conecte-se conosco


Camisa 10

Açúcar zero e nada de álcool, Tom Brady busca 7° título na NFL aos 43

Publicado

Com método próprio de alimentação e treinos, quarterback de Tampa Bay disputa sua 14ª final de conferência, quebrando jejum de 14 anos do time, e busca 7º título do Super Bowl

É difícil pensar em atletas que tenham se mantido por tanto tempo no auge como Tom Brady, hoje quarterback do Tampa Bay Buccaneers, mas que defendeu o New England Patriots por 20 temporadas. Aos 43 anos, o jogador é o maior vencedor do Super Bowl, com seis títulos, mas ele nem pensa em parar por aí. No próximo domingo, Brady disputa sua 14ª final de conferência, mirando mais uma final de NFL e, quem sabe, o sétimo anel de campeão. O segredo da longevidade? O marido da modelo brasileira Gisele Bundchen nunca escondeu: alimentação regrada – e curiosa por sinal -, exercícios e uma mente sã.

Tom Brady é reconhecido por seguir uma rígida rotina de treinos, alimentação e um estilo de vida próprio, que fizeram com que ele se tornasse o maior nome de seu esporte. Além de uma fortuna estimada em quase US$ 200 milhões (cerca de 1 bilhão de reais), ele ainda coleciona recordes e mais recordes: quarterback mais vitorioso da liga, jogador mais velho a anotar um touchdown em playoffs, mais aparições em Super Bowl (9), mais títulos da NFL (6)… Enfim, ficaríamos aqui até amanhã. Tudo isso e ele ainda promete jogar, pelo menos até os 45 anos.

A rotina do quarterback foi desmembrada em seu livro “The TB12 Method” ou o “O Método TB12”, lançado em 2017 e que reúne métodos e dicas voltadas para melhorar a performance de atletas profissionais ou amadores, mas o tema também é recorrente em entrevistas que buscam desvendar os segredos do jogador que pôs fim ao jejum de 14 anos dos Bucs longe das finais de conferência.

Alimentação estrita

A rotina alimentar de Tom Brady começa com uma boa noite de sono, que dura de 20h30 até 5h30 da manhã, e com uma vitamina de frutas. O jogador é acompanhado há 14 anos pelo polêmico personal trainer Alex Guerrero, defensor da chamada “dieta alcalina”, que se baseia na opção de alimentos “alcalinos” que, supostamente, facilitam a recuperação do processo inflamatório que o corpo sofre após atividades físicas intensas.

O camisa 12 evita cogumelos, farinha branca e até mesmo o consumo de frutas que não estejam em seu planejamento. Álcool, cafeína, pão, arroz branco, milho, alimentos geneticamente modificados, itens com alto teor de frutose, gordura trans, açúcar, soja, óleos para cozinhar, produtos com glúten e os chamados “vegetais de erva-moura”, como tomate, pimenta e berinjela, estão fora da lista de mercado de Brady.

Dia do quarterback mais famoso da NFL começa com vitamina de frutas antes do treino — Foto: Reprodução Twitter/TB12 Sports

A dieta do quarterback inclui muita hidratação, suplementos e barras de energia de sua própria marca, e vegetais orgânicos. No caso das carnes, elas devem ser leves, adquiridas do meio selvagem (ao invés de criadouros) e livre de hormônios; peixes, ovos e frango fazem parte do cardápio, mas pequenas “escapadas”, como pizza e chocolate, não estão totalmente excluídas – com moderação e optando pelo melhor.

Fugindo dos pesos

A rotina de exercícios de Tom Brady começa com massagens que, segundo ele, abrangem 20 grupos de músculos de seu corpo e o preparam para o impacto da atividade física. Após as massagens, treinos de velocidade e agilidade com faixas de resistência. Ao contrário do que se imagina, musculação pesada não faz parte dos exercícios de Brady; de acordo com Alex Guerrero, seu treinador, pesos não contribuem com a construção da velocidade que ele necessita em campo.

Rotina de exercícios de Brady não envolve musculação pesada — Foto: Eric Ray Davidson

O jogador também é adepto de exercícios de movimentos como agachamentos, pranchas e os que trabalham os ombros. A rotina de treinos, repetida de quatro a cinco vezes na semana, é finalizada com massagens que prometem aumentar a circulação sanguínea e de ácido lático liberado durante os exercícios, e ainda incluem itens como o rolo de liberação miofascial, método de recuperação muscular, e aparelhos voltados para os glúteos, grupo de músculos que Brady considera como “motor” de seu corpo em campo. Surfe, golfe e o “mergulho de penhasco” também estão entre suas atividades favoritas.

Mente saudável

Além do físico, Tom Brady considera de extrema importância possuir uma boa saúde mental para potencializar os efeitos da rotina de treinos e da dieta em seu desempenho. Ele se dedica a fazer, diariamente, exercícios cognitivos que mantém seus reflexos sempre afiados mesmo com o passar dos anos.

Conhecer seus pontos fracos e buscar evolui-los, focar em seus aspectos mais fortes, encarar treinos como grandes finais, aprender com os erros, trabalhar a autoestima e manter o pensamento positivo mesmo diante das derrotas são algumas das lições mentais que Brady carrega consigo há, pelo menos, duas décadas.

Neste domingo, Tom Brady terá um duelo de gente grande com outro quarterback de peso: Aaron Rodgers, considerado por muitos o QB mais habilidoso de todos os tempos. O Tampa Bay Buccanneers enfrenta o Green Bay Packers, às 17h05, na partida que vale o título da NFC e, consequentemente, garante vaga no Super Bowl LV, que será disputado no dia 7 de fevereiro, em Tampa.

Se Tom Brady conseguir vencer e levar os Bucs à final da NFL, ele alcançará mais um feito inédito. Será a primeira vez na história que um time disputará o Super Bowl em sua própria casa. Isso nunca aconteceu antes na liga.

Leia mais:  Câmara aprova auxílio emergencial para profissionais do esporte
publicidade

Camisa 10

“Ele morreu e voltou”, diz médico capixaba sobre mau súbito de jogador da Dinamarca

Publicado

Eriksen segue hospitalizado para exames adicionais, mas em condições estáveis

Christian Eriksen permanece hospitalizado em Copenhage. O astro da seleção dinamarquesa será submetido a exames complementares para um diagnóstico preciso sobre o mau súbito que teve no sábado (12), em estreia na Eurocopa. O jogador caiu desacordado em campo e passou por reanimação cardíaca. Após o susto, a Federação Dinamarquesa de Futebol informa que seu estado é estável neste domingo.

O médico capixaba Henrique Bolnaldi comentou sobre o que aconteceu com o atleta. 

Eriksen acordou bem e foi logo mandando cumprimentos aos companheiros de seleção, de quem recebeu enorme apoio logo que desmaiou, no estádio Parken, em Copenhage. O meia sabe que os companheiros ficaram bastante abalados com o incidente, ocorrido aos 42 minutos do jogo contra a Finlândia, e tentar tranquilizar a todos.

“Esta manhã falamos com Christian Eriksen, que mandou cumprimentos aos seus companheiros. Suas condições estão estáveis e ele continua hospitalizado para exames adicionais”, informou a Federação Dinamarquesa de Futebol, em nota.

A entidade aproveitou para agradecer todas as manifestações de carinho e apoio para com o camisa 10 da seleção. “Gostaríamos de agradecer a todos pelas sinceras saudações a Christian Eriksen, de fãs, jogadores, famílias reais da Dinamarca e da Inglaterra, associações internacionais, clubes…”, agradeceu. “Encorajamos a todos a enviarem os seus cumprimentos à FA dinamarquesa certificando que estão todos bem.”

Os integrantes da seleção dinamarquesa passaram por ajuda psicológica após ficarem extremamente abalados e seguem recebendo apoio, de acordo com a Federação. “A equipe e o staff da seleção nacional receberam ajuda e continuarão sendo apoiados após o incidente de ontem.”

Eriksen ainda não tem previsão de alta, mas todos esbanjam confiança que o desmaio não passou de um susto e ele poderá, sim, retornar aos campos. Mas, apenas após todos os exames comprovarem que seguirá saudável para a prática esportiva.

Leia mais:  Câmara aprova auxílio emergencial para profissionais do esporte
Continue lendo

Camisa 10

Globo coloca jogo do Flamengo para ‘barrar’ crescimento do SBT com Seleção Brasileira na Copa América

Publicado

O Flamengo foi peça chave na manobra da Globo para travar o crescimento do SBT com a transmissão do jogo da Seleção Brasileira contra a Venezuela, domingo, às 18h, pela abertura da Copa América. O confronto entre Fluminense e Bragantino, marcado anteriormente para às 16h do mesmo dia, sofreu alterações. Agora, a Globo irá transmitir Flamengo x América-MG no mesmo horário, enquanto o duelo do rival carioca passou para às 20h30.

Assim, para impedir que a emissora de Silvio Santos assuma a liderança em audiência com o jogo da Seleção pela competição sul-americana sediada no Brasil, o Grupo Globo espera criar larga vantagem ao assumir praças no Rio de Janeiro, Distrito Federal e estados da região Norte e Nordeste.

Já para o confronto entre Atlético-MG e São Paulo, às 16h, a Globo reservou os estados de São Paulo e Minas Gerais para exibir ao vivo o duelo. Grêmio x Athletico-PR vai ao ar para o Rio Grande do Sul.

Com a Seleção Brasileira entrando em campo próximo às 18h, a expectativa da rede carioca é diminuir a migração de audiência de torcedores que acompanhavam as partidas do Brasileirão para o SBT.

Leia mais:  Robinho é condenado em segunda instância na Itália a 9 anos de prisão
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana