conecte-se conosco


Cidades

Aderes oferece linha de crédito para profissionais que desejam empreender

Publicado

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), está oferecendo uma linha de crédito para empreendedores: o Acreditar ES. Trata-se de um crédito para profissionais que concluíram cursos de qualificação profissional pelo Governo do Estado, dentre eles o Programa Qualificar.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, ressalta que o Programa Acreditar ES tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a economia criativa. “Além de tudo, contribui para a ampliação do mercado, fazendo com que novos negócios sejam criados”, diz.

Ao solicitar o crédito, o interessado poderá escolher entre duas modalidades que o Programa Acreditar ES oferece: o crédito para capital de giro, para financiar a continuidade das operações do empreendimento, com limite de R$ 1,5 mil e prazo até 24 meses para pagamento; ou o crédito de investimento fixo, para financiar máquinas e equipamentos diversos, com limite até R$ 3 mil e com prazo até 30 meses para pagar.

Leia mais:  Vila Velha mantém dianteira na geração de empregos no Espírito Santo

Alberto Gavini explica que, para ter acesso ao benefício, o aluno deve apresentar um plano de negócios e alerta que o uso do crédito não deve ser usado para o pagamento de dívidas pessoais. Ele destaca ainda a finalidade do projeto. 

“Depois de selecionados, os interessados devem utilizar o microcrédito exclusivamente para produção e condições operacionais do empreendimento. Além disso, toda metodologia é baseada no relacionamento direto dos micro e pequenos empreendedores com o agente de Crédito do município. Após a liberação do crédito pelo Banco do Espírito Santo (Banestes), o agente de Crédito passa a acompanhar o empreendedor na aplicação e orientação de financiamento”, destaca Gavini.

publicidade

Cidades

Prefeitura inicia programa de recuperação de áreas degradadas em Jaguaré

Publicado

Prefeitura de Jaguaré vai doar mil mudas de espécies nativas para vinte produtores rurais; entre os critérios, produtores devem estar em dia com o Cadastro Ambiental Rural; objetivo é a recuperação ecológica e a promoção de práticas sustentáveis na área rural do município

A Prefeitura de Jaguaré lançou nesta segunda-feira, 19, o Edital de Seleção de Produtores Rurais para Doação de Mudas de Árvores Nativas. O edital faz parte do Programa Municipal de Revegetação de Áreas Degradadas – Jaguaré + Verde, organizado pelas secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e é voltado para os produtores de Jaguaré. A iniciativa quer selecionar 20 produtores rurais para receber, de forma gratuita, 50 mudas de espécies nativas da região.

Inscrições

O objetivo é a restauração da vegetação nativa em áreas impactadas e promover a conservação das espécies, além de incentivar práticas sustentáveis na zona rural. O período de inscrição será do dia 21/05 ao dia 30/05 através de formulário online que será disponibilizado nas redes sociais e no site da Prefeitura de Jaguaré. Cada produtor selecionado vai receber 50 mudas de árvores nativas de espécies adequadas à região, além de orientações técnicas básicas para o plantio e manejo das mudas.

Leia mais:  Prefeitura de Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora

Para participar, os produtores devem atender aos critérios constantes no Edital, que podem ser consultados AQUI, entre eles, estar em dia com o Cadastro Ambiental Rural – CAR. O resultado será divulgado no dia 18/07 nos canais oficiais da Prefeitura de Jaguaré. As mudas, que serão entregues em data e local a serem definidos, são de espécies típicas da região, como jequitibá-rosa, braúnas, angicos, bicuíbas, sapucaias, imbiribas, imbiremas, gonçalo-alves, jataípebas, copaíbas, palmeiras, bromélias, entre outras.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jordano Sossai, destaca as vantagens da restauração ecológica, com a iniciativa. “Incentivamos o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas por meio da distribuição gratuita de mudas de espécies nativas da nossa região. Participando, os produtores além de contribuir para a preservação ambiental, ainda são beneficiados com a melhoria da qualidade do solo e da água, e com o fortalecimento da sustentabilidade da sua propriedade”, afirmou Jordano.

Investimento no futuro

O projeto Jaguaré + Verde é considerado de grande importância para o município, em especial para os produtores rurais, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Yara Ferraço. “O projeto contribui para a recuperação das áreas degradadas, melhora a qualidade do solo e da água, além de preservar a biodiversidade local. Ao envolver os agricultores, promovemos práticas sustentáveis que garantem uma produção mais equilibrada e responsável. Cuidar do solo e reflorestar hoje é investir em um futuro melhor para as próximas gerações”, ressaltou a secretária.

Leia mais:  Detran|ES oferece serviço de Indicação de Condutor on-line

Continue lendo

Cidades

Colatina sedia Encontro Regional de Educação com participação de 10 municípios

Publicado

Colatina foi sede de um importante encontro regional promovido pelo Núcleo Pedagógico de Apoio à Alfabetização (NUPAES), em parceria com o Programa PAES e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento reuniu representantes de 10 municípios da região no auditório do Centro de Ciências, na última sexta-feira, dia 16/05.

A programação faz parte das ações do RENALFA – Rede Nacional de Articulação de Formadores da Alfabetização – que visa fortalecer as políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa, por meio da formação de educadores e da colaboração entre União, Estado e municípios.

Durante o encontro, gestores, coordenadores pedagógicos e formadores locais discutiram estratégias para garantir o direito de aprender a ler e escrever até o final do 2º ano do ensino fundamental, como estabelece o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A programação começou com uma apresentação cultural de Cacá e Renam e também teve participação especial dos estudantes da EMEF Ferruccio Forrechi. A manhã seguiu com desafios matemáticos interativos, café da manhã e uma formação com o tema “Todas as coisas do mundo: PAES e RENALFA”.

Leia mais:  Em um mês, 43 mil capixabas saíram do vermelho

A secretária municipal de Educação de Colatina, Maricelis Caetano, destacou a importância da articulação regional. “Esse é um momento de união de forças, de troca de experiências e de fortalecimento da nossa rede de ensino. A alfabetização é a base de toda trajetória escolar e merece toda nossa atenção”, afirmou.

Além de promover formação continuada, o encontro serviu para acompanhar os avanços do PAES e alinhar novas estratégias de cooperação entre as redes municipais da região.

Fotos: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana