conecte-se conosco


Segurança

Advogados e parentes de presos são alvos de operação contra tráfico e mortes no ES

Publicado

Segundo o Ministério Público, organização criminosa transmitia mensagens ilícitas entre presos e pessoas em liberdade. Justiça decretou 11 prisões preventivas

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou uma operação  nesta quinta-feira (28) contra o tráfico de drogas, aquisição e porte de armas, além de homicídios, e os alvos são familiares de presidiários e advogados.

A “Operação Baeza” foi desencadeada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O Ministério Público informou que, ao todo, 16 pessoas foram denunciadas.

De acordo com o MPES, o grupo criminoso operava de forma estruturada em Viana, utilizando, inclusive, advogados para a transmissão de mensagens ilícitas entre presos e pessoas em liberdade.

As investigações revelaram a prática de crimes como tráfico de entorpecentes, aquisição e posse de armas e munições, além do planejamento e execução de homicídios.

A Justiça decretou a prisão preventiva de 11 réus e aplicou medidas cautelares a outros denunciados, incluindo a proibição de entrar em estabelecimentos do sistema prisional. 

Leia mais:  Operação Piànjú: empresários do ES são presos apontados como líderes de organização criminosa

Na Operação Baeza foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. Quatro investigados permanecem foragidos. O MPES não detalhou quantos dos acusados são advogados.

O processo tramita na 3ª Vara Criminal de Viana. Entre as medidas judiciais adotadas estão a interceptação telefônica, buscas e apreensões.

Dentre os crimes imputados aos acusados, segundo o MPES, estão os de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e delitos relacionados à posse, porte, guarda, manutenção em depósito, fornecimento, empréstimo e emprego de armas de fogo e munições.

A operação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, incluindo a Assessoria Militar do Ministério Público, Diretoria de Inteligência, 13ª Companhia Independente e Batalhão de Missões Especiais (BME).

publicidade

Segurança

Sesp treina forças de segurança para uso do novo sistema de comunicação

Publicado

O sistema de comunicação entre o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as forças de segurança do Espírito Santo foi modernizado e, para que sua operação seja plena, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) ofereceu um curso de qualificação técnica para agentes de segurança pública estaduais que atuam diretamente com o sistema de troncalização de radiocomunicação. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 16 de abril, na Sesp, em Bento Ferreira, Vitória.

Participaram servidores da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto de Atedimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). 

Os participantes foram pontos focais de cada corporação e vão difundir o conhecimento adquirido com os colegas. As instruções foram conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) da Sesp e uma equipe técnica da empresa Motorola, fornecedora dos equipamentos.

Leia mais:  Soldado da FAB atira e mata colega em alojamento militar

O sistema de troncalização da radiocomunicação visa modernizar as comunicações operacionais das agências de Segurança Pública em todo Estado do Espírito Santo, viabilizando uma maior integração operacional entre as forças de segurança pública, maior área de cobertura e a disponibilidade de recursos como GPS, gravação das comunicações e criptografia.  

Esse novo sistema permite integrar as comunicações operacionais em todo território capixaba, de modo que as comunicações poderão ser estabelecidas diretamente do município do interior do Estado com o Ciodes Sul ou Ciodes Metropolitano, dada a complexidade da operação, dando maior celeridade na resposta e permitindo a montagem de um plano de ação mais célere, eficiente e integrado.

No curso, os participantes conheceram diversas aplicações utilizadas para comando e controle das atividades operacionais de comunicação via radiofrequência e os principais recursos do Master Site, infraestrutura responsável pelo controle central das torres de comunicação integradas ao sistema de troncalização.

Continue lendo

Segurança

Após sequestro, homem é morto com mais de 20 tiros na Serra

Publicado

O corpo de um homem de 30 anos foi encontrado em uma plantação de eucaliptos próximo à Avenida Audifax Barcelos, na Serra. A vítima teria sido baleada.

O caso aconteceu no sábado (19). Em depoimento à Polícia Militar, um familiar disse que Dyego Teixeira dos Santos havia sido visto no dia anterior em um bar na Rua Eucalipto. Na ocasião, ele teria sido levado à força por indivíduos armados.

De acordo com a polícia, o familiar encontrou o corpo já sem vida e solicitou o auxílio. A família de Dyego informou aos militares que o homem era usuário de drogas. Eles acreditam que o ataque seria motivado por dívidas com traficantes.

O corpo, segundo as primeiras informações da perícia, foi alvejado com aproximadamente 20 tiros. Os assassinos utilizaram duas armas diferentes, sendo uma pistola calibre .40 e uma 9mm. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Em nota, a polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra. O corpo foi encaminhado para a necropsia no Instituto Médico Legal.

Leia mais:  Coordenador do Gaeco-Sul destaca atuação do MPES contra fraudes em CNH e em exames toxicológicos

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana