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Aderes oferece linha de crédito para profissionais que desejam empreender

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A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), está oferecendo uma linha de crédito para empreendedores: o Acreditar ES. Trata-se de um crédito para profissionais que concluíram cursos de qualificação profissional pelo Governo do Estado, dentre eles o Programa Qualificar.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, ressalta que o Programa Acreditar ES tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a economia criativa. “Além de tudo, contribui para a ampliação do mercado, fazendo com que novos negócios sejam criados”, diz.

Ao solicitar o crédito, o interessado poderá escolher entre duas modalidades que o Programa Acreditar ES oferece: o crédito para capital de giro, para financiar a continuidade das operações do empreendimento, com limite de R$ 1,5 mil e prazo até 24 meses para pagamento; ou o crédito de investimento fixo, para financiar máquinas e equipamentos diversos, com limite até R$ 3 mil e com prazo até 30 meses para pagar.

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Alberto Gavini explica que, para ter acesso ao benefício, o aluno deve apresentar um plano de negócios e alerta que o uso do crédito não deve ser usado para o pagamento de dívidas pessoais. Ele destaca ainda a finalidade do projeto. 

“Depois de selecionados, os interessados devem utilizar o microcrédito exclusivamente para produção e condições operacionais do empreendimento. Além disso, toda metodologia é baseada no relacionamento direto dos micro e pequenos empreendedores com o agente de Crédito do município. Após a liberação do crédito pelo Banco do Espírito Santo (Banestes), o agente de Crédito passa a acompanhar o empreendedor na aplicação e orientação de financiamento”, destaca Gavini.

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Contas de luz ganham mais segurança e transparência

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A partir de sexta-feira (1º), as contas de luz dos consumidores capixabas passarão a contar com um QR Code que dará acesso à Nota Fiscal Eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A novidade tem o objetivo de garantir mais segurança sobre a autenticidade do documento e a transparência nas informações sobre tarifas e impostos pagos no fornecimento de energia elétrica.

O novo modelo de nota fiscal para o setor elétrico, a NF3e, foi instituído pelo ajuste SINIEF 01/19, que vale para todo o País. No Espírito Santo, as concessionárias de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a emitir a conta neste formato, a partir desta sexta-feira (1º). Para facilitar o acompanhamento por parte do consumidor, as tarifas e os impostos a partir de agora estarão mais claros e detalhados.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, as mudanças na conta de luz possibilitarão maior controle, segurança e facilidade de acesso à fatura para os consumidores capixabas. “A atualização na nota fiscal de energia elétrica é um passo significativo para modernizar e simplificar a emissão das faturas. Por meio do QR Code, o consumidor poderá verificar a autenticidade da fatura, o que reforça ainda mais a segurança do documento”, destacou Benicio Costa.

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Vale ressaltar que o QR Code para o pagamento da conta via Pix, muito utilizado atualmente, permanecerá disponível na fatura. Dessa forma, o cliente terá à disposição dois códigos virtuais que visam a facilitar o dia a dia. Para fazer a leitura do QR Code, basta apontar a câmera do celular para a imagem e abrir o link que aparecerá na tela.

O que é a NF3e?

O projeto NF3e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.

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Acessibilidade e inclusão são prioridades da Suzano

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Na Unidade Aracruz, acessibilidade e inclusão já são uma realidade. A empresa está com vagas abertas para PcDs nas áreas operacionais

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto, tem direcionado esforços para tornar o seu ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e acessível, proporcionando oportunidades e garantindo a equidade para todos os colaboradores(as).

João Armando Vergna Morelato, Analista de Manutenção da empresa em Aracruz, conta que o investimento em acessibilidade aumenta o sentimento de pertencimento. “É perceptível a evolução na acessibilidade que a fábrica vem implementando, para todos os tipos de deficiência. Esse movimento nos faz sentir mais pertencentes, afinal, todos somos iguais, com deficiência ou sem”, conta o profissional, que tem cegueira no olho esquerdo.

As melhorias relacionadas à acessibilidade estão avançando. Entre as principais realizações estão as adequações nas portarias, prédios administrativos, ambulatório, e a inclusão de alarmes audiovisuais. “A Suzano continua focada em intervenções e reformas necessárias nas áreas comuns para tornar suas operações completamente acessíveis e inclusivas”, afirma Joyce Rocha, gerente de Gente & Gestão da empresa em Aracruz.

Além das adaptações físicas, a cultura corporativa também reflete os valores de diversidade e inclusão priorizados pela empresa. “A Suzano vem capacitando seus funcionários e, este ano, fui um dos escolhidos para fazer um treinamento de primeira liderança”, compartilha o soldador Maurity Aurelio Viana. O colaborador tem limitação de movimento no tornozelo direito e está sendo desenvolvido para ocupar, futuramente, uma posição de liderança na empresa. “Isso mostra o quanto a Suzano está engajada em preparar seus colaboradores, independentemente de suas limitações”, finaliza.

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Em âmbito corporativo, a empresa encerrou o ano de 2022 com 62,7% de áreas acessíveis em suas instalações no Brasil, representando um avanço significativo em relação a 2020 (39,2%). Mas, apesar de contar com estrutura adequada e oferecer treinamentos que tornam os novos colaboradores aptos a exercerem as suas funções, a Suzano enfrenta desafios para preencher as vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) em seus processos seletivos.

Atualmente, a empresa oferece oportunidades para PcDs nas áreas operacionais, para os cargos de Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção I; Técnico de Manutenção Elétrica III; Analista de Manutenção Júnior e Analista de Manutenção Pleno. Os interessados devem se candidatar pelo https://suzano.gupy.io/. A página também mostra os requisitos para participar de cada seleção.

“Entendemos que nem todos possuem as mesmas oportunidades e/ou qualificação profissional, e isso se agrava quando pensamos em pessoas que têm alguma deficiência. A Suzano acredita que a educação é o ponto de partida para qualquer transformação. Por isso, realiza alguns projetos de capacitação e desenvolvimento da população das regiões onde atua”, explica Joyce, acrescentando que a meta da empresa é chegar a 100% de acessibilidade até 2025, em um ambiente inclusivo e livre de preconceitos.

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Uma das iniciativas que a empresa desenvolve com essa finalidade é o Programa Somar, que visa capacitar e desenvolver pessoas com deficiência. Além da capacitação, o objetivo do programa é possibilitar a participação dos inscritos em futuros processos seletivos da empresa, conforme disponibilidade de vagas. “Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Cada pessoa é um mundo de possibilidades”, encerra Joyce.

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