conecte-se conosco


Política e Governo

Adiamento do IPVA e adicional de servidores são prioridades de Enivaldo

Publicado

Aguardando a convocação da sessão virtual da Assembleia Legislativa para votar as propostas de iniciativa dos parlamentares, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) definiu as suas prioridades para a votação: o Projeto de Lei 208/2020, que adia e parcela a cobrança de IPVA, e a indicação ao Executivo de pagamento de 40% de adicional aos servidores da saúde diretamente envolvidos com o enfrentamento do novo coronavírus.

Enivaldo indicou ao governador Renato Casagrande um PL adequando a Lei Ordinária 3.770/1985, que dispõe sobre o pagamento de gratificação a servidores em situações de risco à vida ou de trabalho insalubre.

“Já atingimos a transmissão comunitária e vários profissionais de saúde estão comprovadamente contaminados, alguns até internados. Atividades em diversas áreas foram interrompidas e, aos servidores lotados nas Unidades de Saúde do Estado, deve ser assegurada a gratificação de 40%, uma vez que estão expostos e na linha de frente da manutenção dos serviços essenciais”, disse Enivaldo.

IPVA

No que concerne ao PL 208/2020, o deputado Enivaldo dos Anjos quer que o início do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos) seja adiado para julho, com parcelamento em até seis vezes.

A proposta decorre das paralisações motivadas pela pandemia da COVID-19 e faz parte de um pacote de proposições de Enivaldo dos Anjos para mitigar os impactos econômicos ao contribuinte capixaba.

Leia mais:  Prodest desenvolve sistema para Iases acompanhar jornada socioeducativa de jovens e adolescentes

Com uma média de 2 milhões de veículos no Estado, o Espírito Santo costuma arrecadar mais de R$ 200 milhões apenas com o IPVA a cada ano. Em 2020, mesmo com a proposta sendo aprovada e entrando em vigor, esse volume de recursos não seria diferente e apenas facilitaria ao cidadão contribuir para a regularidade do tributo.

“A matéria visa preservar a receita anual do Estado, tendo em vista o parcelamento proposto não ultrapassar o presente exercício financeiro, bem como colabora para a diminuição da inadimplência, considerando que o aumento do número de parcelas pode, de certa forma, facilitar o pagamento do imposto”, explicou Enivaldo na justificativa apresentada em seu projeto.

Além da flexibilização do pagamento de tributos ao contribuinte, o deputado vem propondo uma série de medidas que, se adotadas pelo Governo do Estado, podem colaborar para a saúde financeira das famílias e resguardar a segurança das pessoas durante a quarentena.

Veja algumas outras propostas de Enivaldo:

Suspensão dos Pedágios – Enivaldo dos Anjos cobrou que as praças de pedágio suspendam as cobranças durante o período de enfrentamento do coronavírus. “Quem está circulando está envolvido com os serviços essenciais, especialmente na área de saúde. Ou seja, a Rodosol e a Eco-101 estão cobrando pedágio para esse pessoal trabalhar. Não apenas o pessoal da saúde e segurança, mas também de caminhoneiros que não param para garantir o abastecimento do Brasil”, disse Enivaldo.

Leia mais:  Coronavírus: Estado realiza capacitação virtual para instituições de acolhimento a idosos

Redução de Juros no Cartão e Cheque Especial – Diante da situação em que muitos se encontram sem ter como arrecadar para cobrir as dívidas correntes, Enivaldo propôs ao governador Renato Casagrande uma intervenção direta para salvar ao menos correntistas das instituições financeiras controladas pelo Estado.

E conseguiu: o Banestes suspendeu a cobrança de juros sobre contas de serviços cobradas pela instituição bem como os juros do cheque especial Banestes.

Redução parcial e temporária de mensalidades – De maneira responsável e bem avaliada, o deputado propôs que seja estendido a todas as instituições de ensino, desde jardins de infância até cursos posteriores à graduação, a redução de 40% no valor das mensalidades enquanto durar o plano de contingência da Secretaria de Saúde.

Movimento neste sentido foi iniciado por estudantes de Medicina de entidades particulares. “A redução de 40% visam a conciliar a manutenção das instituições e o alívio nas despesas domésticas de seus alunos e suas famílias”, justifica-se Enivaldo.

publicidade

Política e Governo

João Coser vai disputar presidência do PT no ES

Publicado

Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha

O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.

Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.

Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.

Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.

João Coser e Iriny Lopes
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser

A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:

Leia mais:  Governador Renato Casagrande participa de reuniões com ministros do Governo Federal

“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.

Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:

“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.

À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.

Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.

Leia mais:  Reunião com delegação da União Europeia no Brasil trata sobre mudanças climáticas

“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.

Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  Reunião com delegação da União Europeia no Brasil trata sobre mudanças climáticas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana