do Grupo Águia Branca.

Força dos imigrantes é exemplo

“Temos que valorizar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. É preciso que conheçamos as motivações e a força dos primeiros homens e mulheres que chegaram a Jaguaré como inspiração para continuarmos construindo o futuro do nosso município. A dedicação dos primeiros habitantes, entre eles, os descendentes de italianos, é um grande exemplo de superação para todos nós”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Leia mais:  Comissão de Finanças e Orçamento aprova parecer do relator pela rejeição das contas do ex-prefeito Lubiana Barrigueira

A abertura contou com apresentação da Dança do Café, com os alunos da Emef Nossa Senhora de Fátima e do Grupo Balletto Fiorisce, grupo de dança Italiana Infantil de Jaguaré. A exposição é dividida em quatro tempos, distribuídos em 20 lâminas de tecido com tamanho de 1,80mx90cm. Cada lâmina retrata as fases do processo de migração: Origem (as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana); Travessia (a viagem dos migrantes); Brasil (o contato com o Novo Mundo) e Futuro (as perspectivas de futuro no novo local).

publicidade

Cidades

“Ônibus estava cheio e sentei na escada”, conta estudante que caiu de Transcol em Vitória

Publicado

O acidente impressionante, que aconteceu na noite de quarta-feira (4), no Centro de Vitória, foi registrado por câmera de segurança

A estudante Aundrea Camporeze, de 17 anos, arremessada de um ônibus do Sistema Transcol em movimento durante uma curva, no Centro de Vitória, contou que estava sentada nas escadas do veículo no momento do acidente. 

Em entrevista a adolescente relatou que o ônibus estava muito cheio e por conta disso precisou se sentar nas escadas no meio de duas pessoas. 

O acidente impressionante aconteceu por volta das 18h40 desta quarta-feira (4) e foi registrado por uma câmera de segurança.

“Eu lembro que naquele horário do Ifes x Vitória, o ônibus acabou se atrasando. Era para estar lá 18h10, mas se atrasou uns 20 minutos. Ele estava cheio, normalmente, sempre com pressa”, contou. 

Ela relatou que, por estar sentada nas escadas, a todo momento precisava se levantar para que pessoas pudessem entrar ou sair do ônibus, e que em determinado momento, acabou ficando próxima à porta do veículo. 

“Eu acabei sentando no meio de duas pessoas naquelas escadas da porta. Aí eu fiquei lá até o Parque Moscoso. Acabava levantando para as pessoas descerem. Então, naquele momento no Parque Moscoso, entrou uma pessoa, onde eu estava sentada entre duas pessoas, e acabei ficando naquela escada abaixo. Na curva do Parque Moscoso, o corpo acabou indo para perto da porta, mas não encostei. A porta abriu e eu acabei caindo”, relatou Aundrea. 

Leia mais:  Bandes mobiliza equipe em atendimento para empresas em Mimoso do Sul nesta quarta-feira (03)

A estudante lembra que, ao cair do ônibus, foi ajudada por pessoas do próprio coletivo, após o veículo parar a cerca de 50 metros do local do acidente.

Foram as próprias pessoas que estavam no local que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Com a queda, a adolescente acabou tendo perdas materiais, como os óculos de grau e o telefone celular, que ficaram totalmente destruídos.

Aundrea, inclusive, quase foi atropelada por um carro, mas conta que sequer percebeu a aproximação do automóvel no momento. 

“Quem veio me ajudar foi o pessoal que estava no 123, e o ônibus parou a poucos metros dali. Aí veio uma enfermeira me ajudar, o pessoal ligou para o Samu e recolheu meus materiais, que estavam caídos no chão. Eu não percebi porque acabei me ajoelhando de costas e depois sentei, então não vi o carro chegando”, disse. 

A jovem foi levada ao hospital, onde permaneceu internada até esta quinta-feira (5), momentos antes da entrevista. Ela relatou que não teve ferimentos graves, mas ainda sente dor no joelho.

“Agora estou melhor, mas o joelho ainda dói. Nos dedos, as luxações melhoraram, mas aqui embaixo dói ainda”, relatou. 

“Estava correndo”, diz mãe da adolescente

A mãe da estudante descreveu que a filha  voltava da escola no momento do acidente e reafirmou que o ônibus estava lotado.

“O ônibus lotado e o motorista ‘chutando’, tanto é que ele nem viu. A menina contou que ele não viu o que havia acontecido. Quando as pessoas gritaram, ele parou”, descreveu a mãe. 

O que a empresa de ônibus diz sobre o ocorrido?

Por meio de uma nota, a GVBus lamentou o ocorrido e informou que, assim que tomou conhecimento do fato, tirou o ônibus de circulação para vistoria e colocou outro em substituição.

“O motorista acionou o Samu imediatamente para socorrer a vítima e o boletim de ocorrência foi registrado no local”, descreve a empresa.

Além disso, também é destacado que, as circunstâncias do acidente ainda estão em apuração. “Mas, é importante destacar que todos os ônibus do Sistema Transcol são equipados com um dispositivo de segurança que impede que a porta se abra com o coletivo em movimento”.

“O GVBus, por sua vez, ressalta que todos os ônibus do Sistema Transcol passam por vistoria e manutenção periódicas nas garagens. Eles são retirados de circulação quando constatado algum problema, são reparados e reencaminhados para atendimento à população”, finaliza a nota. 

Leia mais:  Estado recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (24)
Continue lendo

Cidades

Grave acidente na BR-101 deixa um morto e dois feridos em Aracruz

Publicado

Colisão aconteceu no quilômetro 193, no distrito de Guaraná

Uma pessoa morreu em um grave acidente na BR-101. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (5) na altura do distrito de Guaraná, em Aracruz. 

O impacto da batida deixou os veículos com as frentes completamente destruídas.

Segundo informações preliminares, três pessoas estavam envolvidas no acidente. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras duas foram socorridas e encaminhadas para um hospital da região.

Durante o atendimento às vítimas, o trânsito precisou fluir no sistema de pare e siga por cerca de duas horas, sendo liberado posteriormente.

Leia mais:  Bandes prorroga vencimento de contratos de setores afetados pelo coronavírus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana