conecte-se conosco


Camisa 10

Acusações de suborno na Fifa geram mais suspeitas sobre Copa no Catar

Publicado

Rumores há muito tempo cercam a votação de 2010 do comitê executivo da Fifa para entregar a Copa do Mundo de 2018 à Rússia e a de 2022 ao Catar

A Copa do Mundo de 2022 no Catar se tornou foco de novas alegações de corrupção na Fifa após acusação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que afirma que subornos foram pagos a dirigentes do futebol, incluindo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, para garantir votos na disputa para sediar a competição.

Suspeita e rumores há muito cercam a votação de 2010 do comitê executivo da Fifa para entregar a Copa do Mundo de 2018 à Rússia e a de 2022 ao Catar. Mas na segunda-feira, pela primeira vez, os promotores mostraram alegações formais e diretas.

De acordo com os promotores, representantes que trabalhavam para Rússia e Catar subornaram dirigentes do comitê executivo da Fifa para obter votos na decisão crucial da entidade que controla o futebol mundial.

A Fifa e os organizadores da Copa do Mundo do Catar não responderam imediatamente a um pedido de comentário. As candidaturas de Catar e Rússia para sediar a Copa do Mundo sempre negaram o pagamento de subornos.

Embora a Fifa tenha reagido a alegações anteriores da mídia sobre o processo de candidatura do Catar, insistindo que o torneio não será afetado, as acusações dos EUA levarão a novas perguntas sobre o Mundial, que está programado para novembro e dezembro de 2022.

A acusação formal sustenta que os três integrantes sul-americanos do comitê executivo da Fifa em 2010 – o brasileiro Ricardo Teixeira, o falecido Nicolás Leoz, do Paraguai, e um co-conspirador sem identificação – aceitaram propinas para votar no Catar como sede da Copa de 2022.

“Ricardo Teixeira, Nicolás Leoz e o co-conspirador número 1 receberam pagamentos de suborno em troca de seus votos a favor do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022”, diz o indiciamento.

Teixeira, ex-genro do ex-chefe da Fifa João Havelange e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, não estava imediatamente acessível para comentar.

O indiciamento também alega que o vice-presidente da Fifa Jack Warner recebeu 5 milhões de dólares através de várias empresas de fachada para votar na Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018.

Warner foi acusado de vários crimes na investigação de longa data dos EUA e está lutando contra a extradição de sua terra natal, Trinidad e Tobago. Warner, que não estava imediatamente disponível para comentar, sempre negou qualquer irregularidade.

Alexei Sorokin, CEO do comitê organizador local da Copa do Mundo da Rússia em 2018, disse à agência de notícias Interfax: “Esta é apenas a opinião de advogados. Dissemos repetidamente que nossa candidatura era transparente”.

Leia mais:  Diego Maradona morre aos 60 anos, após parada cardiorrespiratória
publicidade

Camisa 10

Piloto de Nova Venécia que desapareceu durante rally é encontrado morto

Publicado

Daniel estava desaparecido desde esta quarta-feira (26). A última etapa do evento chegou a ser cancelada, para a concentração nas buscas pelo piloto

O piloto Daniel Santos, de 36 anos, foi encontrado morto, na noite desta quinta-feira (27), em Brejinho, localidade de Viçosa do Ceará, município no interior do estado. Ele é natural do Espírito Santo e participava de um rally que aconteceria entre Parnaíba, no litoral do Piauí e o Maranhão. A última etapa do evento foi cancelada em razão das buscas por Daniel, desaparecido desde esta quarta-feira (26). As circunstâncias da morte ainda não foram divulgadas.

A informação do óbito foi repassada por um bombeiro militar do Ceará, que confirmou também o encerramento das buscas. A organização do evento não se pronunciou sobre o caso até a publicação desta matéria.

Piloto de motocross Daniel Santos, 36 anos, da cidade de Nova Venecia (ES) desapareceu durante Rally Cerapió — Foto: Divulgação/ Cerapió

O cancelamento da última etapa aconteceu porque o piloto, que participava da competição, desapareceu desde quarta (26), quando não retornou da trilha.

Equipes de resgate realizaram buscas nas regiões dos municípios de Viçosa, Buira, Juá dos Vieiras, Padre Vieira, Cocal, Brejinho, entre os estados do Ceará e Piauí.

Não há clima entre os competidores, organização, nem condições físicas do time de resgate para dar sequência ao evento“, informou a organização em comunicado oficial.

Resultado da competição

A organização afirmou ainda que mais informações sobre a decisão da competição serão definidas em breve e divulgadas em um novo comunicado.

Para a modalidade motos, o Rally Cerapió é uma competição de enduro de regularidade, na qual o piloto realiza um trajeto de um ponto a outro, em um percurso previamente levantado pela organização e informado ao competidor através de uma planilha.

Piloto de moto desaparece durante Rally Cerapió; bombeiros e policiais fazem buscas entre o Piauí e o Ceará — Foto: Divulgação

Geralmente, esse tipo de prova tem duração entre seis e dez horas. Ao terminar a etapa, o participante entrega seu GPS para a apuração. É através desse sistema que é verificado o percurso feito pelo piloto e definido o vencedor de acordo com a regularidade estabelecida pela planilha.

“Como há situações de quebra de equipamento, quedas, entre outras ocorrências, é comum os competidores aguardarem os processos de resgate e demorarem para voltar para o local da chegada”, explica a nota do evento.

A operação de buscas contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que enviou bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil para auxiliar nas buscas, além das comunidades locais envolvidas que se solidarizaram com a situação.

A organização informou que presta atendimento em tempo integral à família do piloto que está no evento.

Leia mais:  Paulo Sousa é apresentado no Flamengo: 'Oportunidade única'
Continue lendo

Camisa 10

Taça Verão: campeonato promete agitar o esporte nas manhã de domingo em Linhares

Publicado

Com a participação de 16 equipes e uma duração de dois meses, essa 7ª edição do evento em Linhares

O município de Linhares irá sediar, no próximo dia 30 de janeiro, o início da 7ª edição do Campeonato Taça Verão, evento onde ocorre a participação de diversos times do esporte amador de Linhares.

De acordo com o organizador do evento, Ademir Bento, o campeonato ocorre todos os anos, no período do mês de janeiro. No entanto, segundo Ademir, nos anos de 2020 e 2021 o evento precisou ser suspenso devido ao agravamento da pandemia da Covid-19.

O campeonato contará com 16 equipes participantes e uma quantidade de aproximadamente 400 jogadores. O evento deve durar cerca de dois meses, sendo realizado pelas manhãs de domingo.

Segundo o organizador, a expectativa é de que o público da final do evento, que será no dia 25 de março, seja de 4 mil pessoas.

ONDE SERÁ?

Os jogos ocorrerão no campo de Bebedouro, de 8h às 12h; no campo do bairro Santa Cruz, de 8h às 12h; e por fim, no campo Nacional, localizado no bairro Aviso, de 8h às 17h. No campo Nacional será realizada a abertura oficial do evento, com a atuação de 8 equipes.

ENTREGA DAS BOLAS

Antes da abertura do evento, como protocolo, ocorre a entrega das bolas ao representante de cada time. Neste ano, a cerimônia ocorreu no Belo Recanto, com o organizador do evento, Ademir Bento, e o vereador Johnatan Maravilha. Confira:

PROGRAMAÇÃO

 

1º JOGO DA TAÇA VERÃO

 

 

1º JOGO-30/01/2022

 

CAMPO SANTA CRUZ CAMPO DO NACIONAL
Às 08:00 da Manhã

 

Às 08:00 da Manhã

 

Inter

 x

Atlético Nova Esperança

 

Operários

x

Beira Rio

 

Às 10:00 da Manhã

 

Às 10:00 da Manhã

 

Flamengo do Canivete

x

 Arena Jovem

 

Tigres

x

CDI

 

Às 13:00hs Às 13:00hs

 

Garotos do Nova Esperança

x

Santa Cruz

 

Havaí

x

Volta Redonda

 

Às 15:00hs Às 15:00hs

 

Universitário

x

Unidos F.C.

 

Garotos da Vila

x

Botafogo do Vila Maria

 

Leia mais:  Após flagra em reunião proibida, Pirlo confirma Arthur, McKennie e Dybala fora de clássico na Juventus: 'Temos que dar exemplo'
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana