conecte-se conosco


Camisa 10

Açúcar zero e nada de álcool, Tom Brady busca 7° título na NFL aos 43

Publicado

Com método próprio de alimentação e treinos, quarterback de Tampa Bay disputa sua 14ª final de conferência, quebrando jejum de 14 anos do time, e busca 7º título do Super Bowl

É difícil pensar em atletas que tenham se mantido por tanto tempo no auge como Tom Brady, hoje quarterback do Tampa Bay Buccaneers, mas que defendeu o New England Patriots por 20 temporadas. Aos 43 anos, o jogador é o maior vencedor do Super Bowl, com seis títulos, mas ele nem pensa em parar por aí. No próximo domingo, Brady disputa sua 14ª final de conferência, mirando mais uma final de NFL e, quem sabe, o sétimo anel de campeão. O segredo da longevidade? O marido da modelo brasileira Gisele Bundchen nunca escondeu: alimentação regrada – e curiosa por sinal -, exercícios e uma mente sã.

Tom Brady é reconhecido por seguir uma rígida rotina de treinos, alimentação e um estilo de vida próprio, que fizeram com que ele se tornasse o maior nome de seu esporte. Além de uma fortuna estimada em quase US$ 200 milhões (cerca de 1 bilhão de reais), ele ainda coleciona recordes e mais recordes: quarterback mais vitorioso da liga, jogador mais velho a anotar um touchdown em playoffs, mais aparições em Super Bowl (9), mais títulos da NFL (6)… Enfim, ficaríamos aqui até amanhã. Tudo isso e ele ainda promete jogar, pelo menos até os 45 anos.

A rotina do quarterback foi desmembrada em seu livro “The TB12 Method” ou o “O Método TB12”, lançado em 2017 e que reúne métodos e dicas voltadas para melhorar a performance de atletas profissionais ou amadores, mas o tema também é recorrente em entrevistas que buscam desvendar os segredos do jogador que pôs fim ao jejum de 14 anos dos Bucs longe das finais de conferência.

Alimentação estrita

A rotina alimentar de Tom Brady começa com uma boa noite de sono, que dura de 20h30 até 5h30 da manhã, e com uma vitamina de frutas. O jogador é acompanhado há 14 anos pelo polêmico personal trainer Alex Guerrero, defensor da chamada “dieta alcalina”, que se baseia na opção de alimentos “alcalinos” que, supostamente, facilitam a recuperação do processo inflamatório que o corpo sofre após atividades físicas intensas.

O camisa 12 evita cogumelos, farinha branca e até mesmo o consumo de frutas que não estejam em seu planejamento. Álcool, cafeína, pão, arroz branco, milho, alimentos geneticamente modificados, itens com alto teor de frutose, gordura trans, açúcar, soja, óleos para cozinhar, produtos com glúten e os chamados “vegetais de erva-moura”, como tomate, pimenta e berinjela, estão fora da lista de mercado de Brady.

Dia do quarterback mais famoso da NFL começa com vitamina de frutas antes do treino — Foto: Reprodução Twitter/TB12 Sports

A dieta do quarterback inclui muita hidratação, suplementos e barras de energia de sua própria marca, e vegetais orgânicos. No caso das carnes, elas devem ser leves, adquiridas do meio selvagem (ao invés de criadouros) e livre de hormônios; peixes, ovos e frango fazem parte do cardápio, mas pequenas “escapadas”, como pizza e chocolate, não estão totalmente excluídas – com moderação e optando pelo melhor.

Fugindo dos pesos

A rotina de exercícios de Tom Brady começa com massagens que, segundo ele, abrangem 20 grupos de músculos de seu corpo e o preparam para o impacto da atividade física. Após as massagens, treinos de velocidade e agilidade com faixas de resistência. Ao contrário do que se imagina, musculação pesada não faz parte dos exercícios de Brady; de acordo com Alex Guerrero, seu treinador, pesos não contribuem com a construção da velocidade que ele necessita em campo.

Rotina de exercícios de Brady não envolve musculação pesada — Foto: Eric Ray Davidson

O jogador também é adepto de exercícios de movimentos como agachamentos, pranchas e os que trabalham os ombros. A rotina de treinos, repetida de quatro a cinco vezes na semana, é finalizada com massagens que prometem aumentar a circulação sanguínea e de ácido lático liberado durante os exercícios, e ainda incluem itens como o rolo de liberação miofascial, método de recuperação muscular, e aparelhos voltados para os glúteos, grupo de músculos que Brady considera como “motor” de seu corpo em campo. Surfe, golfe e o “mergulho de penhasco” também estão entre suas atividades favoritas.

Mente saudável

Além do físico, Tom Brady considera de extrema importância possuir uma boa saúde mental para potencializar os efeitos da rotina de treinos e da dieta em seu desempenho. Ele se dedica a fazer, diariamente, exercícios cognitivos que mantém seus reflexos sempre afiados mesmo com o passar dos anos.

Conhecer seus pontos fracos e buscar evolui-los, focar em seus aspectos mais fortes, encarar treinos como grandes finais, aprender com os erros, trabalhar a autoestima e manter o pensamento positivo mesmo diante das derrotas são algumas das lições mentais que Brady carrega consigo há, pelo menos, duas décadas.

Neste domingo, Tom Brady terá um duelo de gente grande com outro quarterback de peso: Aaron Rodgers, considerado por muitos o QB mais habilidoso de todos os tempos. O Tampa Bay Buccanneers enfrenta o Green Bay Packers, às 17h05, na partida que vale o título da NFC e, consequentemente, garante vaga no Super Bowl LV, que será disputado no dia 7 de fevereiro, em Tampa.

Se Tom Brady conseguir vencer e levar os Bucs à final da NFL, ele alcançará mais um feito inédito. Será a primeira vez na história que um time disputará o Super Bowl em sua própria casa. Isso nunca aconteceu antes na liga.

Leia mais:  Lateral do San Lorenzo se diz perto do Palmeiras, mas com Fla de olho
publicidade

Camisa 10

Arrascaeta é convocado e vira desfalque do Flamengo no Cariocão 2021

Publicado

Além do uruguaio, outros jogadores do rubro-negro tem a chance de serem convocados para defenderem suas seleções

A seleção uruguaia anunciou a convocação oficial para os próximos compromissos, diante de Argentina, dia 26 de março (fora), e Bolívia, dia 30 (em casa), pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2022. Como já esperado pela diretoria do Flamengo, o meio-campista Arrascaeta foi convocado e será o primeiro desfalque do time no mês.

Assim como o restante do elenco principal, Arrascaeta se reapresentará no clube no dia 15 de março, após o recesso do final da última temporada. Dessa forma, o uruguaio deve ser baixa no rubro-negro nos jogos contra Botafogo (dia 23), Boavista (27) e Bangu (31), pelas 5ª, 6ª e 7ª rodadas do Cariocão 2021, respectivamente. O anúncio da convocação foi nesta sexta-feira (5).

Pode ser até que o meia se reapresente após o clássico contra o Botafogo ou antes de enfrentar o Bangu, mas pelo curto espaço de tempo a tendência é que ele seja desfalque mesmo nas duas partidas.

Além de Arrascaeta, o Flamengo deve perder Maurício Isla, do Chile, nome carimbado em sua seleção. E o risco de perder brasileiros também é grande, já que as convocações podem ser apenas de jogadores que atuam no continente sul-americano. Entre os rubro-negros que já foram chamados em outras oportunidades, estão Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro.

Ainda sem o time principal e o técnico Rogério Ceni, o Flamengo de Maurício de Souza e dos garotos do Ninho volta à campo neste sábado, às 18h, contra o Macaé, no Maracanã, em duelo válido pela 2ª rodada do Cariocão 2021.

Leia mais:  Contemplados pelo programa Bolsa Atleta participam de competições esportivas no final de semana
Continue lendo

Camisa 10

Ministério Público recomenda que CBF suspenda o futebol no Brasil

Publicado

Presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, do MP, quer a suspensão de todas as competições nacionais como medida para conter o avanço da Covid-19

O Ministério Público vai recomendar à CBF a suspensão de todas as partidas de futebol no Brasil. A carta deverá ser assinada em conjunto pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança nos estádio.

– A Comissão Nacional decidiu emitir uma nota técnica recomendando à CBF a suspensão de toda e qualquer competição por ela organizada, em face da situação que hoje o Brasil atravessa, com o crescente número de pessoas falecidas e contaminadas. (Valberto Lira)

– Todos os colegas que integram a comissão entendem que se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um estado para outro trará mais possibilidade de contágio – explicou o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios do Ministério Público.

Mais cedo, Valberto Lira já havia se posicionado contra a realização de partidas de futebol na Paraíba. Em ofício que será enviado à CBF, ele recomendou que a partida entre Treze x Altos, pela Copa do Nordeste, marcada para sábado, seja cancelada. O mesmo vale o jogo Campinense x Bahia, na próxima terça-feira, pela Copa do Brasil.

– Futebol não é atividade essencial. As atividades essenciais estão elencadas no decreto do governo do estado. Nós estamos dizendo à CBF que não poderão acontecer esses jogos. Estamos recomendando também à Polícia Militar para impedir esses jogos no estado da Paraíba – disse Valberto, que também é presidente da Comissão de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios da Paraíba.

Valberto Lira, presidente da Comissão Nacional de Prevenção e Combate à violência nos estádios, pede a suspensão do futebol no país — Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com

Valberto Lira, presidente da Comissão Nacional de Prevenção e Combate à violência nos estádios, pede a suspensão do futebol no país

Leia mais:  Clubes do Capixabão liberados para treinar a partir de setembro
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana