conecte-se conosco


Cidades

ACJAC presta contas à comunidade de Jardim Camburi

Publicado

Considerada um exemplo para muitos bairros de Vitória, a entidade prestou contas à comunidade em assembleia realizada no final deste ano.

Vitória é uma capital de tamanho médio, mas tem sido grande na importância de suas associações de moradores de vários bairros da cidade. A Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC) é uma das mais antigas e se tornou exemplo de atuação eficiente em relação a levar as demandas dos moradores às autoridades, buscando soluções para os problemas do bairro, o mais populoso de Vitória. Tanto que existem duas no bairro, mas a outra praticamente parou de funcionar.

Ainda de acordo com a sua importância para o bairro, a ACJAC convidou a comunidade para apresentar a prestação de contas do ano de 2019, até porque a nova diretoria assumiu a entidade em maio e a prestação de contas de 2020 vai acontecer em março.

A reunião aconteceu dia 17 de dezembro, nas dependências da faculdade Estácio de Sá. Na oportunidade o presidente explicou todos os itens correspondentes a receitas, gastos, projetos executados, doações, planejamento estratégico implementado naquilo que foi possível, muito, no entanto, prejudicado pela pandemia. Mesmo assim a atuação da associação não deixou de existir e inúmeras continuaram a ser atendidas com a finalidade de contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos moradores de Jardim Camburi. A assembleia de prestação de contas foi aberta à comunidade e todas as pessoas presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, questionar se sentindo à vontade para conhecer o trabalho que vem sendo executado pelo presidente, Aloisio José Muruce e sua equipe de coordenadores.

Na oportunidade foi dada mais uma tarefa aos colaboradores: a distribuição de máscaras para as pessoas. A Vale produziu 110 mil máscaras e doou cinco delas e, em parceria, solicitou apoio da ACJAC para a sua distribuição junto à comunidade do bairro, principalmente nas praças, feiras, condomínios, escolas e locais onde existam maior movimentação dos moradores. A ACJAC entregou máscaras para os policiais militares que atuam na região.

Para este ano alguns ajustes estão previstos. Um deles será a criação de comitês em coordenadorias para avaliar o seu desempenho. O exemplo do comitê criado na coordenação de esportes foi um sucesso de eficiência e vai servir como modelo para ser implementado nas outras coordenações. Podem haver mudanças do titular, caso não exista um desempenho efetivo ou falta de eficiência da atuação da coordenação no que toca a efetivação das ações comunitárias contempladas no planejamento estratégico da ACJAC.

Outra ação de início de ano será a avaliação das ações que ainda faltam ser atendidas. Vai haver um levantamento para que sejam apresentadas as demandas ao novo governo municipal em uma provável agenda com o prefeito que assume em janeiro próximo. “O objetivo é formar uma parceria que possa criar um clima amistoso que possibilite o atendimento das demandas dos moradores de Jardim Camburi”, disse Iberê Arruda, coordenador geral da associação.

A ACJAC existe há 40 anos, uma das mais antigas de Vitória e conta estatutariamente com 16 coordenações e foram criadas mais quatro que completam o quadro da sua estrutura funcional atual.

Leia mais:  Casos de chikungunya crescem no Espírito Santo
publicidade

Cidades

Aberta as inscrições para o Nossa Bolsa 2021 com mais de mil oportunidades

Publicado

Quem sonha em começar um curso superior em 2021 tem que ficar de olho nas 1.021 oportunidades abertas pelo Programa Nossa Bolsa para este ano. Os interessados devem se inscrever pelo www.nossabolsa.es.gov.br entre os dias 25 e 29 de janeiro. O quadro de vagas com os cursos disponíveis e as instituições de ensino que os ofertam está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Devido ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Governo do Espírito Santo vai garantir a realização do Nossa Bolsa 2021 a partir dos resultados referentes aos anos de 2015 a 2019. Ou seja, só podem participar deste processo seletivo os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e já realizaram uma das provas do Enem nesse período.

Como a missão do programa é atender a quem mais precisa, as oportunidades são direcionadas à população de baixa renda e são ofertadas em 33 instituições de Ensino Superior privadas espalhadas por 15 municípios em todas as regiões do Estado. A maior parte das bolsas cobre o valor integral da mensalidade, sendo que apenas 39 bolsas parciais serão disponibilizadas.

Quem pode?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é dirigido aos estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública ou da rede particular que estiveram na condição de bolsistas integrais.

Se o grupo familiar do candidato possui renda per capita de até um salário mínimo, ele poderá concorrer a bolsas integrais que correspondem a 100% da mensalidade; se a renda per capita for de até três salários mínimos, o aluno poderá concorrer a bolsas parciais de 50%.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Só serão aceitas as inscrições de candidatos que alcançarem média global de 500 pontos, considerando as provas objetivas e de redação do Enem realizado pelo candidato entre os anos de 2015 e 2019.

Também podem participar do processo candidatos que concluíram o curso técnico em um Centro Estadual de Educação Técnica (CEETs) do Espírito Santo e também os que cursaram o Ensino Médio ou Técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

Não é permitida a participação de candidatos que já possuam outro diploma de graduação, nem de selecionados em edições anteriores do programa e que abandonaram o curso.

O programa também não realiza a contratação de selecionados que estejam matriculados em outro curso superior, nem dos que já foram contemplados por outros programas de bolsa de graduação ou de financiamento estudantil.

Cronograma do Nossa Bolsa 2021

1) Período de inscrição:

de 25 a 29 de janeiro

2) Resultado da 1º Chamada:

03 de fevereiro

3) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 04 a 10 de fevereiro

4) Resultado da 2º Chamada:

12 de fevereiro

5) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 18 de fevereiro a 24 de março

6) Manifestação de interesse na lista de espera:

de 01 a 03 de março

7) Resultado da lista de espera:

05 de março

8) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 08 a 12 de março

Leia mais:  Detran emite novo documento eletrônico que unifica Licenciamento e Propriedade do Veículo
Continue lendo

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Casos de chikungunya crescem no Espírito Santo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana